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Crédito habitação

Resolvida Pública

Problema identificado:

Financiamento

Reclamação

R. C.

Para: Eurobic

30/09/2024

Exmos. Senhores, (DESCREVER SITUA Boa tarde Venho por este meio expressar o meu total desagrado com o Eurobic no meu processo de crédito habitação. Em maio, foi submetido um pedido de crédito habitação em meu nome através de um intermediário de crédito ( O senhor do Banco ), na qual, a responsável do meu processo era a Cláudia. Na altura quando o pedido foi submetido , uma vez que vivo no estrangeiro, foi enviado os documentos traduzidos certificados por um tradutor juramentado e certificado de um advogado. Tivemos uma resposta positiva por parte da gestora do Eurobic na qual deu o parecer da aprovação da compra do imóvel no valor de 140,000€. No dia 23 de maio de 2024 foi nos dito o seguinte : "A proposta mantêm-se aprovada nos moldes enviados, havendo redução dos valores e mantendo-se a finalidade não haverá necessidade de reapreciação. A proposta de crédito habitação tem um prazo para contratação de 120 dias corridos, com referência à data da aprovação. Assim que encontre o imóvel pretendido, deverá enviar-nos a documentação do novo imóvel bem como a v/ documentação atualizada de modo a procedermos a reapreciação da proposta." Posto isto, parti para a procura de um imóvel, foram 3 meses de pesquisas, visitas, gastos em viagens ( Bruxelas -Lisboa ) e no dia 20 de agosto é feito uma proposta a um imóvel no valor de 138,500€ no qual é aceite pela proprietária. Entro em contato com a intermediária de crédito para avançarmos, no qual no dia 22 de agosto recebo a seguinte mensagem : ver foto em anexo . Foi me pedido para avançar diretamente para avaliação Bancária, pois supostamente a proposta já estava aceite..e assim o fiz, paguei o valor de 232 euros para prosseguir com a avaliação. A avaliação ficou agendada para dia 2 de setembro de 2024. Após a avaliação bancária , na qual cumpriu o valor para os 80% , no dia 5 de setembro a gestora do Eurobic volta a mandar a seguinte mensagem : "Face o tempo decorrido, agradeço a v/ colaboração para envio dos seguintes Documentos atualizados: - Recibos de Vencimento; - Declaração Anual Rendimentos 2023 e respetiva Nota de Liquidação IRS; - Extratos Bancários (3 meses); - Mapa de Responsabilidades atualizado Portugal e Bélgica " No dia 6 de setembro , é enviado os documentos então para a reapreciação da proposta de crédito. Agora vem a parte mais engraçada desta novela com a vossa entidade.. Foi preciso esperar até ao dia 20 de setembro, volta a frisar, desde 6 de setembro até ao dia 20 de setembro, para a gestora do Eurobic de Massamá dizer que afinal precisa da tradução dos documentos enviados recentemente... Em momento algum, desde o primeiro dia ( 23 de maio ) que tal indicação era necessária.. Em momento algum a gestora indicou a necessidade da tradução dos novos documentos..em momento algum essa informação foi passada.. Estamos a falar de cerca de 1000€ para traduzir documentos juramentados e certificados.. Sem falar na demora que leva ( 3 semanas ) . Ou seja, é feito uma proposta a um imóvel, na qual o banco pede para avançar com a avaliação do mesmo no dia 22 de agosto..e exatamente 30 dias depois, a Gestora lembra se que afinal é preciso traduzir documentos????? Como é óbvio, isso não faz sentido nenhum..se tal informação fosse data anteriormente, eu nunca que tinha avançado com o processo. Posto isto, passado 30 dias de espera, claro que a proprietária desistiu do negócio..pois não foi assinado o CPCV . Acabei por perder o negócio devido a atitude de má fé, de faltar com a verdade , e de enganar o cliente por parte do EUROBIC.. Volto a frisar, caso tal informação fosse dita , não teria avançado com a avaliação bancária e nem com o negócio. Está situação foi brincar com a vida das pessoas, tanto comigo como para com o proprietário. Uma vez que não houve negócio, devido a faltar de competência por parte da gestora do Eurobic, exigo a devolução o mais rápido possível do montante da avaliação efetuada. Sinto me completamente enganado, burlado, pelo Eurobic. Foi uma tremenda falta de transparência, de profissionalismo, de má fé..etc etc.. A gestora nunca, mas nunca mencionou a necessidade de uma nova tradução, caso mencionasse, nunca que teria avançado com o processo...foram 4 meses perdidos, isso é mesmo brincar com a vida das pessoas. Espero que o estorno seja feito o quanto antes. Cumprimentos, Rodrigo Cardoso Cumprimentos.

Mensagens (1)

Eurobic

Para: R. C.

10/10/2024

Exmos. Senhores, Boa tarde, Em resposta ao V/ email, datado de 30.set.2024 com a referência em assunto e ao qual dedicámos a melhor atenção, informamos que, face à restrição que decorre do dever de sigilo bancário, não é possível facultar-vos elementos. Não obstante, informamos que foi remetida resposta diretamente à reclamante. Obrigado. Com os melhores cumprimentos, Gabinete de Tratamento de Reclamações Av. António Augusto de Aguiar, nº 132, 3º Piso 1050-020 Lisboa, Portugal eurobicabanca.pt De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 30 de setembro de 2024 14:15 Para: EuroBic - DCAMP - Reclamações EuroBic.Reclamacoes@eurobicabanca.pt Assunto: Crédito habitação Some people who received this message don't often get email from . Learn why this is important ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ ‌ AVISO: A mensagem e eventuais anexos são suscetíveis de conter informação sujeita a sigilo profissional, ao regime legal de proteção de dados pessoais, de direitos de autor ou outro, pelo que a sua divulgação depende de autorização do remetente. As opiniões emitidas não vinculam necessariamente o Banco BIC Português S.A.. No caso de esta mensagem ser recebida com erro ou por destinatários indevidos, solicita-se a sua destruição e subsequente aviso ao remetente da mensagem. É expressamente proibido o uso, a distribuição, a impressão, a cópia ou qualquer outra forma de difusão não autorizada desta mensagem e respetivos anexos. A mensagem pode ter sido intercetada, alterada ou chegar ao seu destinatário num momento posterior ao pretendido e com vírus. O Banco BIC Português S.A. declina qualquer responsabilidade resultante de erros ou falhas que decorram das circunstâncias descritas. WARNING: The message or attachments, if any, may be subject to professional confidentiality, personal data protection, copyright or other legal disclosure restrictions, and, therefore, access by anyone else is subject to the senders authorization. Any views expressed do not necessarily reflect those of Banco BIC Português S.A. If you are not the intended addressee or have received this e-mail in error, please delete it and notify the sender of the message. It is explicitly prohibited the use, distribution, printing, copying or any other form of unauthorized dissemination of this message and respective attachments. The message may have been intercepted, changed, or subject to delay and with virus. Banco BIC Português S.A. does not accept any responsibility or liability for any errors or omissions arising from the circumstances described.


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