back

Depósito de caução não devolvido – Rua 1º de Maio, nº 146, 2º Dto., Lisboa

Em curso Pública

Problema identificado:

Problemas de entrega

Reclamação

D. B.

Para: BEM Estate Management

14/08/2025

Exmos. Senhores, Venho, por este meio, apresentar uma reclamação relativa à não devolução do depósito de segurança referente ao quarto 1 do imóvel sito na Rua 1º de Maio, nº 146, 2º Dto., Lisboa. O meu contrato terminou no dia 15 de março de 2025, e de acordo com a política do proprietário, o depósito deveria ter sido devolvido em 90 a 120 dias. No entanto, já se passaram mais de 150 dias, sem que qualquer justificativa plausível ou comunicação formal tenha sido apresentada. Após o envio de um primeiro contacto, a Berens Estate Management respondeu alegando atrasos administrativos, mas posteriormente enviou-me faturas e cobranças excessivas e injustificadas, às quais respondi detalhadamente: Enviei cálculos de despesas individuais referentes a água, eletricidade, gás e internet, considerando o número real de ocupantes do apartamento em cada mês. O total indevidamente cobrado a meu cargo foi de €65,49. Juntei prova de que a mesa de cabeceira já se encontrava danificada à data da minha entrada, invalidando qualquer cobrança adicional. Contestei custos de limpeza, pois dediquei várias horas à limpeza do quarto e não houve qualquer comunicação de problemas durante os 144 dias seguintes à minha saída. Com base nestes elementos, o valor a ser devolvido deveria ser de €184,51. Enviei toda a documentação necessária e solicitei a devolução do depósito até 16 de agosto de 2025, sem que tivesse recebido qualquer resposta ou reembolso. Esta situação configura, na minha perspetiva, uma retenção indevida do depósito e um comportamento fraudulento por parte da Berens Estate Management. Solicito, assim, que a entidade competente intervenha para: Garantir a devolução imediata do depósito de segurança, deduzido apenas de despesas devidamente justificadas; Avaliar a conduta da Berens Estate Management perante este atraso e a cobrança indevida. Anexo toda a documentação relevante: Contrato de arrendamento Provas de pagamento do depósito Emails e cálculos detalhados Fotos da mesa de cabeceira danificada Agradeço desde já a atenção e aguardo a resolução célere deste assunto. Com os melhores cumprimentos, Dario

Mensagens (2)

BEM Estate Management

Para: D. B.

21/08/2025

Ref Caso Nº: 13238572 Exmo./a, A Berens Estate Management acusa a receção da reclamação apresentada relativamente à devolução do depósito de segurança do Sr. Dario Bolli, referente ao quarto 1 do imóvel sito na Rua 1º de Maio, nº 146, 2º Dto., Lisboa, bem como da documentação que a acompanhou. Em primeiro lugar, a Berens lamenta os transtornos causados pelo atraso na conclusão deste processo, mas efetivamente existiram divergências entre ambas as partes e foi necessário um período maior para concluir o processo. Relativamente aos pontos levantados, cumpre esclarecer que: As despesas de utilidades foram calculadas segundo o contrato assinado entre as partes e encontram-se corretas; Quanto à mesa de cabeceira, a Berens pediu formalmente prova no início do contrato, algo que não aconteceu. Em boa fé, e não obstante isso, iremos devolver esse valor até 31 de Agosto. No que respeita à limpeza, a empresa salienta que, em termos contratuais, é cobrada a limpeza de saída ao hóspede. Independentemente do estado do imóvel segundo a opinião do hóspede, a verdade é que a nossa equipa foi obrigada a contratar e pagar uma limpeza. Neste sentido, a Berens encontra-se a finalizar a contabilização do depósito de segurança em conformidade com as regras contratuais aplicáveis. A devolução do montante devido será efetuada após essa verificação, através de transferência para o IBAN fornecido. Com os melhores cumprimentos, geral@berens-em.com escreveu (quarta, 20/08/2025 à(s) 11:13): -------- Mensagem original -------- Assunto: Ateração da visibilidade da sua reclamação Data: 2025-08-18 09:07 De: Para: geral@berens-em.com Links: ------ [1] s:u5842222.ct.sendgrid.net/ls/click?upn=u001.l-2FBBRzB-2Fx2UsEd7euRK-2FLVk2j9ohkiQxu51nskKhDT7mxI2kYv9lxyHILYyWJfvElgKI_rT5AVBQ0Dp1nS6cRUnwh-2BfSxjdpDxapYv5YQSrSj31Qbm9Mlsf8JtrJdM3F64-2BLQbF3oY3YdLq0n8kmpEExnRWnbd3MCs3La-2FGIDyKFRNQORuuK0IY36nAPvaazNtjEW8FeisEpZOpdovL2Kda614mZilTKkiJ7YB4nP8y1fFzb5yFKOAp1tSKI32IgVX5WJ39l-2BEaejsxh-2BftAJ1RSkQ2ZCZy6vpYVNOulsK6wBudiXQQrVkRJC-2F2xex3HM8NwrVjs1W-2BZrhAD8qe1CilC-2BxZQW9A6-2Fl7OJ10nLnUzmOhTnsHhA9V8N-2FaZOHSdZEKPyg3CshFJ2WpJ60bwCog-2Bl3sqIRgBk3YghqLtHhES2BLteaVg0GHRtxJqe-2Fn-2BZ5l0P3FFRHyFWbSpR-2BzaA3EBVADgJYOCV6798913FEcHaxWZpmWujobDNOeGoSsw-2Fx3n-2FqO73zemVF5IPERpyyYPT-2BWjZuSXu3KLFViZUBzA-2BkYH1oazCh7zV6g9U3sK078MVxBNai0Ek3iOQL4B-2BHinKSAeMSVlglotgsflJwSWh59ZlDqZ91KNaXqAXA9Ylhmi4fopEvqvtLr5TjZiukqUb1iuvjOGvc2mceG8AnMpwhcNsz4wB1EqBk-2Be6yl-2FWxa6AsLB6kC-2BFvpb5XGL2PilmDi7TXmFxuRbRd2DRbDNEC9qymFt2ndr75bDF2bjPwPv6J410lfuUsNlzXHlAPir7WfnAAotGveecOrtU-2BzhXtEcH-2BZd5WgRO-2B7QPHh-2BN1T6YIxRG4prUYti0o7l-2B6j0JGOshtDzd8IPXhGDYuHrXqvdxZvxgbL AVgK-2FPKwotMfekE843TDnEhvG5RNdstbJEv2Vw0VobTV-2Fg4tVmRcVip54hC3HJnII1luTf-2BwKaFOTWNZOyIh0aAWUxT1Tthwuvi55GE2xe2Nsk-2FCbc4yzPLqkDx2DH-2F1fmgb1RnG6ANPaMXmnIoKx5ryiOhxpZMfkxi5AzjdyjAA7C1B0Nfyg8auxU-2B5nKFCwRumQcyuOey67FhGOymI-2FthzoFKK5TqWnL1a9aG32yjqxwt1hqatswLlWTRw-2Bl59dUPXW5mpBVY13G4LXn4bK7SQujpecRYQqoC5kB-2BcDFsPvP4w9D0aHriKRxBFBE3e9CU59SM1oSQ1pU [2] s:u5842222.ct.sendgrid.net/ls/click?upn=u001.l-2FBBRzB-2Fx2UsEd7euRK-2FLVk2j9ohkiQxu51nskKhDT5bMRCYEEi5Odgi6u0Wsqx6YNfkstQY1M5qbiS4ALY6Xul7AYZDvc6SaDNNPzkb8ZCJw5aiEhKQDirwrdUvNvAzR1I3_rT5AVBQ0Dp1nS6cRUnwh-2BfSxjdpDxapYv5YQSrSj31Qbm9Mlsf8JtrJdM3F64-2BLQbF3oY3YdLq0n8kmpEExnRWnbd3MCs3La-2FGIDyKFRNQORuuK0IY36nAPvaazNtjEW8FeisEpZOpdovL2Kda614mZilTKkiJ7YB4nP8y1fFzb5yFKOAp1tSKI32IgVX5WJ39l-2BEaejsxh-2BftAJ1RSkQ2ZCZy6vpYVNOulsK6wBudiXQQrVkRJC-2F2xex3HM8NwrVjs1W-2BZrhAD8qe1CilC-2BxZQW9A6-2Fl7OJ10nLnUzmOhTnsHhA9V8N-2FaZOHSdZEKPyg3CshFJ2WpJ60bwCog-2Bl3sqIRgBk3YghqLtHhES2BLteaVg0GHRtxJqe-2Fn-2BZ5l0P3FFRHyFWbSpR-2BzaA3EBVADgJYOCV6798913FEcHaxWZpmWujobDNOeGoSsw-2Fx3n-2FqO73zemVF5IPERpyyYPT-2BWjZuSXu3KLFViZUBzA-2BkYH1oazCh7zV6g9U3sK078MVxBNai0Ek3iOQL4B-2BHinKSAeMSVlglotgsflJwSWh59ZlDqZ91KNaXqAXA9Ylhmi4fopEvqvtLr5TjZiukqUb1iuvjOGvc2mceG8AnMpwhcNsz4wB1EqBk-2Be6yl-2FWxa6AsLB6kC-2BFvpb5XGL2PilmDi7TXmFxuRbRd2DRbDNEC9qymFt2ndr75bDF2bjPwPv6J410lfuUsNlzXHlAPir7WfnAAotGveecOrtU-2BzhXtEcH-2BZd5WgRO-2B7 QPHh-2BN1T6YIxRG4prUYti0o7l-2B6j0JGOshtDzd8IPXhGDYuHrXqvdxZvxgbLAVgK-2FPKwotMfekE843TDnEhvG5RNdstbJEv2Vw0VobTV-2Fg4tVmRcVip54hC3HJnII1luTf-2BwKaFOTWNZOyIh0aAWUxT1Tthwuvi55GE2xe2Nsk-2FCbc4yzPLqkDx2DH-2F1fmgb1RnG6ANPaMXmnIoKx5ryiOhxpZMfkxi5AzjdyjAA7C1B0Nfyg8auxU-2B5nKFCwRumQcyuOey67FBuAXdN3qmbI-2Brq9ig9H-2BL86nOj4jZRLymud5dD-2BKHM6r1VMS0mPcGpWmaZyboXaZrFzAz093SjVE0IW-2FZl5yREBeGquMoi4SIYd93XD6m9tevYsUbXpcR-2FOK0JTFPZlU [3] s:u5842222.ct.sendgrid.net/ls/click?upn=u001.l-2FBBRzB-2Fx2UsEd7euRK-2FLVk2j9ohkiQxu51nskKhDT7Qcr3gM7mVAHg-2BfNX4UVVhTqU-2FY6Ig8dbr508d3MFavc381I0pxiVr73-2B1J31OsRo-3DRrc3_rT5AVBQ0Dp1nS6cRUnwh-2BfSxjdpDxapYv5YQSrSj31Qbm9Mlsf8JtrJdM3F64-2BLQbF3oY3YdLq0n8kmpEExnRWnbd3MCs3La-2FGIDyKFRNQORuuK0IY36nAPvaazNtjEW8FeisEpZOpdovL2Kda614mZilTKkiJ7YB4nP8y1fFzb5yFKOAp1tSKI32IgVX5WJ39l-2BEaejsxh-2BftAJ1RSkQ2ZCZy6vpYVNOulsK6wBudiXQQrVkRJC-2F2xex3HM8NwrVjs1W-2BZrhAD8qe1CilC-2BxZQW9A6-2Fl7OJ10nLnUzmOhTnsHhA9V8N-2FaZOHSdZEKPyg3CshFJ2WpJ60bwCog-2Bl3sqIRgBk3YghqLtHhES2BLteaVg0GHRtxJqe-2Fn-2BZ5l0P3FFRHyFWbSpR-2BzaA3EBVADgJYOCV6798913FEcHaxWZpmWujobDNOeGoSsw-2Fx3n-2FqO73zemVF5IPERpyyYPT-2BWjZuSXu3KLFViZUBzA-2BkYH1oazCh7zV6g9U3sK078MVxBNai0Ek3iOQL4B-2BHinKSAeMSVlglotgsflJwSWh59ZlDqZ91KNaXqAXA9Ylhmi4fopEvqvtLr5TjZiukqUb1iuvjOGvc2mceG8AnMpwhcNsz4wB1EqBk-2Be6yl-2FWxa6AsLB6kC-2BFvpb5XGL2PilmDi7TXmFxuRbRd2DRbDNEC9qymFt2ndr75bDF2bjPwPv6J410lfuUsNlzXHlAPir7WfnAAotGveecOrtU-2BzhXtEcH-2BZd5WgRO-2B7QPHh-2BN1T6Y IxRG4prUYti0o7l-2B6j0JGOshtDzd8IPXhGDYuHrXqvdxZvxgbLAVgK-2FPKwotMfekE843TDnEhvG5RNdstbJEv2Vw0VobTV-2Fg4tVmRcVip54hC3HJnII1luTf-2BwKaFOTWNZOyIh0aAWUxT1Tthwuvi55GE2xe2Nsk-2FCbc4yzPLqkDx2DH-2F1fmgb1RnG6ANPaMXmnIoKx5ryiOhxpZMfkxi5AzjdyjAA7C1B0Nfyg8auxU-2B5nKFCwRumQcyuOey67FlxMPjxmj8zVF85bVNgh8jyna4RxvN5STcf8aF5jNxLB9v0K-2FNGg-2FpfTWtwD5yWUidmu9TOxSdFoSL2afH28IhJzuDFOe-2BvB4c6gVgCWPMvOvxN2M-2BjRugRotSSHX0H [4] s:u5842222.ct.sendgrid.net/ls/click?upn=u001.l-2FBBRzB-2Fx2UsEd7euRK-2FLVk2j9ohkiQxu51nskKhDT52fT8oLb9xZe-2BCqI6bEUTR1I2qLFu2i6OS9ipQiTxFw-2FV9Pzk54jncWGuXgDHAimc-3DuVwZ_rT5AVBQ0Dp1nS6cRUnwh-2BfSxjdpDxapYv5YQSrSj31Qbm9Mlsf8JtrJdM3F64-2BLQbF3oY3YdLq0n8kmpEExnRWnbd3MCs3La-2FGIDyKFRNQORuuK0IY36nAPvaazNtjEW8FeisEpZOpdovL2Kda614mZilTKkiJ7YB4nP8y1fFzb5yFKOAp1tSKI32IgVX5WJ39l-2BEaejsxh-2BftAJ1RSkQ2ZCZy6vpYVNOulsK6wBudiXQQrVkRJC-2F2xex3HM8NwrVjs1W-2BZrhAD8qe1CilC-2BxZQW9A6-2Fl7OJ10nLnUzmOhTnsHhA9V8N-2FaZOHSdZEKPyg3CshFJ2WpJ60bwCog-2Bl3sqIRgBk3YghqLtHhES2BLteaVg0GHRtxJqe-2Fn-2BZ5l0P3FFRHyFWbSpR-2BzaA3EBVADgJYOCV6798913FEcHaxWZpmWujobDNOeGoSsw-2Fx3n-2FqO73zemVF5IPERpyyYPT-2BWjZuSXu3KLFViZUBzA-2BkYH1oazCh7zV6g9U3sK078MVxBNai0Ek3iOQL4B-2BHinKSAeMSVlglotgsflJwSWh59ZlDqZ91KNaXqAXA9Ylhmi4fopEvqvtLr5TjZiukqUb1iuvjOGvc2mceG8AnMpwhcNsz4wB1EqBk-2Be6yl-2FWxa6AsLB6kC-2BFvpb5XGL2PilmDi7TXmFxuRbRd2DRbDNEC9qymFt2ndr75bDF2bjPwPv6J410lfuUsNlzXHlAPir7WfnAAotGveecOrtU-2BzhXtEcH-2BZd5WgRO-2B7QPHh-2BN1T6YIx RG4prUYti0o7l-2B6j0JGOshtDzd8IPXhGDYuHrXqvdxZvxgbLAVgK-2FPKwotMfekE843TDnEhvG5RNdstbJEv2Vw0VobTV-2Fg4tVmRcVip54hC3HJnII1luTf-2BwKaFOTWNZOyIh0aAWUxT1Tthwuvi55GE2xe2Nsk-2FCbc4yzPLqkDx2DH-2F1fmgb1RnG6ANPaMXmnIoKx5ryiOhxpZMfkxi5AzjdyjAA7C1B0Nfyg8auxU-2B5nKFCwRumQcyuOey67FAyKSYWYzQnZQAE0uePeJeBjYFTsipxe-2FgNyfOfdU0myCPl2BQc86Lz2dBoqyxTydogC7Oct0j4T33nyt-2B-2BkUQbHUNpGMCWa9c-2B8AqFdNgYk43AG8d7gXFFAYG5PmEJfW -- Catarina Berens Estate Management Financial Department finance@bemcoliving.com Rua Conde, 26 1200-742 Estrela, Lisboa

D. B.

Para: BEM Estate Management

05/09/2025

Olá, Agradeço a sua resposta. Infelizmente, ainda não recebi nenhum contato pelos canais de comunicação privados, nem tampouco o reembolso. Espero que possamos resolver esta questão o quanto antes. Atenciosamente, Dario


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.