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Danos atribuídos e que já existiam

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. M.

Para: KLASS WAGEN PORTUGAL

11/07/2025

Exmos Senhores No dia 1 de Julho de 2025 aluguei uma viatura automóvel na agência de Faro. A agência não tinha ninguém a falar português. Os colaboradores trabalham com base em aparelhos informáticos tipo telefone e não tablets. Não me forneceram o contrato para ler, quer fosse em papel ou num tablet. O contrato tem partes em inglês e não está escrito de uma forma bem compreensível em português. Não me entregaram fatura do pagamento do aluguer, nem a enviaram para o meu e-mail Nenhum colaborador fez comigo a inspeção à viatura que ia levantar, nem me disseram para fazer um levantamento fotográfico da mesma. Mas no contrato que posteriormente ao levantamento recebi no meu e-mail diz que o cliente é responsável pela verificação do estado da viatura e que deve fotografar o mesmo. Habitualmente as outras empresas do ramo fazem uma vistoria em conjunto antes da entrega do carro e imprimem o contrato ou dão para ler num tablet. Eu tirei algumas fotografias à viatura antes de a levantar, como habitualmente faço. No ato da minha entrega da viatura, um colaborador da Klass Wagen, que não falava português, foi fazer a inspeção à viatura e foi quase direto para um pequeno risco que a viatura tem no para-choques por baixo do farol direito, afirmando que fui eu que fiz esse risco. Esse risco é de difícil deteção e também difícil de causar, uma vez que para causar aquele risco teria que se danificar a parte mais abaixo ou mais acima do mesmo, uma vez que está numa parte reentrante do para-choques e assim protegido e escondido. Não obstante eu afirmar que não fui eu que fiz o risco e que este já existia, confirmado por testemunhas que se sempre me acompanharam desde que eu iniciei o processo de levantamento do carro até à entrega, o colaborador insistiu e perguntou-me pelas minhas fotos de confirmação da existência do mesmo antes de eu levantar a viatura. Mais tarde recebo o documento de receção da viatura com esse dano que me atribuíram. Três dias depois recebo um email com a indicação de que me foi atribuído uma penalização de 580 Euros. Fui analisar as fotos que tirei, antes de pegar na viatura, no meu computador e ao fazer uma ampliação de uma das fotos, verifiquei que o risco/dano já existia. Fiz uma reclamação e apresentei as provas com a foto e os respetivos dados de identificação da data em que foi tirada, mas até ao momento a Klass Wagen não me respondeu, nem me deu indicação da anulação da penalização de 580 Euros (o risco tem menos de 10 cm). Como podem verificar a Klass Wagen, passa toda a responsabilidade para o cliente, não faz a verificação em conjunto com o cliente e atribui danos que já existiam, ou seja há falta da seriedade que a lei portuguesa exige nos contratos e os processos que ela tem não seguem a regra de boa fé que existe nas outras empresas do ramo

Mensagens (1)

KLASS WAGEN PORTUGAL

Para: J. M.

16/07/2025

Olá Sr. JOSÉ ALBERTO FERNANDES MARTINS, Agradecemos o contacto com a Klass Wagen. Agradecemos o tempo que dispensou para escrever esta reclamação detalhada. É uma ótima oportunidade para explicarmos novamente e oferecermos uma visão geral clara da situação que encontrou. Permita-nos explicar-lhe exatamente como deve decorrer o processo de levantamento, considerando que escolheu a opção de depósito. Na etapa de verificação de danos, o cliente e o nosso representante, em conjunto, devem verificar se existem danos no carro e anotá-los no tablet/telemóvel. A nossa aplicação interna também funciona no telemóvel, por isso o agente de levantamento não utilizou um tablet naquele momento. O motivo é simples. O nosso objetivo é oferecer-lhe um processo limpo e objetivo e evitar futuras discussões sobre quaisquer danos preexistentes. Além disso, incentivamos o cliente a tirar o máximo de fotografias/vídeos para ter a certeza. Esta é uma parte importante do nosso procedimento, pelo que, com certeza, o nosso representante o informou. Na devolução, foram encontrados novos danos, sendo que um colega seguiu o procedimento e abriu um processo de danos nesta situação. O nosso departamento de danos realizou as investigações adequadas e verificou novamente, e a conclusão final é que os novos danos ocorreram durante o seu arrendamento. O nosso departamento também analisou as suas provas e temos fortes razões para acreditar que o dano não estava presente na retirada. Dadas estas circunstâncias, a cobrança não será cancelada. Lamentamos, compreendemos que esta não é a resposta que esperava, mas é assim que lidamos com todos os casos de danos. Antes de imputar um dano a um cliente e de o cobrar, certificamo-nos sempre de que se trata de um novo dano. Espero ter-lhe esclarecido as coisas. Atenciosamente, Equipa Klass Wagen Bianca Iasmina Mocanu Portugal Team leader Customer Care Departament

Assistência solicitada 31 julho 2025

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