Exmos. Senhores,
Venho por este meio reclamar de um depósito realizado no dia 23 de novembro entre as 8h15 e as 8h20 no valor entre os 360 e os 400 euros em notas de 20 euros (entre 18 a 20 notas) na caixa VTM com o número 0035/0557/91 da agência 0557 da CGD nos Olivais, na minha conta com o número 000936039326400, depois de colocar as notas no recipiente próprio, a máquina emitiu um ruído estranho e informou no ecrã que não conseguia realizar o depósito, nem podia devolver as notas, tendo estas ficado retidas e estranhamente, não emitiu qualquer talão sobre o erro que a impediu de contabilizar as notas e de realizar o depósito. Às 8h23 liguei para a linha 707242424 de apoio ao cliente da CGD, tendo estado 15 minutos e 56 segundos ao telefone para ser informado pela colaboradora que teria de aguardar cerca de dois dias úteis (48h00m) para verificar a contabilização e o depósito do dinheiro na conta acima mencionada. Caso tal não acontecesse, teria que me dirigir ao balcão da respetiva agência da CGD (0557) dar conta do sucedido e pedir para que se realizasse uma verificação da caixa VTM. O valor desta chamada foi de 2,55€.
No dia 26 de novembro liguei às 9h03 para o número 218543000 da agência onde realizei o depósito e fui atendido pela subgerente que me informou de que iria verificar o erro e que naturalmente, o mesmo seria resolvido. No mesmo dia, por volta das 12h30 fui à agência e falei novamente com a subgerente, a qual informou-me que estava a aguardar para que se "fizesse a máquina" e que posteriormente me telefonaria dando conta da regularização do depósito.
Como não obtive resposta, no dia 3 de dezembro às 6h50 enviei uma mensagem escrita através do espaço cliente no site da CGD, informando novamente da situação. Recebi um e-mail automático a informar-me que a mensagem tinha sido enviada com sucesso e para ficar atento à minha caixa de correio eletrónico, pois estavam a preparar a resposta a o meu pedido de informação que enviariam em breve. Continuo a aguardar pela resposta.
No dia 4 de dezembro liguei 7 vezes entre as 8h17 e as 8h22 para o número 218543000 para pedir uma explicação pela demora da resolução do caso. Às 13h00 dirigi-me ao balcão da agência para reportar a situação ao gerente e formalizar um pedido para a resolução por escrito.
Quando narrei os factos ao gerente da agência, ele informou-me que as caixas VTM são supervisionadas todos os dias e que esta situação já deveria ter sido vista. Chamou então a subgerente, a qual informou que tinha sido detetado um “log” com um erro no dia 23 de novembro, entre as 8h15 e as 8h20, mas que o mesmo não tinha nenhum valor associado. Pedi então para que procedessem à averiguação correta da contabilidade da máquina e que o valor por mim depositado naturalmente teria de aparecer, pois a máquina ficara com ele, tendo apenas emitido uma informação escrita no monitor que iria reter as notas, não tendo emitido nenhum talão do erro ocorrido. Também as câmaras de vigilância poderiam identificar-me nesse local a realizar o respetivo depósito. O gerente confirmou que eu tinha procedido a um pagamento na caixa ao lado, no dia e no período acima indicados e informou-me que as máquinas VTM fazem recirculação dos depósitos e que não possuem um espaço para a retenção das notas e das moedas que são depositados e retidos, sendo desta forma muito difícil a verificação dos erros ocorridos pela máquina.
Dada esta explicação, considero que significa um grande perigo para todos os clientes da CGD, pois, o que me aconteceu pode acontecer em todas as agências que possuem as máquinas VTM, as quais são consideradas de altíssima segurança. Pergunto com toda a propriedade para quem é que elas são seguras? Pois, como cliente da CGD, sinto-me lesado, o que me confere total insegurança em depositar qualquer valor nestas máquinas, caso esta situação não seja resolvida o mais célere possível.
O gerente apresentou-me um documento com a referência ICGDPT0099_20200129 para o pedido por escrito da regularização do depósito efetuado, mas não contabilizado pela caixa VTM. A subgerente também informou que já tinha pedido as imagens das câmaras de vigilância para averiguar os factos e que entraria brevemente em contacto telefónico para me informar dos procedimentos realizados. Continuo a aguardar por esse contacto.
Face aos factos expostos acima mencionados e dado que até agora não houve contacto algum da vossa parte, como tinha sido combinado pela subgerente, venho assim reclamar pela regularização do depósito realizado no dia 23 novembro de 2024 e que a máquina VTM reteve, sem ter emitido qualquer talão, um erro ao qual sou absolutamente alheio, mas cuja responsabilidade é inteiramente da CGD, a qual disponibiliza aos seus clientes máquinas que podem causar graves dolos nas contas e nas poupanças dos seus clientes.
Não tendo nunca obtido qualquer contacto da Caixa Geral de Depósitos em questão, apresentei uma reclamação no Livro de Reclamações Electrónico com o número do pedido ROR00000000045177495 no dia 26 de dezembro de 2024 pelas 17 horas e 49 minutos e da qual também não obtive qualquer resposta ou contacto, tendo já sido ultrapassado o prazo legal estabelecido para ter uma resposta à reclamação apresentada.
Cordialmente,
Paulo Miguel Fregêdo