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Danos na bagagem e pagamento indevido

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

H. G.

Para: UPS PORTUGAL

28/09/2021

Estavamos a viver em Inglaterra e enviamos caixas com as nossas coisas pessoais pela empresa UPS (uma em nome do meu marido) no dia 1 de Julho e outra (em meu nome) no dia 2 de Julho.O destino das nossas coisas era a casa do meu sogro (porque, naturalmente, ainda não tínhamos casa). Alguns dias depois ligaram-lhe da UPS, para lhe dizer que ele tinha de pagar cerca de 3000€ para receber as nossas caixas. Começou uma grande confusão.A transportadora pediu tudo da nossa vida, contrato de arrendamento e fim desse mesmo contrato de arrendamento no estrangeiro, cancelamento do nosso registo no posto médico em Inglaterra, a escritura da nossa casa em Portugal (que comprei há 17 anos atrás) e até o extrato das contas bancárias para aplicar franquia 3 e ficarmos isentos de pagar como se fosse para fins comerciais e para ter as nossas coisas de volta. Até dissemos que podiam abrir as nossas caixas para verem que eram tudo coisas pessoais e usadas, não tinha nada de errado lá dentro. Nós somos Portugueses, temos nacionalidade Portuguesa, passaporte português, foi mais fácil ir para Inglaterra do que voltar para o nosso país.Entretanto (alegadamente a pedido da Alfândega, isto porque nunca falei com ninguém da alfândega para provar que seria este departamento a pedir tudo isto), solicitaram também um atestado de residência passado pela junta de freguesia e contas de água e luz em nosso nome. Depois pediram também o certificado de bagagem passado pelo consulado Português em Londres, certificado esse que só pode ser pedido por correio.Enviamos o pedido por com toda a documentação em anexo afim de dar seguimento ao processo no dia 09/07/2021No dia 10 de Agosto que recebemos, por correio, os certificados de bagagem, os quais encaminhamos imediatamente para a transportadora. Estava tudo bem. No dia 18 (oito dias depois) ligaram da transportadora a informar que era necessário mais um papelinho passado pelo consolado, na minha mente pairou logo o peso do tempo, mais um mês... E ainda tínhamos que enviar toda a documentação que tivéssemos por correio para a transportadora. O que é isso de toda a documentação...? Fica ao critério do cliente? Depois de insistir lá especificaram qual era a documentação que queriam.E as nossas coisas presas na alfândega...Neste tempo todo há contactos quase diários com o meu sogro, comigo e com o meu marido e ameaças de que se nós não entregarmos a documentação absurda que pedem, as nossas coisas pessoais, as nossas recordações, as fotos e álbuns de casamento, volta tudo para Inglaterra. Numa das chamadas foi isso mesmo que nos disseram, que a parcela do meu marido tinha voltado para Inglaterra para a nossa antiga casa. Ficamos sem chão, chocados, e profundamente tristes, aquilo que não tem valor para ninguém, tem um valor sentimental para nós. Felizmente, foi um engano, de muito mau gosto. O que não deixa de ser curioso para entregarem as coisas aos donos das coisas é preciso documentos e mais documentos, provas e mais provas, para alterar a morada (uma vez que entretanto já temos casa) é preciso fazer um pedido... mas para levar tudo de novo para Inglaterra, passar novamente pela alfândega Inglesa e dar as nossas coisas a um qualquer não é preciso nada, curioso, quem paga a deslocação de Portugal-Inglaterra, quem paga a alfândega Inglesa para que as coisas possam dar entrada novamente no país, que documentos pedem a quem recebe, e porque é que o Zé ninguém que recebe as coisas não paga nada quando as recebe?Entretanto a parcela do meu marido finalmente chegou na quinta feira dia 26 de Agosto (só para salientar que a parcela do meu marido foi desalfandegada quando a UPS ainda não tinha recebido os originais, conforme o Sr. Juvenal Ribeiro disse que seria necessário.) O estafeta pediu-nos mais 11,07€, mais uma surpresa. Dia 30 fomos contactados pelo estafeta para entregar a minha parcela. Curiosamente, desta vez o pagamento foi de 30,75€ não sei de quê. Quando fomos contactados às 9:54, o estafeta questionou se tinha havido uma alteração de morada, a qual confirmei que sim e disse a morada nova. Passados 5 min, ele disse que estava a caminho da Trofa (tinha-se enganado...), significa que esta parcela foi para a casa dos meus sogros, e conforme já mencionado vai deixar o meu sogro aflito pelo valor absurdo que lhe vão pedir e a minha sogra está de cama porque deu uma queda, é mais uma situação muito desagradável criada pela UPS.Entretanto liguei logo para a UPS onde fui atendida pelo Sr. Manuel que não conseguiu ajudar muito, só disse que para recebermos as nossas coisas teríamos de pagar aquele valor, infelizmente, depois de cerca de meia hora ao telefone não foi possível passar a chamada à supervisora a Sra. D. Diana Mendes do apoio ao cliente. Não soube responder o porquê do adicional dos mais 30€ em relação à parcela do meu marido, até porque a parcela do meu marido tinha 9 caixas e a minha parcela tem 8. Uma vez que os valores são diferentes, fica ao critério de cada um? Onde é que está escrito que temos de pagar esse valor por um transporte de coisas pessoais.Lamentavelmente, para além da demora e todos os transtornos, conseguiram partir copos, canecas, uma peça do ferro de engomar, uma forma de bolo metálica, uma caixa de madeira e duas caixas foram violadas a fita cola estava cortada com um X-ato.Enviei uma email com a reclamação de todas as coisas danificadas, devolveram o email para eu devolver novamente com os campos preenchidos e eis que eles bloquearam o meu email… Enviamos à posteriori do mail do meu marido mas disseram que já tinha passado o prazo.Uma mudança é das coisas que mais ansiedade causa, juntar a isso tantos obstáculos, burocracias, informações contraditórias quase diárias e documentos impossíveis de obter, são incoerentes com a publicidade de facilitar a vida aos Portugueses que querem voltar a Portugal.Assim, solicito que me seja devolvido o valor pago nas duas entregas bem como as coisas que deixamos ao cuidado da UPS e pa

Mensagens (5)

UPS PORTUGAL

Para: H. G.

30/09/2021

DATA NOT AVAILABLE

H. G.

Para: UPS PORTUGAL

30/09/2021

Boa Tarde,Seguem os números das caixas de porte onde se encontravam os objetos danificados/partidos e caixa violada.Helena Marques: 1Z5776W16893566284 caixa violadaCarlos Marques: 1Z5776W16899390882 Caixa de madeira cinza 25€Forma de bolos redonda 10€Caderno que nunca tinha sido usado, ficou todo marcado na capa por causa dos vidros. 5€Caneca de chá feminina 6€Caneca de chá vermelha 6€Chávena de café 2€Moldura Mr&Mrs 6€Carlos Marques: 1Z5776W16896462907Ferro de engomar partido 60€Carlos Marques: 1Z5776W16899576959Mala de viagem danificada 60€Com os melhores cumprimentosHelena Marques

UPS PORTUGAL

Para: H. G.

06/10/2021

DATA NOT AVAILABLE

H. G.

Para: UPS PORTUGAL

06/10/2021

Boa Tarde,Respondendo aos vossos argumentos:1º Não há mercadoria nem importação de mercadoria, são bens pessoais.2º Em relação aos danos, foi enviada uma primeira reclamação (do qual tenho o mail a comprovar) no dia 3 de Setembro, sendo que recebemos a nossas parcelas no dia 30 de Agosto, estava dentro do prazo. Lamentavelmente e vergonhosamente a UPS bloqueou o meu email (também tenho a prova disso) e desse modo qualquer tentativa foi frustrante e só pelo mail do meu marido consegui entrar novamente entrar em contacto convosco.Solicito a regularização desta situaçãoHelena Marques

UPS PORTUGAL

Para: H. G.

08/10/2021

DATA NOT AVAILABLE


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