Exmos. Senhores,
Venho por este meio solicitar o vosso apoio enquanto associação de defesa do consumidor, relativamente a uma situação com a Peugeot Portugal e o concessionário Vítor Guimarães & Filho (Aveiro).
Possuo um Peugeot 2008 a gasolina, com apenas 44.000 km, que apresentou falha grave da correia do motor (defeito crónico e amplamente reconhecido nos motores PureTech). A avaria originou obstrução do sistema de lubrificação e orçamento de reparação no valor de 1.200€.
Apesar de todas as revisões terem sido realizadas dentro dos prazos recomendados, a Peugeot recusou assumir qualquer responsabilidade, alegando que a manutenção não foi integralmente feita na rede oficial. Ora, tal posição contraria o disposto no Regulamento (UE) nº 461/2010, que proíbe os fabricantes de exigirem manutenção exclusiva em oficinas autorizadas para efeitos de garantia ou assistência pós-venda.
Além disso, o concessionário em Aveiro (Vítor Guimarães & Filho) não prestou qualquer apoio no processo de reclamação e ainda me cobrou cerca de 230€ pelo diagnóstico + desmontagem do cárter (sendo que o limparam e ainda se gabaram da limpeza do cárter como uma "gentileza"), apesar de ser cliente de longa data, com a aquisição de quatro viaturas da marca Peugeot nesse mesmo concessionário.
Peço, assim, o vosso apoio para que a marca assuma a responsabilidade por este defeito de fabrico, cobrindo a totalidade da reparação, e que se garanta que os consumidores não são lesados por práticas abusivas contrárias à legislação europeia.
Com os melhores cumprimentos,
Armando Jesus