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Desalfandegamento de objeto

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

T. M.

Para: Autoridade Tributária e Aduaneira

13/11/2019

Assunto: Desalfandegamento de objetoVenho por este meio apresentar reclamação relativamente ao processo de desalfandegamento de um objeto.O objeto chegou a Portugal a 23/08/2019, foi-me enviado AD a solicitar entrega de documentação.Nº de origem RR041232021BR, Nº local 1491285.Entreguei declaração de valor, conforme solicitado, no entanto e uma vez que se trata de uma oferta entre particulares não possuo nenhuma fatura.Já me foi solicitado documentação três vezes e em todas as vezes referi que se trata de uma oferta.A 30/08/2019 submeti novamente os documentos que solicitaram e no dia 11/09/2019 recebi novamente uma notificação a informar que após análise do processo verificou-se que existe documentos em falta, nomeadamente a fatura. Voltei a referir ontem dia 11/09/2019 que foi uma oferta entre particulares e não tenho nenhuma fatura porque não existe. Contactei o nº de apoio 707262626 aexplicar esta situação no entanto quem estava do outro lado da linha apenas me informou que deveria voltar a escrever que se trata de uma oferta e que teria de aguardar. Não fui esclarecida acerca de quanto tempo mais irá demorar para esta situação ficar resolvida, nem o que preciso defazer. O objeto já se encontra em Portugal desde o dia 23/08/2019, sei que me irá ser cobrada uma taxa por estar no armazém, no entanto eu não tenho culpa do tempo que os funcionários demoram a analisar a documentação, assim que recebo as notificações a solicitar algum documento envio na hora. Existe também a possibilidade do objeto ser devolvido ao remetente caso termine o prazo de desalfandegamento.Estive cerca de 11 dias à espera que analisassem a última documentação e voltaram a solicitar um documento que já havia referido que não tenho.Já questionei através de email e via telefone o que preciso mais fazer para conseguir desalfandegar o objeto e a resposta que obtenho é que tenho de aguardar. Aguardar o que? Toda esta demora não é culpa minha e quem está a sair prejudicada sou eu, pois vou ter de pagar a taxa do armazém e corro o risco do objeto ser devolvido.Nem sequer me sabem informar se me deslocar pessoalmente ao balcão me irão dar o objeto. Eu moro a mais de 200km, não vou fazer uma viagem e ter custos sem saber se consigo resolver esta situação.Relativamente aos CTT, estes referem que a demora se deve ao facto de ser a autoridade tributária a solicitar a documentação. Fico a aguardar por uma resposta e mais importante que isso, por uma resolução desta situação para que o objeto me seja entregue. Obrigado

Mensagens (5)

Autoridade Tributária e Aduaneira

Para: T. M.

12/09/2019

DATA NOT AVAILABLE

T. M.

Para: Autoridade Tributária e Aduaneira

12/09/2019

DATA NOT AVAILABLE

Autoridade Tributária e Aduaneira

Para: T. M.

12/09/2019

DATA NOT AVAILABLE

T. M.

Para: Autoridade Tributária e Aduaneira

13/11/2019

Obrigada pela sua resposta, que em nada me ajudou.Tive de dirigir-me pessoalmente à alfândega após fazer mais de 200km para resolver a situação.

Autoridade Tributária e Aduaneira

Para: T. M.

13/11/2019

Exmo(a). Sr.(a). Telma Maroto,Relativamente ao exposto, que mereceu a nossa melhor atenção, depreende-se que a questão levantada se relaciona com dúvidas sobre a correcção da declaração aduaneira face aos documentos que enviou para os CTT – Correios de Portugal, S.A..Esclarece-se que a declaração 2019PT00023664614650, de 2019-09-18, foi submetida pelos CTT – Correios de Portugal, S.A. aos sistemas da Alfândega, e que como tal os CTT foram o declarante (cfr. casa 14 conjugada com a casa 54), e submeteram a referida declaração com base nos documentos que lhes forneceu, que apenas estão na posse dos CTT – Correios de Portugal, S.A..Note-se que o declarante, enquanto pessoa que entrega uma declaração aduaneira, é responsável pela exactidão e carácter exaustivo das informações constantes na declaração, assim como pela autenticidade, exactidão e validade de qualquer documento de suporte da declaração, notificação ou pedido, de acordo com o artigo 15.º do Regulamento (UE) n.º 952/2013 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 9 de Outubro de 2013, que aprova o Código Aduaneiro da União (CAU).A declaração correu pelos sistemas da AT, tendo obtido autorização de saída sem que tivesse sido seleccionada para controlo, pelo que foi considerada conforme.Assim, considerando que:· Os CTT – Correios de Portugal, S.A., enquanto declarantes, são responsáveis pela exactidão da declaração· Os documentos de suporte à declaração estão na posse dos CTT – Correios de Portugal, S.A., e não da Alfândega· O declarante será a pessoa mais qualificada para lhe prestar esclarecimentos sobre a forma como a declaração foi processada· O declarante será a pessoa mais qualificada para aferir, com base nas suas indicações, se houve alguma inexactidão na declaração· A declaração foi enviada por via electrónica e, como tal, no caso de se concluir que existiu de facto alguma inexactidão na mesma, qualquer correcção deverá também ser despoletada pelo declarante, pela mesma via (electrónica).Conclui-se que deverá contactar o declarante (CTT – Correios de Portugal, S.A.), de modo a obter esclarecimentos sobre o modo como o mesmo processou a declaração e a eventualmente promover a tentativa de corrigir a declaração, através de via electrónica/informática. Existindo um pedido nesse sentido, será analisado pela Alfândega, que dará uma resposta pela mesma via.Com os melhores cumprimentos,Rui DominguesAlfândega Aeroporto Lisboa - Delegação das Encomendas PostaisAv. Marechal Gomes da Costa, nº 13 - 1849-001 LisboaGeral: (+351) 213 948 120 - Fax: (+351) 218 371 433CAT - Centro de atendimento telefónico - (+351) 217 206 707E-mail: aalisboa-ep@at.gov.pt Visite-nos em www.portaldasfinancas.gov.pt[Autoridade Tributária e Aduaneira] Condições gerais


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