back

Consumo irregular de energia

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

D. G.

Para: E-Redes

11/10/2023

Fui notificado por carta com data de emissão de 2023-09-08 pela E-Redes com seguinte conteúdo:• Cobrança de 880,06€, alegadamente devido a um consumo irregular de energia eléctrica decorrente de actuação indevida no contador, referindo que tal decorria de uma auditoria técnica à minha instalação em 07-03-2023, conforme descrito no auto de vistoria. Referem como observações/comentários ao auto que o meu contador apresentava a “Tampa de bornes desselada”• Não tenho conhecimento nem capacidade técnica para intervir nestes equipamentos• Se por outro lado havia problema no contador antigo, e este era visível pela EDP, questiono porque razão só surgiu agora esta questão• Como solicitado pela EDP foi feita a comunicação da contagem sempre que possível• Solicitei que me fosse enviada prova de auto de vistoria ao meu contador à data inicial do contrato para com a EDP, para que eu pudesse verificar que nessa data o contador se encontrava conforme, o que não aconteceu• Solicitei prova Documental (fotografia com data) dos factos mencionados no auto de vistoria anexo ao processo, sendo que a fotografia enviada não apresenta número identificativo de contador, nem é fotografia integral do contador, não tendo assim prova alguma que o contador estava desselado• O valor solicitado diz respeito ao período de “07.03.2020 a 06.03.2023”, uma vez que este período foi justificado sendo “a data de inicio de cálculo determina com base na última vistoria ao equipamento de contagem onde não foi detectada qualquer anomalia ou a data a partir do qual, e com base nos históricos recolhidos, foi detectada uma variação ao padrão de consumo”, e uma vez que desde o inicio do contrato não houve qualquer variação de consumo solicitei prova documental do auto de vistoria e fotografia da vistoria efectuada ao contador à data de 07 de Março de 2020, em resposta a esta questão indicaram que este período foi determinado de acordo com a regulamentação em vigor, no máximo três anos anteriores. • Após reclamação indicam que o consumo aumentou consideravelmente após a intervenção do contador (passou de 1.49kWh para 6.25kWh, consumo médio diário), o que de facto se verificou, o que a meu ver pensei estar relacionado com alguma avaria do contador que estava na habitação antes da substituição, o qual penso não ser da minha responsabilidade.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.