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Conta Bloqueada e Impossibilidade de Atualizar Número de Telemóvel — Urgente Intervenção Necessária

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Conta Bancária

Reclamação

W. D.

Para: Caixa Geral de Depósitos

15/07/2025

Conta Bloqueada e Impossibilidade de Atualizar Número de Telemóvel — Urgente Intervenção Necessária RESUMO DOS PROBLEMAS Estou escrevendo do Brasil e estou a trabalhar aqui por dois anos até o fim do 2026.. Há seis meses que tento alterar o meu número de telemóvel (Problema 1), mas neste momento nem sequer consigo utilizar a aplicação da CGD no meu telemóvel para aceder à minha conta bancária, pois o meu contrato/conta foi bloqueado (Problema 2). Minha agência bancária é CGD da Universidade de Lisboa, mas tenho uma casa em Sintra. RESOLUÇÃO PRETENDIDA Estou desesperado por falar com alguém que desbloqueie o meu contrato/conta (Problema 1) e que atualize o número de telemóvel associado à minha conta para o meu número brasileiro (Problema 2). Solicito que um funcionário da CGD me telefone para resolver estes dois assuntos. Tenho contas que preciso de pagar e não o posso fazer sem ter acesso completo à minha conta na CGD. PROBLEMA 1 Sempre que viajei para o estrangeiro — Austrália, Nova Zelândia e Estados Unidos — nunca consegui aceder à minha conta bancária nem resolver problemas com a CGD por telefone, porque, supostamente, o banco precisa de me enviar um código para que se possa tratar do assunto. Em novembro de 2024, já sabia que me iria mudar para o Brasil e que precisaria de alterar o meu número de telemóvel português para um número brasileiro. Um funcionário da agência da CGD na Universidade de Lisboa informou-me de que deveria preparar uma procuração. Paguei 25€ para obter essa procuração, para que a minha enteada pudesse comunicar o novo número de telemóvel brasileiro ao banco depois da minha chegada ao Brasil. Contudo, em janeiro de 2025, quando a minha enteada se dirigiu à agência da CGD em Sintra, uma funcionária disse-lhe que o banco precisava de ficar com uma cópia da procuração. Assim, paguei mais 25€ para que a minha enteada obtivesse uma nova cópia da procuração. No entanto, quando voltou à mesma agência em Sintra, a funcionária informou que não podia aceitar a procuração e que eu teria de preencher um formulário específico (Pedido de associação de telemóvel ao SMS Token para o Serviço Caixadirecta) para solicitar a alteração e conseguir aceder à conta com o número de telemóvel brasileiro. A minha enteada enviou-me esse formulário, datado de 11 de fevereiro de 2025, que só recebi no Brasil em abril de 2025. No dia 17 de abril de 2025, assinei o formulário e paguei o equivalente a 50€ pela Apostila de Haia. No dia 24 de abril de 2025, enviei o pedido com a Apostila de Haia (cinco páginas) para a CGD. Fui informado, através do serviço de rastreio, de que o banco recebeu o meu pedido no dia 13 de maio de 2025. Hoje, 15 de julho de 2025, o número de telefone associado à minha conta na CGD continua sem ser alterado para o meu número brasileiro. Já telefonei para a CGD muitas vezes e, em cada chamada, dizem-me algo diferente: que tenho de esperar mais tempo, que não podem passar a chamada para o balcão porque está ocupado, que vão enviar uma mensagem para a agência a pedir a alteração do número, ou que será enviada uma mensagem a indicar que o assunto é urgente. No entanto, passados dois meses, o número continua por alterar. PROBLEMA 2 Pelo menos até à semana passada, ainda conseguia aceder aos dados da minha conta através da aplicação da CGD. Mas, esta semana, ao tentar aceder à conta, apareceu uma mensagem a indicar que precisava de criar uma nova palavra-passe com oito dígitos. Criei essa nova palavra-passe, mas não consegui entrar na conta nem com a nova palavra-passe de oito dígitos, nem com a original de seis dígitos. Ao fim de três tentativas falhadas, o meu contrato/conta foi bloqueado. Neste momento, nem sequer consigo utilizar a aplicação da CGD no telemóvel para aceder à minha conta bancária.


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