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Cumprimentos de garantia

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

H. S.

Para: Rocha Automóveis

16/12/2021

No dia 13 de Agosto de 2021 entrei em contacto com o Stand Rocha Automóveis Perafita para fazer negócio a um Opel Corsa com a matrícula 69-AC-15 com cerca de 118000km que publicitavam no site deles.Informei que era da Guarda e questionei sobre o funcionamento da garantia. Foi-me dito que situações simples poderia resolver na minha cidade e depois apresentar contas, em casos mais complicados/dispendiosos teria de enviar a viatura por reboque para a oficina do stand que depois me seria devolvida da mesma maneira à minha residência.Falei com o Sr. Arthur (proprietário) que me tratou da reserva e da data de entrega que foi marcada pelo próprio para o dia 27 do mesmo mês. Paguei o sinal pedido e tudo ficou tratado.No dia 27 desloquei-me então ao Porto para fazer o restante pagamento e levantar a viatura. Na chegada assim que começo a ver o carro ao vivo apercebo-me que o conta-quilómetros marca 218000km!!! Fui confrontar o vendedor que me recebeu e o que me foi dito foi que em letras pequenas no fundo da página do anúncio estaria a informação que o motor tinha 118000km mas que não era o de origem, teria sido substituído. A página já tinha sido removida e assim não pude confirmar se essas letras pequeninas existiam mesmo.Desanimado e com vontade de desfazer o negócio foi-me dito que para confirmar a veracidade me seria entregue uma declaração conforme o motor era mesmo outro e que me dariam garantia total durante 12 meses em vez de apenas motor e caixa. A declaração acerca do motor nunca me foi entregue embora tenha insistido várias vezes telefonicamente.Acabámos por fechar o negócio e arrancámos para a Guarda, o carro não andou 500 metros antes de se começar a “engasgar” e a deitar fumo da zona do motor. Voltei atrás e quis desfazer o negócio na hora, que um carro assim não deveria sequer estar à venda. Foi-me negado a dissolução da venda, que ao abrigo da lei ninguém os obrigava e que assim o carro iria ficar para reparação. Foi-nos dito por um colaborador, que supostamente trata de reclamações que infelizmente não tinham sequer um carro para nos ceder em substituição. Tentei contactar várias vezes o Sr. Arthur, que como proprietário pensei poder ajudar a solucionar o problema, nunca atendeu. Desesperados lá voltámos para a Guarda sem dinheiro e sem carro, já ao fim da noite e depois de alguma insistência o Sr. Arthur lá atendeu, como é óbvio estava ao corrente de tudo, depois de lhe explicar a falta que faria a viatura dispôs-se a no dia seguinte tentar entregar um carro na Guarda para tentar ajudar. Assim foi.No dia 7 de setembro fui informado que o carro estava reparado e seria entregue no dia seguinte. Assim foi e esperávamos que desta vez tudo corresse bem, puro engano. O carro começou a apresentar variados problemas que foram reportados, nomeadamente:- conta-quilómetros não mostrava nada- conta rotações e velocímetro muitas vezes não assinalam nada- segunda mudança variadas vezes não entra- travagem deficiente- quadrante sem iluminação assim que se ligavam os faróis- bateria em fim de vidaFui informando o stand destes problemas, e pedi também o valor da bateria visto ter garantia total, o que me foi recusado pois a bateria não entraria nessa garantia. Já informei que legalmente a bateria entra nessa garantia mas mesmo assim ainda não me foi devolvido o respectivo valor.Em relação aos outros problemas foi-me dito para falar com a minha seguradora para enviar o carro para o stand de reboque. Falei com um colaborador que então iria tentar enquadrar uma data em que pudesse andar sem o carro para o enviar. Mas o destino adiantou-se, no dia 25 de Novembro o carro deixou de pegar, mesmo com várias tentativas, contactei a assistência em viagem com a intenção de rebocar a viatura para o stand, como é do vosso conhecimento o motorista do reboque tenta perceber qual o problema, foi verificado que não seria bateria, ele disse que deveria ser algo no canhão de ignição.O carro seguiu para o stand, no dia 9 de Dezembro fui contactado pelo Sr. Fábio a informar que estaria reparado, mas apenas a iluminação do quadrante, tudo o resto não tinham encontrado problemas, que o carro quando lá chegou sempre trabalhou. Que a única coisa que detectaram seria bateria descarregada, bateria esta adquirida nova no dia 11 de dezembro. Informei que tinha sido verificada a bateria na altura que foi rebocado e que estava tudo bem, pedi para verificarem o canhão pois a bateria seria impossível. O funcionário acedeu mas informou-me que não iriam entregar-me a viatura, que teria de a ir buscar. Eu disse que a garantia não prevê custos para o comprador mas ele recusou a hipótese de entregarem o carro na minha morada pois ficava muito caro.Como o carro me faz muita falta pedi aconselhamento a um advogado que me disse para ir levantar o carro e depois reclamar os gastos junto do stand.No dia 13 de Dezembro fui então ao Porto propositadamente para levantar a viatura, mesmo já sabendo que estava pronto enviei um email ás 8:42 informando que iria levantar o carro nessa tarde. Mesmo assim quando lá cheguei ás 16:00 foi-me dito que teria de esperar pois havia um documento que teria de assinar que era apenas uma pessoa que tratava, pessoa essa que não estava mas estava a caminho, foi-me dito 5 minutos. Passado 15 fui perguntar de novo e informar que tinha de estar na Guarda a tempo de ir buscar a minha filha de 11 meses à creche. O proprietário, Sr. Arthur respondeu que não tinha nada a ver com os meus problemas pessoais, que eu teria de esperar pois ele quando ia ao Leroy Merlin também esperava na fila.Passado quase 60 minutos liguei de novo com um advogado para aconselhamento que me disse para exigir a chave e vir embora, coincidência ou não assim que desliguei a chamada apareceu um colaborador com uma folha de obra mas alheado do assunto, perguntei se era dele que estávamos à espera ao qual ele não me soube responder.O carro tinha + de 300km desde que foi rebocado. Sem nenhuma justificação.


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