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Defeitos persistentes em carro usado

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. P.

Para: Filinto Mota

16/01/2023

Assunto: Defeitos persistentes em carro usado e exigência da resolução do contratoExmos. Senhores,No dia 26 de agosto de 2022, adquiri, no estabelecimento com a morada Av. de Sequeira 20, 4705-629 Braga, um automóvel usado de marca Citroën DS4 do ano 2012, matrícula 56-RU-81, cujo conta-quilómetros indicava um total de 159 mil quilómetros já percorridos.Após ter mostrado a minha intenção na compra do carro, dei a primeira entrada do pagamento e foi me garantido pelo vosso vendedor, o Sr. Tiago Silva, que o veículo estaria pronto dentro de quinze dias no máximo. Contudo, e depois de muita insistência apenas da minha parte, este foi-me entregue um mês depois. Este momento foi inquietante uma vez que já tinha dado a primeira parcela do pagamento e não me foi passada a confiança suficiente durante todo o período de espera. Na altura, foi-me assegurado pelo vosso vendedor, o Sr. Tiago Silva, que o veículo tinha sido sujeito a rigorosa inspeção nas vossas instalações (justificando assim a demora pelo veículo) e que este apenas continha uns riscos na pintura do carro e uma peça de encaixe danificada no banco traseiro. No entanto, passados apenas cerca de 2 meses após a compra do carro, este apresentou diversas anomalias: o ar condicionado não funcionava, o vidro do carro no lado direito do passageiro avariou, foi acionado o erro eletrónico de “Defeito da ligação do reboque: Solicite a reparação do veículo” e, com as primeiras chuvas, detetei infiltração de água no chão do lado do condutor.Neste sentido, no dia 28 de novembro de 2022, em virtude de todas estas deformidades, contactei o vendedor do veículo solicitando a respetiva reparação. No dia acordado com a vossa empresa e mediante a minha disponibilidade, desloquei-me às vossas instalações e deixei o referido veículo. O veículo foi deixado nas vossas instalações em 12 de dezembro de 2022, onde foi reparado. O veículo foi-me entregue cinco dias depois, sendo que a empresa (secretária e engenheiro/funcionário) garantiu-me que todos os problemas estariam resolvidos e que asseguravam a qualidade do veículo. Sucede, porém, que, decorrido apenas quinze dias, o veículo voltou a apresentar as mesmas anomalias, persistindo e apresentando novos problemas até ao dia de hoje: o fluxo do ar do ar condicionado não funciona, a água continua a infiltrar-se de forma cada vez mais evidente, vários avisos no sistema eletrónico foram acionados, nomeadamente “Defeito da ligação do reboque: Solicite a reparação do veículo”, “Defeito de carga da bateria: Pare o veículo”, “Defeito do motor: Solicite a reparação do veículo” e “Erro no travão de mão”. Neste seguimento, contactei novamente a secretaria da vossa empresa e foi me transmitido que apenas no final do mês de janeiro tinham vaga para proceder às reparações e, mostrando a minha preocupação, a secretaria direcionava-me para o vendedor do veículo e, por outro lado, o vendedor do veículo direcionava-me para a secretaria da empresa, não obtendo apoio de nenhuma das partes. Na realidade, compete-vos eliminar todos os defeitos, já que, enquanto profissionais do ramo, têm a obrigação legal de garantir a qualidade e o bom desempenho do mesmo durante o período de garantia, sendo responsável, por todos os defeitos e avarias (uma vez que não são de uma má utilização).Assim, após todas estas indecisões da vossa parte para resolver os problemas, acionei o reboque e o veículo foi entregue nas vossas instalações no dia 05 de janeiro de 2023. Neste dia, durante a tarde, contactei novamente a empresa, a informar que o carro estaria prestes a chegar, informando que acionei o reboque uma vez que perante todos os avisos não poderia conduzir o automóvel e mostrei a minha disponibilidade para qualquer questão adicional, aguardando feedback da vossa parte.No mesmo momento, devido à natureza dos defeitos acima apresentados e ao facto do carro já ter sido reparado e consequentemente entregue com os mesmos defeitos, apresentando outros tantos, perdi a confiança no bem que me foi vendido e, por isso, escrevi uma carta com a exigência de Resolução do Contrato. Enviei uma carta registada com aviso de receção para a morada do destino em questão, e esta foi recebida dia 9 de janeiro 2023 pelas 10h, entregue a Sónia Vieira. A verdade é que passaram 7 dias uteis desde que o carro deu entrada novamente nas vossas instalações e não obtive qualquer contacto da vossa parte desde o momento em que informei que o carro estaria a chegar. Passaram 5 dias uteis desde que receberam a carta com a exigência de resolução do contrato e ainda não obtive qualquer feedback da vossa parte.Devido a todos os aspetos mencionados, sublinho que não estão de todo a garantir a qualidade do vosso serviço, não mostrado qualquer respeito pelo cliente.Aguardo um contacto urgente da vossa parte para resolvermos o assunto. Com os melhores cumprimentos,Bruno Miguel


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