RECLAMAÇÃOo que faz nos termos e com os seguintes fundamentos:Em 15-11-2019 parqueei a minha viatura no Largo Dr. Bernardino António Gomes (Pai), S/N, Lisboa.Cerca das 14h30m deparei com a minha viatura, Renault Megane, com a parte esquerda elevada e um funcionário da empresa de reboques (24LXAssistance - veículo matricula 47-BN-34) que trabalha para a Polícia Municipal de Lisboa debaixo da parte da frente, onde se encontra o motor. (cfr. doc. em anexo).Este facto causou igualmente estranheza a um dos agentes da Polícia Municipal presentes no local – Agente Nuno M. R. Ferreira 149341, PM Lisboa.Assisti, entretanto a várias viaturas serem rebocadas da mesma zona e em nenhum caso os funcionários estiveram debaixo das viaturas como aconteceu com a minha.Dirigi-me aos agentes da referida Polícia prontificando-me a assumir todas as responsabilidades e encargos referentes ao alegado estacionamento indevido (cfr. auto de contraordenação e nota cobrança reboque em anexo).Após regularizar a situação detetei que a manete da caixa de velocidades tinha sido danificada, impossibilitando qualquer deslocação com o veículo.Alertada a Polícia Municipal responsável pela operação no local, a empresa foi contactada (o funcionário que esteve debaixo da viatura e um alegado responsável contactado telefonicamente pelo Agente Branco).Não só a empresa se recusou a assumir que tinha danificado a viatura como se recusou a fornecer informação relativa à sua apólice de seguro tendo referido que o problema era meu e, portanto, o melhor seria acionar a assistência em viagem da minha seguradora. (cfr. fotografia do veículo que se preparava para proceder ao reboque e outras do incidente).Tive assim que recorrer a minha assistência em viagem. (cfr. doc. em anexo). Aguardo, ainda, o envio do auto da Polícia Municipal, como prometido pelos agentes no local e através de contacto telefónico estabelecido em 18-11-2019 e e-mails da mesma data. (cfr. docs. em anexo) A oficina para onde o veículo (Scaldrive, Lda. - Rua Comandante José Carvalho (rua da estação), pavilhão 2, 2005-198 Santarém - telf. 243302267) foi rebocado analisou a viatura e a conclusão a que chegou foi de que: a viatura entrou nas nossas instalações devido a não meter mudanças, onde se detetou que houve algo que forçou um dos cabos de mudanças e partiu, ação compatível com uma tentativa de desengate da viatura. (cfr. doc. em anexo). O que explica que a viatura que funcionava perfeitamente antes do funcionário da empresa de reboques lhe ter mexido tenha tido de ser rebocada para a oficina por não meter mudanças.Na ausência do auto e perante a recusa de informação da apólice pelo funcionário da empresa de reboque, junto do ISP, portal do consumidor apurei que a apólice do veículo (matrícula 47-BN-34) causador dos danos na minha viatura é a n.º 850003458 da Fidelidade Companhia de Seguros, válida de 05-03-2014 a 04-03-2020. (cfr. doc. em anexo).Na sequência do pedido de envio do auto de participação, no qual era explicada situação, a PM reencaminhou o pedido e o auto para a MAPFRE para apreciação. (cfr. doc. em anexo).Na resposta à Reclamação de danos alegadamente provocados na minha viatura na sequência do auto de contraordenação n.º 110600100, a Ibero Assistência, S.A. veio dizer que “conclui-se que o dano reclamado não é consequência do procedimento efetuado.” (cfr. doc. em anexo).Perante tal inesperada posição, foi remetido email a solicitar envio do auto de participação e relatório de peritagem que fundamentou tal resposta (cfr. doc. em anexo).Em resposta, a Ibero Assistência, S.A. (Mapfre) referiu que o auto teria de ser solicitado à PM (o que diga-se foi! E sem resposta até à data) e que não foi feita qualquer peritagem à viatura.Ora, o veículo estava em perfeitas condições de utilização, tendo sido estacionado no local momentos antes do incidente e, só após a intervenção do referido reboque ficou impossibilitado de se deslocar pelos próprios meios, tendo tido de ser rebocado.O que é facto é que, apesar de não ter sido a viatura rebocada colocada em marcha, e de apenas estar colocado o macaco, o funcionário da empresa de reboque esteve debaixo da minha viatura (o que foi testemunhado por mim e pelo Agente Nuno Ferreira) e isso sim já será compatível com o dano que o veículo apresenta, conforme relatório técnico da oficina Scaldrive, e que o impossibilitou de se deslocar pelos seus próprios meios daí em diante.Igualmente participei o incidente à companhia de seguros onde tenho o veículo segurado, e que procedeu ao seu reboque, tendo esta reencaminhado para a Fidelidade (companhia seguradora do veículo reboque) para apreciação. Não obtive ainda qualquer resposta. (cfr. doc. em anexo)A viatura circulava pelos seus próprios meios, tanto que momentos antes a havia estacionado naquele local e após a intervenção da empresa de reboques deixou de o fazer, tendo sido forçado e partido um dos cabos das mudanças, conforme relatório técnico da oficina Scaldrive.Dúvidas parecem inexistir que foi a intervenção da empresa de reboques, com o funcionário a colocar o macaco e a ir debaixo da minha viatura – obviamente para desengatar a viatura, que foi a causa do dano que a mesma apresenta e, consequentemente, foi o responsável pelos danos causados.Desde o referido dia que a viatura está parqueada na oficina a aguardar o desenvolvimento das reclamações apresentadas, estando, por isso, o signatário privado do seu uso e consequentemente sem meio de deslocação, do qual carece pois todas as semanas tem de se deslocar a Lisboa.Teve, por isso de recorrer a uma viatura emprestada.Em face do tempo decorrido, da resposta da Mapfre e da necessidade de devolver a viatura emprestada, tive de mandar proceder à reparação de que aguardo fatura.