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Criação de contratos sob falsas informações e identificação

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

J. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

24/07/2018

Venho apresentar uma reclamação, em nome da minha mãe, referente à criação de contratos sob falsas informações e sem autorização expressa, bem como a abordagem para conseguir esses ditos contratos junto de uma pessoa de idade que indicou não ser a pessoa responsavel por isso, e com capacidade de compreensão reduzida da situação, que foi enganada devido à informação falsa apresentada pelo comercial da Endesa.A senhora em questão, minha mãe, foi abordada à porta de casa por um comercial da Endesa indicando que era da EDP e que estava a mudar os contadores para começar a pagar menos. A minha mãe indicou a este comercial que não era a pessoa que tratava destes assuntos, pedindo que não fizesse nada até aprovação explicita do meu pai – que não estava presente. O comercial em questão insistiu na assinatura indicando que não podia comparecer no dia em que o meu pai estava disponivel e garantiu à minha mãe que ficaria tudo inativo até irmos à internet colocar a confirmação – coisa que não fizemos – ou seja, não deveria ter sido ativado ou criado qualquer tipo de contrato com a Endesa. Para além disso, descobrimos ontem, ao fazer a reclamação junto do contact center da Endesa que não tinha sido criado um contrato, mas sim 3 (três)! Um deles não foi acionado e os outros dois tinham sido acionados. Tendo em conta que nada foi autorizado para ser acionado, estes contratos nunca deveriam ter avançado – nem sequer tinhamos percebido que haviam mais estes dois contratos ate à reclamação efetuada via telefone junto do contact center da Endesa. Este comercial, utilizando dados que não lhe foram fornecidos pela minha mãe (a suposta contraente) criou assim, não 1 mas 3 contratos sem o conhecimento e autorização expressa da contratante do contrato - que pensava que estava a assinar um troca de contador da EDP). Assim, esta reclamação apresenta várias frentes:- a falsa identificação do comercial e a explicação enganosa fornecida pelo pelo mesmo sobre o motivo da abordagem no momento da assinatura de contrato, em que a contraente pensava que estava a assinar a potencial troca de contador pela EDP e não um contrato com outra empresa que nem sabia que existia- no momento da assinatura foi pedido ao comercial que nada fosse ativado sem a autorização expressa da pessoa que é titular de todas as contas deste genero – o meu pai, que não estava presente. O comercial indicou que nada avançaria sem nós irmos á internet dar autorização: pelos vistos avançaram com 2 contratos, dos quais nem tinhamos conhecimento de terem sido feitos ate a reclamação via telefone para o contact center da Endesa. Nada foi efetuado na internet para autorizar o avanço de qualquer contrato com a Endesa, mas ainda assim, de alguma forma avançaram na mesma - não fornecemos quaisquer dados, pelo que os dados que tinham foram obtidos de forma incorreta, provalvemente ilegal, e sem autorização de processamento e utilização- foram cobradas faturas que, pelos motivos acima indicados são de contrato(s) não válidos.É vergonhoso o que as pessoas são capazes de fazer para conseguir mais uma venda – enganar pessoas de idade, não cumprir com a lei, criar e ativar contratos sem autorização...

Mensagens (7)

Endesa Energia, S.A.

Para: J. F.

26/07/2018

DATA NOT AVAILABLE

J. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

30/07/2018

DATA NOT AVAILABLE

J. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

06/08/2018

Caros Srs,ainda não recebemos a suposta informação que indicam na vossa resposta anterior. Continuamos, assim, sem a resolução desta situação. Houve uma chamada telefonica em que a Sra. Adelina pediu de imediato que me contactassem a mim para o efeito desta reclamação. Não recebi qualquer contacto da vossa parte. Esta situação já se vem a arrastar por bastante tempo. Agradecemos a resolução imediata da situação de acordo com o que ja foi indicado e pedido nos vários contactos sobre o assuntos. Cumprimentos

Endesa Energia, S.A.

Para: J. F.

07/08/2018

DATA NOT AVAILABLE

J. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

08/08/2018

DATA NOT AVAILABLE

J. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

20/08/2018

Caros Srs da Endesa,hoje é dia 20 de Agosto e continuamos sem receber a suposta copia do contrato que indicaram que iam enviar, bem como a confirmação da presente situação de que não há qualquer contrato valido e ativo.Relembro que já foram dadas, da vossa parte, 3 datas para o envio desta correspondencia: 27 de Julho, 3 de Agosto e 7 de Agosto. O envio em qualquer destas datas, a ser verdade, já teria havido tempo de terem chegarem ao destino. Mas não recebemos nada.Quando é que vão, afinal dar resolução a esta situação e enviar os documentos prometidos? Cumprimentos,joana fonseca

J. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

03/09/2018

Caros Srs,continuamos sem receber o contrato e o documento de confirmação de cancelamente. Recebemos uma carta com o valor a pagar, essa chegou. No entanto, não iremos efetuar qualquer pagamento sem:- receber o contrato que supostamente foi assinado, apesar de sob faltas informações- receber o(s) documento(s) de confirmação de cancelamento de toda e qualquer relação com a Endesa- receber um resumo das faturas a que se refere o valor pedido, com o respetivo periodo de faturação e valor associado a cada periodo de faturaçãoVerificámos que algumas das faturas recebidas têm partes de periodo de faturação duplicados, daí o pedido do resumo de faturação. Já passou mais de um mês desde a indicação inicial de que iriam enviar copia do contrato e carta com a confirmação do cancelamento. Até ao dia de hoje - 3 de Setembro nada disto foi recebido.Agradecemos, novamente, que sejam enviados o mai rapidamente possivel, pois queremos fechar este assunto o quanto antes. Cumprimentos,joana fonseca


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