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Comunicação indevida e intimidação por parte da NOWO

Resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

P. P.

Para: Nowo

27/06/2025

Exmos. Senhores, Venho por este meio apresentar uma reclamação formal contra a operadora NOWO. Recebi um aviso de suspensão de serviços referente à fatura R06074934, associada ao Cliente nº 23694185, antes mesmo de ultrapassado o prazo legal de pagamento da fatura. De acordo com a legislação em vigor, o consumidor tem um prazo mínimo de 30 dias após a emissão da fatura para proceder ao pagamento. No entanto, a NOWO enviou este aviso num tom intimidatório, apesar de ainda me encontrar dentro do prazo legal para pagamento. Esta prática é abusiva e coloca o consumidor sob pressão desnecessária. Operadoras concorrentes como a NOS, MEO e Vodafone não recorrem a este tipo de conduta junto aos seus clientes, preservando a confiança e o respeito mútuo. A atitude da NOWO fere princípios básicos da boa-fé contratual e da proteção ao consumidor, podendo ser enquadrada como prática comercial agressiva. Solicito à DECO PROTESTE que analise este caso e intervenha junto da empresa para que esta reveja os seus procedimentos e cesse com este tipo de comunicação antes do prazo legal. Cumprimentos.

Mensagens (1)

Nowo

Para: P. P.

03/07/2025

Boa tarde Sr. Piero, No seguimento da reclamação apresentada através do Portal da Deco, menciona o incómodo de rececionar avisos de suspensão de serviços indicando que ainda se encontra dentro da data-limite para o pagamento da fatura. Informamos que a fatura da NOWO é emitida de igual forma para todos os clientes, no início de cada mês, sendo que a regularização das mesmas deverá ser efetuada mensalmente, até à data-limite de pagamento que nelas constam. No sentido de não ocorrer a suspensão dos serviços ou corte por falta de pagamento, bem como os custos associados pelo atraso na liquidação da fatura, quando é emitida uma fatura e a anterior ainda se encontra por regularizar, é gerado automaticamente pelo sistema de alertas, o aviso de suspensão e é necessário que seja respeitada a data-limite de pagamento da segunda fatura. Caso o pagamento do valor total não dê entrada até essa data, ocorre a suspensão dos serviços, assim como à emissão de uma terceira fatura, sem ser realizado o devido pagamento, é efetuado o corte dos serviços. Importa esclarecer, que a NOWO pode suspender total ou parcialmente a prestação de qualquer serviço de comunicações eletrónicas que seja consumidor, em caso de não pagamento da(s) respetiva(s) fatura(s). Caso pretenda regularizar a fatura R06074934 de junho de 2025, colocamos ao seu dispor os dados para pagamento: Entidade 20936 Referência: 002369418 Montante: 31,00 EUR Agradecemos a sua compreensão e permanecemos ao seu dispor. Se necessitar de informação adicional sobre esta ou qualquer outra situação, não hesite em contactar-nos através dos meios disponíveis emnowo.pt/contactos/ Com os melhores cumprimentos, Equipa de Suporte ao Cliente 27-06-2025 17:15:53 - : From Date27-06-2025 17:15:53To customerservice.portais@nowo.pt customerservice.portais@nowo.pt CcReply to SubjectComunicação indevida e intimidaçãopor parte da NOWO Comunicação indevida e intimidação por parte da NOWO ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ AVISO - Esta mensagem e quaisquer documentos anexos seus podem conter informação confidencial sujeita a sigilo profissional para uso exclusivo do(s) seu(s) destinatário(s). Cabe ao destinatário assegurar a verificação da existência de vírus ou erros, uma vez que a informação contida pode ser intercetada ou corrompida. Se não for o destinatário, não deverá usar, distribuir ou copiar este e-mail, devendo proceder à sua eliminação e informar o emissor. É estritamente proibido o uso, a distribuição, cópia ou qualquer forma de disseminação não autorizada do conteúdo desta mensagem. DISCLAIMER – This message, as well as any attachments to it, may contain confidential information for exclusive use of the intended recipients. The recipients are responsible for the verification of the existence of viruses or errors, since the information transmitted could have been intercepted or in any way corrupted. If you´re not the intended recipient, you cannot use, distribute or copy this message, and you should destroy it and inform the originator of it. It´s strictly prohibited the use, distribution copy or any other form of unauthorized dissemination of this message´s content.


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