E-Lar grupo III - Outras pessoas singulares.
Após ter sido considerado elegível para o programa E-Lar ( objetivo: substituir esquentador por termoacumulador elétrico), recebi o voucher no email.  Valor atribuído 500€ como previsto.
Aqui já tinha a informação que no caso do grupo III teria de suportar o IVA.
O equipamento escolhido foi um termoacumulador da marca Ariston modelo Velis Tech Dry 100 Litros Classe energética B com o valor de 599€ na superfície comercial Leroy Merlin. 
Pelas minhas contas, neste caso teria de pagar cerca de 137,77€.
Liguei anteriormente para o número geral do referido fornecedor para colocar algumas questões. Informaram-me que deveria apresentar o equipamento velho no acto de compra. Coisa que mais tarde vi a perceber que não era assim.
Desmontei o esquentador a gás e desloquei-me à loja. Ao chegar dirigi-me a um dos colaboradores para realizar a compra e apresentar o dito voucher. Foi aqui que me apercebi que não seria assim tão linear.
Acontece que como me foi explicado e de facto consta nos FAQ’s do programa E-Lar ( https://www.fundoambiental.pt/e-lar/documentacao/perguntas-e-respostas-29092025-pdf.aspx), para proceder à compra é preciso que:
- Pagar o IVA do equipamento ( calculado) 137,77€
- Pagar deslocação do instalador à nossa morada 30€.
- Pagar remoção do equipamento velho 80€.
- Pagar instalação do novo equipamento 69€.
- Pagar entrega do equipamento ao domicílio 34€.
Custo total 350,77€
Perante esta situação, a minha pergunta é: Será que compensa mesmo?
No meu caso não preciso de instaladores certificados… para além de me desenrascar bem, quanto mais não seja, para a desinstalação. Tenho um cunhado que é instalador profissional e poderia realizar o serviço.
Os custos associados não me parecem aceitáveis e não contribuem em nada para uma poupança e ajuda que o programa E-Lar publicita.
Mais, se comprasse este equipamento na mesma loja sem recorrer ao E-Lar, a entrega seria gratuita.
Se nada for alterado, tenho dúvidas se utilizarei o voucher em questão. Provavelmente comprarei o mesmo equipamento que ficará pouco mais do que iria pagar se concordasse com os termos desta empresa e ficarei com equipamento antigo para uma eventual falha de energia.
Envio o orçamento que me foi proposto.
A reforçar que a minha reclamação não é contra a superfície comercial em questão, pelo contrário, foram excelentes no esclarecimento.
A minha reclamação e indignação vai para o desenho do Programa E-Lar e as cobranças associadas e não apresentadas nos cálculos.