back

Devolução de artigo

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

M. V.

Para: FNAC

24/11/2019

No seguimento da minha deslocação, dia 15/11/2019, à loja FNAC do Almada Fórum, com o intuito de devolução/troca de um modelador de cabelo Remington Keratin Protect, comprado no dia 4/11/19 online, como prenda para o aniversário da minha filha (13/11/19), foi-me dito que o produto não podia ser trocado nem devolvido, condições essas expressas nas condições gerais de venda. Após explicar que a minha filha apenas tinha utilizado o produto no dia seguinte ao seu aniversário e que o resultado obtido não correspondia à descrição apresentada pelo produto, a assistente técnica da Fnac que me atendeu, reafirmou que a devolução não podia ser feita e que estas informações estavam expressas nas condições de compra do produto. O argumento apresentado pela assistente FNAC da impossibilidade de troca era de que o produto tinha entrado em contacto com a pele e que em lado nenhum se poderiam trocar produtos nestas condições. Este argumento é falacioso, uma vez que em todas as lojas existe a possibilidade de troca de roupa, chapéus, gorros, meias, electrodomésticos, sapatos, etc, tudo artigos que para serem trocados exigem a sua experimentação. Apresentei uma reclamação em livro próprio mas, após chegar a casa, verifiquei que as indicações fornecidas pela assistente técnica da FNAC não correspondiam à realidade. Após nova consulta da página online do produto, verifiquei que estão apresentados dois separadores, Satisfeito ou reembolsado e Devoluções gratuitas na loja, onde está bem explícita a possibilidade de troca ou devolução do produto. Carregando nesses itens, diz Compraste um artigo na fnac.pt mas mudaste de ideias? Devolve o teu artigo numa loja Fnac à tua escolha nos 30 dias seguintes à receção da tua encomenda. O artigo deverá ser devolvido na embalagem original completa (acessórios, manuais, cabos...), com a factura, e de acordo com a política de trocas e devoluções presente nas CGV. Ora, a falta de transparência da política da loja nas devoluções é gravosa. Por um lado, o cliente é informado que pode fazer a troca/devolução mas por outro lado, alegam uma política de trocas que a contradiz. Ou seja, o cliente ao comprar o produto, é levado a acreditar que o pode trocar se não estiver satisfeito. Desta forma, enviei um mail à Fnac, explicando o sucedido e depois de uma troca de outros tantos mails, recebi uma resposta dizendo efectivamente é indicado a possibilidade de troca/devolução de artigos, porém, e conforme anexos 'de acordo com a política de trocas/devoluções presentes nas CGV' que indicam que o artigo encomendado, após aberto, não é passível de troca ou de devolução excepto em caso de anomalia. Esta incoerência, aceite pela própria empresa, não deixa de ser uma publicidade enganosa e lesa os clientes por falta de transparência.

Mensagens (4)

FNAC

Para: M. V.

24/11/2019

Fnac Apoio ao Cliente[:eu-cdn.inside-graph.com/custom/3-logo.png]Ticket 118794Data24 Nov, 2019Olá reclamacao ,Obrigado pelo contacto. Relativamente ao assunto apresentado criámos o Ticket 118794, que servirá para o seguimento da situação.Voltaremos ao contacto com a maior brevidade possível.Até breve na Fnac!A Equipa de Apoio ao Cliente[:eu-cdn.inside-graph.com/images/1x1.gif]You [s:www.deco.proteste.pt/reclamar/condicoes-de-utilizacao] Condições gerais [s:www.deco.proteste.pt/info/institucionalolitica-de-privacidade-e-condicoes-gerais]24 Nov, 17:01Delivered as a service from FNAC using INSIDE ® by Powerfrontâ„¢ID-06NUV92WJ8[s:eu-live.inside-graph.comackingpixel'key=PGU52ODM3IEOG91L]Ce message et toutes les pièces jointes qu'il contient sont uniquement destinés aux personnes auxquelles ils sont adressés et sont strictement confidentiels. A moins qu'il en ait été explicitement convenu autrement, son contenu ne reflète que la pensée personnelle de son auteur et ne saurait donc représenter la vision officielle de l'Entreprise. Si vous avez reçu ce message par erreur, nous vous remercions de bien vouloir en informer l'expéditeur immédiatement par retour d'email et supprimer définitivement le message de vos répertoires. Toute utilisation de ce message non conforme à sa destination, toute diffusion ou toute publication, totale ou partielle, est interdite, sauf autorisation expresse. L'internet ne permettant pas d'assurer l'intégrité de ce message, l'Entreprise décline toute responsabilité au titre de ce message, dans l'hypothèse où il aurait été modifié.This message including any attachments is confidential and intended solely for the addressees. Unless explicitly mentioned, its content reflects only the personal thoughts of the author, and therefore cannot represent the official view of the Company. If received by error, please inform immediately the sender by return e-mail and delete definitely the message from any and all directories. Any use, dissemination or disclosure not in conformity with the intended purposes is strictly prohibited. The integrity of messages via Internet cannot be guaranteed and the Company accepts no liability for any changes which may occur.

FNAC

Para: M. V.

24/11/2019

Fnac Apoio ao Cliente[:eu-cdn.inside-graph.com/custom/3-logo.png]Ticket 118794Data24 Nov, 2019[:eu-cdn.inside-graph.com/images/1x1.gif][:eu-cdn.inside-graph.com/custom/3-fnac-operator-avatar2.png]Ana RussoOlá Maria do Rosário Dias,Obrigado pelo contacto.No seguimento do email rececionado, informamos que deverá efectuar a sua exposição para o seguinte email: recepcao.amoreiras@fnac.pt.Esperamos continuar a merecer a sua preferencia e estamos ao dispor para qualquer esclarecimento que entenda como necessário.Obrigado e até breve na Fnac!Equipa de Apoio ao Cliente[s:eu-cdn.inside-graph.com/custom/3-fnac2.png]A equipa de Apoio ao Cliente Fnac encontra-se ao dispor para qualquer esclarecimento, todos os dias, das 9h às 23h, através do número 707 31 34 35 (Chamada de Custo Controlado Rede Fixa: 0,123Eur/min IVA incluído Rede Móvel: 0,308Eur/min IVA incluído) ou em resposta a este email.Regards,Ana Russo24 Nov, 18:48[:eu-cdn.inside-graph.com/images/1x1.gif]You [s:www.deco.proteste.pt/reclamar/condicoes-de-utilizacao] Condições gerais [s:www.deco.proteste.pt/info/institucionalolitica-de-privacidade-e-condicoes-gerais]24 Nov, 17:01Delivered as a service from FNAC using INSIDE ® by Powerfrontâ„¢ID-06NUV92WJ8[s:eu-live.inside-graph.comackingpixel'key=26U8W3XMMINDYJ14]Ce message et toutes les pièces jointes qu'il contient sont uniquement destinés aux personnes auxquelles ils sont adressés et sont strictement confidentiels. A moins qu'il en ait été explicitement convenu autrement, son contenu ne reflète que la pensée personnelle de son auteur et ne saurait donc représenter la vision officielle de l'Entreprise. Si vous avez reçu ce message par erreur, nous vous remercions de bien vouloir en informer l'expéditeur immédiatement par retour d'email et supprimer définitivement le message de vos répertoires. Toute utilisation de ce message non conforme à sa destination, toute diffusion ou toute publication, totale ou partielle, est interdite, sauf autorisation expresse. L'internet ne permettant pas d'assurer l'intégrité de ce message, l'Entreprise décline toute responsabilité au titre de ce message, dans l'hypothèse où il aurait été modifié.This message including any attachments is confidential and intended solely for the addressees. Unless explicitly mentioned, its content reflects only the personal thoughts of the author, and therefore cannot represent the official view of the Company. If received by error, please inform immediately the sender by return e-mail and delete definitely the message from any and all directories. Any use, dissemination or disclosure not in conformity with the intended purposes is strictly prohibited. The integrity of messages via Internet cannot be guaranteed and the Company accepts no liability for any changes which may occur.

M. V.

Para: FNAC

24/11/2019

Ap&#243s receber uma resposta indicando que deveria efectuar a minha exposi&#231&#227o para o email: recepcao.amoreiras@fnac.pt., transcrevo o email enviado:&#160No seguimento da minha desloca&#231&#227o, dia 15/11/2019, &#224 loja FNAC do Almada F&#243rum, com o intuito de devolu&#231&#227o/troca de um modelador de cabelo Remington Keratin Protect, comprado no dia 4/11/19 online, como prenda para o anivers&#225rio da minha filha (13/11/19), foi-me dito que o produto n&#227o podia ser trocado nem devolvido, condi&#231&#245es essas expressas nas condi&#231&#245es gerais de venda. Ap&#243s explicar que a minha filha apenas tinha utilizado o produto no dia seguinte ao seu anivers&#225rio e que o resultado obtido n&#227o correspondia &#224 descri&#231&#227o apresentada pelo produto, a assistente t&#233cnica da Fnac que me atendeu, reafirmou que a devolu&#231&#227o n&#227o podia ser feita e que estas informa&#231&#245es estavam expressas nas condi&#231&#245es de compra do produto. O argumento apresentado pela assistente FNAC da impossibilidade de troca era de que o produto tinha entrado em contacto com a pele e que em lado nenhum se poderiam trocar produtos nestas condi&#231&#245es. Este argumento &#233 falacioso, uma vez que em todas as lojas existe a possibilidade de troca de roupa, chap&#233us, gorros, meias, electrodom&#233sticos, sapatos, etc, tudo artigos que para serem trocados exigem a sua experimenta&#231&#227o. Apresentei uma reclama&#231&#227o em livro pr&#243prio mas, ap&#243s chegar a casa, verifiquei que as indica&#231&#245es fornecidas pela assistente t&#233cnica da FNAC n&#227o correspondiam &#224 realidade. Ap&#243s nova consulta da p&#225gina online do produto, verifiquei que est&#227o apresentados dois separadores, &quotSatisfeito ou reembolsado&quot e &quotDevolu&#231&#245es gratuitas na loja&quot, onde est&#225 bem expl&#237cita a possibilidade de troca ou devolu&#231&#227o do produto. Carregando nesses itens, diz &quot Compraste um artigo na fnac.pt mas mudaste de ideias? Devolve o teu artigo numa loja Fnac &#224 tua escolha nos 30 dias seguintes &#224 rece&#231&#227o da tua encomenda. O artigo dever&#225 ser devolvido na embalagem original completa (acess&#243rios, manuais, cabos...), com a factura, e de acordo com a pol&#237tica de trocas e devolu&#231&#245es presente nas CGV.&quot Ora, a falta de transpar&#234ncia da pol&#237tica da loja nas devolu&#231&#245es &#233 gravosa. Por um lado, o cliente &#233 informado que pode fazer a troca/devolu&#231&#227o mas por outro lado, alegam uma pol&#237tica de trocas que a contradiz. Ou seja, o cliente ao comprar o produto, &#233 levado a acreditar que o pode trocar se n&#227o estiver satisfeito. Desta forma, enviei um mail &#224 Fnac, explicando o sucedido e depois de uma troca de outros tantos mails, recebi uma resposta dizendo &quotefectivamente &#233 indicado a possibilidade de troca/devolu&#231&#227o de artigos, por&#233m, e conforme anexos &#39de acordo com a pol&#237tica de trocas/devolu&#231&#245es presentes nas CGV&#39 que indicam que o artigo encomendado, ap&#243s aberto, n&#227o &#233 pass&#237vel de troca ou de devolu&#231&#227o excepto em caso de anomalia&quot. Esta incoer&#234ncia, aceite pela pr&#243pria empresa, n&#227o deixa de ser uma &quotpublicidade&quot enganosa e lesa os clientes por falta de transpar&#234ncia.&#160 Ap&#243s v&#225rias trocas de mails com a Fnac- apoio ao cliente e tendo recebido sempre a mesma resposta reiterando a informa&#231&#227o prestada, resolvi apresentar a minha reclama&#231&#227o pela DECO. Esperando poder continuar a considerar a FNAC como uma empresa s&#233ria e interessada na satisfa&#231&#227o dos clientes,&#160AtentamenteMaria do Ros&#225rio Dias

FNAC

Para: M. V.

24/11/2019

Fnac Apoio ao Cliente[:eu-cdn.inside-graph.com/custom/3-logo.png]Ticket 118807Data24 Nov, 2019Olá reclamacao ,Obrigado pelo contacto. Relativamente ao assunto apresentado criámos o Ticket 118807, que servirá para o seguimento da situação.Voltaremos ao contacto com a maior brevidade possível.Até breve na Fnac!A Equipa de Apoio ao Cliente[:eu-cdn.inside-graph.com/images/1x1.gif]YouMARIA DO ROSARIO DE JESUS VIEGAS DIAS [s:www.deco.proteste.pt/reclamar/condicoes-de-utilizacao] Condições gerais [s:www.deco.proteste.pt/info/institucionalolitica-de-privacidade-e-condicoes-gerais]24 Nov, 19:21Delivered as a service from FNAC using INSIDE ® by Powerfrontâ„¢ID-0MXUYJX9G9[s:eu-live.inside-graph.comackingpixel'key=87UOPMEXXBR7WJXJ]Ce message et toutes les pièces jointes qu'il contient sont uniquement destinés aux personnes auxquelles ils sont adressés et sont strictement confidentiels. A moins qu'il en ait été explicitement convenu autrement, son contenu ne reflète que la pensée personnelle de son auteur et ne saurait donc représenter la vision officielle de l'Entreprise. Si vous avez reçu ce message par erreur, nous vous remercions de bien vouloir en informer l'expéditeur immédiatement par retour d'email et supprimer définitivement le message de vos répertoires. Toute utilisation de ce message non conforme à sa destination, toute diffusion ou toute publication, totale ou partielle, est interdite, sauf autorisation expresse. L'internet ne permettant pas d'assurer l'intégrité de ce message, l'Entreprise décline toute responsabilité au titre de ce message, dans l'hypothèse où il aurait été modifié.This message including any attachments is confidential and intended solely for the addressees. Unless explicitly mentioned, its content reflects only the personal thoughts of the author, and therefore cannot represent the official view of the Company. If received by error, please inform immediately the sender by return e-mail and delete definitely the message from any and all directories. Any use, dissemination or disclosure not in conformity with the intended purposes is strictly prohibited. The integrity of messages via Internet cannot be guaranteed and the Company accepts no liability for any changes which may occur.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.