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Contador alegadamente desselado -

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

H. O.

Para: E-Redes

18/03/2023

No dia 29/11/2022 foi efetuada a substituição do contador CPE PT0002000001614111QC presente na minha propriedade. Acompanhei o técnico da E-Redes nos trabalhos de substituição que, no momento, não me advertiu para qualquer questão. Decorreu tudo de acordo com o esperado, o que se teria vindo a confirmar através de um mail da E-Redes emitido nesse mesmo dia. Surpreendentemente e sem que nada o fizesse esperar recebi, via correio, uma notificação da E-Redes no dia 10/03/2023 (data de emissão de dia 1/03/2023) para proceder ao pagamento de 3,058.32€ alegadamente devido ao contador encontrar-se desselado aquando da visita do técnico. É ainda referido que o valor devido apurado refere-se ‘à eletricidade consumida e não registada no período de 29/11/2019 e 28/11/2022 e aos encargos com a correção da situação’.Venho, desta forma, contestar veementemente tanto o conteúdo como a forma desta notificação.Em primeiro lugar esclarecer que o contador em causa encontra-se no local há cerca de 40 anos nunca tendo sido manipulado por ninguém da nossa parte. Não tenho conhecimentos técnicos para aferir o estado do selo do contador. Por outro lado, o contador foi regularmente e ao longo de todos estes anos visitado por técnicos vossos (atualmente E-Redes, anteriormente EDP distribuição), técnicos esses que deveriam ter esse conhecimento técnico para me alertarem para a situação e nunca o fizeram. Dito isto, assumindo que o contador estaria desselado no momento da visita do vosso técnico no dia 29/11/2022 desconheço em absoluto quando terá ocorrido essa fraude: a) se anteriormente à visita desse mesmo técnico e, nesse caso significará que sempre que os vossos técnicos consultaram o contador para leituras, não se terão apercebido ou terão ignorado ou se b) no momento da visita do vosso técnico para mudança do contador. Questiono-me porque razão o técnico não me referiu nada acerca do assunto estando eu a acompanhá-lo. Também na emissão de notificação da alteração do contador nada foi referido, o que é surpreendente.Quanto aos valores apurados, a E-Redes tem em sua posse o histórico de faturação da eletricidade pelo que facilmente poderá verificar que, a média de eletricidade paga após o contador digital (61.55€ jan2022-fev2023) é muito aproximada à média dos valores anteriores ao contador digital (58.83€ jul2022-nov2022), considerando o aumento dos custos de eletricidade. Este facto prova que não houve consumo indevido de eletricidade com o contador analógico porque se isso tivesse acontecido os valores atuais teriam que ser muito superiores. Parece-me óbvio que isto significa que a fraude não está deste lado. Exposto isto solicito ainda os detalhes para a estimativa do valor apurado a pagamento para os três anos que a legislação prevê. Sendo que sempre esteve pago um valor muito aproximado ao que atualmente se está a pagar, como é possível chegar ao valor apurado de 3,058.32€?Recuso-me, desta forma, a liquidar com a urgência solicitada pela E-Redes um valor apurado indevido e uma fraude identificada que constitui uma falácia ofensiva para o consumidor.


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