Boa tarde
Estou a contactar-vos na sequência de uma série de acontecimentos relacionados com o meu último contrato com a Vodafone.
O meu nome é Inês Braceiro e o meu número de cliente é 314027545.
Tinha um contrato de 2 anos com a Vodafone, que cessou a 31 de agosto deste ano(segue anexado o contrato). A Vodafone entrou em contacto comigo para saber se queria renovar o contrato, e eu informei que ia mudar de casa e que desejava renovar. Recebi inclusive uma proposta de adesão. No entanto, não aceitei essa proposta e o meu colega de casa fez um novo contrato com a Vodafone por outro meio.
Quando o novo router foi instalado, tivemos a cortesia de devolver o router antigo, apesar de ninguém ter informado que isso seria necessário. Quando fui entregar o router (segue anexo), ninguém me disse mais nada sobre o contrato.
Apesar disso, comecei a receber várias mensagens com faturas, tendo pago o valor correspondente ao mês de setembro, embora já não estivesse a usufruir do serviço. Após receber essas faturas, liguei à Vodafone para esclarecer a situação, sendo informada de que o contrato deveria ter sido cessado. No entanto, nunca fui informada sobre tal e, por isso, desloquei me imediatamente a uma loja para cessar o contrato (segue anexo). Mais uma vez, ninguém me alertou para qualquer outro procedimento.
Recebi posteriormente uma mensagem a pedir que indicasse uma data para devolver o router. Não respondi, pois a mensagem indicava que deveria ignorá-la caso já tivesse efetuado a devolução.
No final de dezembro e janeiro, fui contactada para comunicar que tinha um pagamento de 360€ em atraso. Questionei este valor e expliquei a situação, enviando os documentos relativos à cessação do contrato e à devolução do router por email. O assistente informou-me que a situação seria averiguada.
Alguns dias depois, ligaram novamente para me informar que o valor foi reduzido para 60€, referente aos meses de outubro, novembro e dezembro. No entanto, respondi que não faria o pagamento, uma vez que não faz sentido pagar por um serviço que já não tenho desde setembro.
Após essa comunicação, continuaram a ligar-me repetidamente, e já informei que não efetuarei o pagamento. Inclusive, estou a formalizar uma queixa junto da Deco Proteste devido ao constrangimento causado por esta situação.
Gostaria de comunicar, por meio desta, que não efetuarei qualquer pagamento e peço que cessem os contactos relacionados a este assunto. É inadmissível que tenha sido tentada uma cobrança indevida de um valor sem fundamento, referente a um serviço que não utilizo desde setembro.
Além disso, constatei que a Vodafone não disponibiliza um livro de reclamações online, limitando-se a um fórum onde vários clientes relatam problemas idênticos ao meu, incluindo a questão do pedido de devolução do router mesmo após este já ter sido entregue, e a cobrança indevida de faturas após a cessação do contrato. A falta de um canal adequado para apresentar reclamações é inaceitável e prejudica a transparência e o direito dos consumidores.
Peço que regularizem esta situação o mais rapidamente possível. Aguardo uma resposta.
Cumprimentos,
Inês Braceiro