Venho apresentar uma reclamação, em nome da minha mãe, referente à criação de contratos sob falsas informações e sem autorização expressa, bem como a abordagem para conseguir esses ditos contratos junto de uma pessoa de idade que indicou não ser a pessoa responsavel por isso, e com capacidade de compreensão reduzida da situação, que foi enganada devido à informação falsa apresentada pelo comercial da Endesa.A senhora em questão, minha mãe, foi abordada à porta de casa por um comercial da Endesa indicando que era da EDP e que estava a mudar os contadores para começar a pagar menos. A minha mãe indicou a este comercial que não era a pessoa que tratava destes assuntos, pedindo que não fizesse nada até aprovação explicita do meu pai – que não estava presente. O comercial em questão insistiu na assinatura indicando que não podia comparecer no dia em que o meu pai estava disponivel e garantiu à minha mãe que ficaria tudo inativo até irmos à internet colocar a confirmação – coisa que não fizemos – ou seja, não deveria ter sido ativado ou criado qualquer tipo de contrato com a Endesa. Para além disso, descobrimos ontem, ao fazer a reclamação junto do contact center da Endesa que não tinha sido criado um contrato, mas sim 3 (três)! Um deles não foi acionado e os outros dois tinham sido acionados. Tendo em conta que nada foi autorizado para ser acionado, estes contratos nunca deveriam ter avançado – nem sequer tinhamos percebido que haviam mais estes dois contratos ate à reclamação efetuada via telefone junto do contact center da Endesa. Este comercial, utilizando dados que não lhe foram fornecidos pela minha mãe (a suposta contraente) criou assim, não 1 mas 3 contratos sem o conhecimento e autorização expressa da contratante do contrato - que pensava que estava a assinar um troca de contador da EDP). Assim, esta reclamação apresenta várias frentes:- a falsa identificação do comercial e a explicação enganosa fornecida pelo pelo mesmo sobre o motivo da abordagem no momento da assinatura de contrato, em que a contraente pensava que estava a assinar a potencial troca de contador pela EDP e não um contrato com outra empresa que nem sabia que existia- no momento da assinatura foi pedido ao comercial que nada fosse ativado sem a autorização expressa da pessoa que é titular de todas as contas deste genero – o meu pai, que não estava presente. O comercial indicou que nada avançaria sem nós irmos á internet dar autorização: pelos vistos avançaram com 2 contratos, dos quais nem tinhamos conhecimento de terem sido feitos ate a reclamação via telefone para o contact center da Endesa. Nada foi efetuado na internet para autorizar o avanço de qualquer contrato com a Endesa, mas ainda assim, de alguma forma avançaram na mesma - não fornecemos quaisquer dados, pelo que os dados que tinham foram obtidos de forma incorreta, provalvemente ilegal, e sem autorização de processamento e utilização- foram cobradas faturas que, pelos motivos acima indicados são de contrato(s) não válidos.É vergonhoso o que as pessoas são capazes de fazer para conseguir mais uma venda – enganar pessoas de idade, não cumprir com a lei, criar e ativar contratos sem autorização...