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Corte de Serviço de eletricidade

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

G. F.

Para: Endesa Energia, S.A.

17/08/2024

Exmos. Senhores, Por esquecimento deixei passar o prazo de pagamento de uma fatura de Endesa. recebi um aviso de corte com data-limite de pagamento até 19 de Agosto. Como nessa altura do aviso me encontrava de férias, resolvi deixar o pagamento para fazer assim que chegasse a casa. Cheguei a casa no dia 11 de Agosto já tarde. Para minha admiração no dia 12 de Agosto, segunda-feira, pelas 9:42 H da manhã, 7 dias antes do prazo final do aviso de corte, a eletricidade foi-me cortada. Reclamei à referida fornecedora (porque ainda estava dentro do prazo de pagamento estipulado) e o que me disseram é que a fatura estava vencida e tiveram de fazer o corte quando perguntei se por lei não deviam primeiro fazer a redução de potência em vez de corte, a resposta foi para telefonar para a E-REDES, porque isso não era um problema deles. Estes procedimentos não me parecem legais, contudo deixo para vossa análise. Convém informar, ainda, que só tinha essa fatura em atraso e pretendia efetuar o se pagamento no dia 12 ou 13, bem antes do prazo final de aviso de corte. Como não gostei da atitude, nem da maneira como fui atendido pelos serviços da Endesa (com arrogância e falta de profissionalismo), já estou a trocar de empresa fornecedora de eletricidade. Contudo alguém por direito devia colocar estes senhores na ordem, porque isto é uma vergonha! Eles fazem o que querem!

Mensagens (1)

Endesa Energia, S.A.

Para: G. F.

21/08/2024

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-21129159Refª DECO: 10803063Assunto: Exposição apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Guiomar FerreiraExmos. Senhores,Acusamos a receção da reclamação apresentada pelo(a) Exmo(a). Senhor(a) Guiomar Ferreira a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-21129159.No seguimento da exposição efetuada, informámos o(a) Exmo(a). Senhor(a) Guiomar Ferreira que existindo dívida vencida e pendente de liquidação, nos termos dos artigos 79.º e 80.º do Regulamento de Relações Comerciais do setor elétrico e gás natural, a potência da sua habitação pode ser reduzida para 1,15 kVA decorridos 5 dias da emissão do pré-aviso de interrupção do fornecimento de energia. Facto do qual foi notificado no pré-aviso de interrupção n.º 4334824 emitido no dia 2024-07-25.A redução de potência manter-se-á ou poderá evoluir para interrupção total do fornecimento de energia caso não haja efetiva liquidação dos montantes totais em dívida.Mais informamos que, o restabelecimento da potência foi efetuado no dia 12-08-2024.Atendendo ao que se expõe, consideramos que a redução de potência do seu local de consumo, originada pelo incumprimento do prazo limite de pagamento constante das suas faturas, cumpriu todos os critérios legais estabelecidos.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito o(a) Exmo(a). Senhor(a) Guiomar Ferreira, a 21 de agosto de 2024.Lembre-se que estamos à sua inteira disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas adicionais. Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22hDe: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt em nome de Enviado: 17 de agosto de 2024 10:15Para: RECLAMAÇÕES PORTUGAL Reclamacoes.Portugal@endesa.esAssunto: Corte de Serviço de eletricidade ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌


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