Exmos. Senhores,
(DESCREVER SITUA
Boa tarde
Venho por este meio expressar o meu total desagrado com o Eurobic no meu processo de crédito habitação.
Em maio, foi submetido um pedido de crédito habitação em meu nome através de um intermediário de crédito ( O senhor do Banco ), na qual, a responsável do meu processo era a Cláudia.
Na altura quando o pedido foi submetido , uma vez que vivo no estrangeiro, foi enviado os documentos traduzidos certificados por um tradutor juramentado e certificado de um advogado.
Tivemos uma resposta positiva por parte da gestora do Eurobic na qual deu o parecer da aprovação da compra do imóvel no valor de 140,000€.
No dia 23 de maio de 2024 foi nos dito o seguinte :
"A proposta mantêm-se aprovada nos moldes enviados, havendo redução dos valores e mantendo-se a finalidade não haverá necessidade de reapreciação.
A proposta de crédito habitação tem um prazo para contratação de 120 dias corridos, com referência à data da aprovação.
Assim que encontre o imóvel pretendido, deverá enviar-nos a documentação do novo imóvel bem como a v/ documentação atualizada de modo a procedermos a reapreciação da proposta."
Posto isto, parti para a procura de um imóvel, foram 3 meses de pesquisas, visitas, gastos em viagens ( Bruxelas -Lisboa ) e no dia 20 de agosto é feito uma proposta a um imóvel no valor de 138,500€ no qual é aceite pela proprietária. Entro em contato com a intermediária de crédito para avançarmos, no qual no dia 22 de agosto recebo a seguinte mensagem : ver foto em anexo .
Foi me pedido para avançar diretamente para avaliação Bancária, pois supostamente a proposta já estava aceite..e assim o fiz, paguei o valor de 232 euros para prosseguir com a avaliação.
A avaliação ficou agendada para dia 2 de setembro de 2024.
Após a avaliação bancária , na qual cumpriu o valor para os 80% , no dia 5 de setembro a gestora do Eurobic volta a mandar a seguinte mensagem :
"Face o tempo decorrido, agradeço a v/ colaboração para envio dos seguintes Documentos atualizados:
- Recibos de Vencimento;
- Declaração Anual Rendimentos 2023 e respetiva Nota de Liquidação IRS;
- Extratos Bancários (3 meses);
- Mapa de Responsabilidades atualizado Portugal e Bélgica "
No dia 6 de setembro , é enviado os documentos então para a reapreciação da proposta de crédito.
Agora vem a parte mais engraçada desta novela com a vossa entidade..
Foi preciso esperar até ao dia 20 de setembro, volta a frisar, desde 6 de setembro até ao dia 20 de setembro, para a gestora do Eurobic de Massamá dizer que afinal precisa da tradução dos documentos enviados recentemente...
Em momento algum, desde o primeiro dia ( 23 de maio ) que tal indicação era necessária..
Em momento algum a gestora indicou a necessidade da tradução dos novos documentos..em momento algum essa informação foi passada..
Estamos a falar de cerca de 1000€ para traduzir documentos juramentados e certificados..
Sem falar na demora que leva ( 3 semanas ) .
Ou seja, é feito uma proposta a um imóvel, na qual o banco pede para avançar com a avaliação do mesmo no dia 22 de agosto..e exatamente 30 dias depois, a Gestora lembra se que afinal é preciso traduzir documentos?????
Como é óbvio, isso não faz sentido nenhum..se tal informação fosse data anteriormente, eu nunca que tinha avançado com o processo.
Posto isto, passado 30 dias de espera, claro que a proprietária desistiu do negócio..pois não foi assinado o CPCV .
Acabei por perder o negócio devido a atitude de má fé, de faltar com a verdade , e de enganar o cliente por parte do EUROBIC..
Volto a frisar, caso tal informação fosse dita , não teria avançado com a avaliação bancária e nem com o negócio.
Está situação foi brincar com a vida das pessoas, tanto comigo como para com o proprietário.
Uma vez que não houve negócio, devido a faltar de competência por parte da gestora do Eurobic, exigo a devolução o mais rápido possível do montante da avaliação efetuada.
Sinto me completamente enganado, burlado, pelo Eurobic.
Foi uma tremenda falta de transparência, de profissionalismo, de má fé..etc etc.. A gestora nunca, mas nunca mencionou a necessidade de uma nova tradução, caso mencionasse, nunca que teria avançado com o processo...foram 4 meses perdidos, isso é mesmo brincar com a vida das pessoas.
Espero que o estorno seja feito o quanto antes.
Cumprimentos,
Rodrigo Cardoso
Cumprimentos.