back

Cozinhas - Inexistência de Garantia de 25 anos

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. G.

Para: IKEA

01/01/0001

Exmos. Senhores,Em 30/12/2007, adquiri a minha cozinha no Ikea, tendo sido instalada em janeiro de 2008.À data, a estrutura de cozinhas comercializada, denomiva-se FAKTUM, a qual foi entretanto descontinuada.A cozinha foi adquirida, com base num conjunto de fatores criticos de sucesso, desde logo a relação qualidade/preço, sendo que o facto de todas as cozinhas prestarem garantia de 25 anos, conferia toda a segurança a esta escolha pela cozinha do Ikea.Os materiais escolhidos foram o APPLAD (cor branca) e o RUBRIK (cor preta), para além de diversos eletrodomésticos, como placa e forno.O material RUBRIK encontra-se em perfeitas condições. Já o APPLAD, encontra-se bastante danificado, sem que haja qualquer explicação para o seu estado de conservação.Em 2015, tomámos conhecimento da descontinuidade das cozinhas FAKTUM, o que muito nos preocupou por termos considerado que isso seria um impeditivo à apresentação de reclamação, no sentido de accionar a garantia. Ainda assim, em julho de 2015, contactámos telefonicamente o serviço pós venda do Ikea, que nos prestou imoportantes informações. A primeira delas, foi a de que não obstante o sistema se encontrar descontinuado, tal não impede a sua substituição, por estar em curso um periodo de transição entre os dois sistemas de estrutura de cozinhas, sendo, ainda, possivel a substituição de anteriores materiais.Foi-nos, igualmente, transmitido que o material APPLAD, se tinha revelado um material de fraca qualidade e objeto de outras queixas e/ou reclamações. Por fim, foi dada a indicação do procedimento para abrir um processo de reclamação.Neste contexto, dirigimo-nos pessoalmente ao serviço pós-venda do Ikea, onde, após algumas formalidades, designadamente a confirmação da fatura e dados pessoais, foi criado o Processo Nº 2750642, no âmbito do qual, deveriamos apresentar algumas fotografias do estado atual da cozinha para uma primeira aperciação técnica.Tal foi feito, no dia 28/07/2015, tendo sido remetidas àquele serviço, as fotos que se anexam (tiradas por telemóvel).E em sequência, foi realizada uma visita, em 13/08/2015,por um técnico, em prinicipio, devidamente credenciado para o efeito, o qual conclui que o estado de degradação generalizado do material APPLAD (o material dominante na cozinha que foi instalada), se deve a razões de mau uso, designadamente a utilização de certos produtos de limpeza mais abrasivos e/ou excesso de água, tendo sido produzido o relatório que se anexa, no sentido da não substituição do material em apreço.Ora, entendemos que tais conclusões são inaceitáveis, e consideramos que a garantia de 25 anos, tão anunciada nos meios de divulgação utilizados pelo Ikea, não passa de um argumento de venda sem qualquer correspondência com a realidade, tal como demonstra o estado atual da nossa cozinha, passados 8 anos desde a instalação. Com efeito, relativamente ao argumento do contacto com a água, endendemos que a água não será um elemento estranho numa cozinha, principalmente na zona do lava-loiças. Todavia, verificam-se danos em cantos de portas e gavetas, em zonas bastante distantes da área do lava-loiça, pelo que a degradação também não poderá explicar-se através do contacto com água.Relativamente ao uso de certos produtos de limpeza, aquando da aquisição da cozinha, não foi referido, no âmbito da garantia, quais os produtos de limpeza que não poderiam ser utilizados por danificarem o material. Não obstante, assegura-se que, mesmo desconhecendo o conceito de produtos eventualmente abrasivos, os utilizados ao longo destes 8 anos, foram sempre os produtos espeficicamente dirigidos para a limpeza de cozinhas, nunca tendo sido utilizado, por exemplo, qualquer tipo de lixivia. Acresce, que as superficies (armários) superiores, para além de não terem contacto com a água da torneira, também não são limpas com a mesma frequência, uma vez que não cosntituem uma zona de trabalho. No entanto, o material apersenta-se amarelado e degradado, com os cantos danificados.Assim sendo, discorda-se integralmente do conteúdo e conclusões do relatório elaborado pelo Ikea.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.