Exmos Senhores
No dia 1 de Julho de 2025 aluguei uma viatura automóvel na agência de Faro.
A agência não tinha ninguém a falar português.
Os colaboradores trabalham com base em aparelhos informáticos tipo telefone e não tablets.
Não me forneceram o contrato para ler, quer fosse em papel ou num tablet.
O contrato tem partes em inglês e não está escrito de uma forma bem compreensível em português.
Não me entregaram fatura do pagamento do aluguer, nem a enviaram para o meu e-mail
Nenhum colaborador fez comigo a inspeção à viatura que ia levantar, nem me disseram para fazer um levantamento fotográfico da mesma. Mas no contrato que posteriormente ao levantamento recebi no meu e-mail diz que o cliente é responsável pela verificação do estado da viatura e que deve fotografar o mesmo. Habitualmente as outras empresas do ramo fazem uma vistoria em conjunto antes da entrega do carro e imprimem o contrato ou dão para ler num tablet.
Eu tirei algumas fotografias à viatura antes de a levantar, como habitualmente faço.
No ato da minha entrega da viatura, um colaborador da Klass Wagen, que não falava português, foi fazer a inspeção à viatura e foi quase direto para um pequeno risco que a viatura tem no para-choques por baixo do farol direito, afirmando que fui eu que fiz esse risco. Esse risco é de difícil deteção e também difícil de causar, uma vez que para causar aquele risco teria que se danificar a parte mais abaixo ou mais acima do mesmo, uma vez que está numa parte reentrante do para-choques e assim protegido e escondido.
Não obstante eu afirmar que não fui eu que fiz o risco e que este já existia, confirmado por testemunhas que se sempre me acompanharam desde que eu iniciei o processo de levantamento do carro até à entrega, o colaborador insistiu e perguntou-me pelas minhas fotos de confirmação da existência do mesmo antes de eu levantar a viatura.
Mais tarde recebo o documento de receção da viatura com esse dano que me atribuíram.
Três dias depois recebo um email com a indicação de que me foi atribuído uma penalização de 580 Euros.
Fui analisar as fotos que tirei, antes de pegar na viatura, no meu computador e ao fazer uma ampliação de uma das fotos, verifiquei que o risco/dano já existia.
Fiz uma reclamação e apresentei as provas com a foto e os respetivos dados de identificação da data em que foi tirada, mas até ao momento a Klass Wagen não me respondeu, nem me deu indicação da anulação da penalização de 580 Euros (o risco tem menos de 10 cm).
Como podem verificar a Klass Wagen, passa toda a responsabilidade para o cliente, não faz a verificação em conjunto com o cliente e atribui danos que já existiam, ou seja há falta da seriedade que a lei portuguesa exige nos contratos e os processos que ela tem não seguem a regra de boa fé que existe nas outras empresas do ramo