back

DEMORA A REEMBOLSAR E RETIRAR PRODUTO

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

G. A.

Para: LEROY MERLIN

06/12/2025

Cancelaram a compra que fiz em 27/11, pois, veio uma peça avariada e não trocam. Porém, existe um decreto que obriga a empresa a enviar a peça danificada, posto que a avaria é dada por intermédio de seus meios de transporte ou em seus stocks. Já faz mais de 3 dias que não respondem os e-mails de atendimento ao cliente, pediram as fotos do produto avariado, mandei, e nada ainda. Perco tempo, dinheiro fica preso com eles e ainda tenho um produto a ocupar espaço em casa porque não retiram. Peço que procedam com o reembolso e retirem o produto avariado de minha casa.

Mensagens (2)

G. A.

Para: LEROY MERLIN

19/12/2025

O produto foi retirado quase que depois de 2 semanas contando a partir da data em que comuniquei a peça avariada. Lembrando que a Leroy Merlin, desrespeitou a lei da garantia (Decreto-Lei n.º 84/2021), não realizando a substituição da peça danificada (Garantia por Falta de Conformidade). Inclusive, durante a montagem, colei as peças das gavetas conforme instruções do manual do fabricante, mas, após isso, quando chegou na peça lateral, vi que estava avariada. A empresa faz a exigência de devolver o produto todo e desmontado, mas isso NÃO se aplica, pois o defeito é da peça e que a montagem das restantes peças (com a cola, conforme as instruções do produto) é necessária para a sua inspeção e uso normal, e que a impossibilidade de desmontagem é um risco que a empresa deve assumir dado que o defeito já existia. Se recusarem o reembolso total do valor do produto, inclusive o valor do frete somado ao produto final, ou uma solução razoável, vou formalizar uma consulta no Livro de Reclamações Eletrónico contra a Leroy Merlin, para que respondam a ASAE/Direção-Geral do Consumidor. Não sei porque não devolvem peças danificadas, porque até o marketplace (parceiros terceiros da empresa) quando comprado algo com eles, e vindo peças de móveis danificadas, ele trocam a peça. Isso não é esperado de uma empresa com um nome gigante e com prestígio no mercado. Estou a aguardar resposta do reembolso.

G. A.

Para: LEROY MERLIN

21/12/2025

Depois de quase um mês, a empresa reembolsou o valor. Mas o cansaço e a burocracia, andam de mãos dadas com os processos atuais da empresa que ao meu ver, pela força do branding da empresa, precisam ser revistos urgentemente. Não recomendaria jamais compra de móveis com eles, apenas com seus parceiros de site (marketplace) que parecem praticar e respeitar melhor as leis dos consumidores.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.