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Cofidis - Crédito ativado com base em informação falsa – pedido de compensação

Resolvida Pública

Problema identificado:

Resolução do serviço

Reclamação

G. C.

Para: Cofidis

21/07/2025

Exmos. Senhores, Após várias tentativas de resolução amigável do vosso erro, e sem obter resposta e solução, venho deixar aqui a minha reclamação por inteiro, como fornecida no portal da queixa, enquanto únicas respostas que eu obtive foi que enviaram-me um e-mail e encerravam a queixa. Pois agora e como informado anteriormente, avançarei com os meus direitos. Deixo abaixo todo o tema apresentado no portal da queixa: Data - 03/07/2025 "Venho apresentar uma reclamação formal contra a Cofidis em conjunto com a clínica Smile Up, após ter sido vítima de ativação de crédito com base em informação falsa e colocação indevida do meu nome em incumprimento no Banco de Portugal. Em junho de 2025, foi-me ativado um crédito de 850€, após a Smile Up garantir falsamente que havia parceria com o meu seguro (Vodafone Health Care). Após descobrir que era mentira, solicitei o cancelamento imediato do crédito, ainda antes da fatura ser emitida. A Smile Up demorou semanas a enviar a nota de crédito e a devolução do valor, e mesmo assim, a Cofidis colocou o meu nome em incumprimento com apenas uma fatura em aberto. Esta inclusão abusiva pode comprometer o meu acesso ao Crédito Jovem para Habitação, um direito que é vital para garantir estabilidade à minha família." Data - 04/07/2025 "Boa tarde, Para a minha surpresa recebo hoje NOVAMENTE uma mensagem de cobrança agora com duas prestações em atraso o que significa que de nada serviu e que não assumiram ainda o retorno do valor realizado pela Smile.UP. Aguardo resposta célere e resolução." Resposta 07/07/2025 da Cofidis "Cara Giovana Silva Gusmão Brito Cunha, No seguimento do pedido de revogação junto da clínica Smile Up , confirmamos que a mesma já procedeu devolução do valor para a Cofidis e já enviamos essa informação via email. A central de responsabilidades será atualizada com esta informação. Cumprimentos" Data 08/07/2025 "Boa tarde, Que está resolvida, finalmente, porém ainda não tenho resposta a minha primeira reclamação e a vossa resposta não é uma solução para os danos morais e financeiros causados. Como mencionei anteriormente, o vosso comunicado indevido ao banco de Portugal acarretou prejuízos irreparáveis por pelo menos 5 anos do meu futuro, onde planos e expectativas estavam a ser concretizados e por vossa causa já não poderão ser. Desta forma ainda aguardo uma resposta que vá de encontro a minha primeira reclamação lembrando que o prazo que vos forneci antes de avançar para os meios judiciais competentes como julgado de paz está bem próximo. Desta forma, novamente peço que repensem nas vossas respostas e resoluções. Atenciosamente, Giovana Gusmão" Resposta 10/07/2025 - Cofidis "Cara Giovana Cunha , Agradecemos o tempo que aguardou para podermos analisar a sua reclamação. Respondemos por e-mail no dia 10/07/2025. Se até ao dia 14 não nos indicar nada em contrário, consideraremos a reclamação como Resolvida. Cumprimentos" 12/07/2025 "Boa noite, Não tenho qualquer e-mail vosso e nenhuma resolução. Essa reclamação não será encerrada e sim mantida aberta e reaberta quantas vezes eu considerar necessário até que resolvam os problemas que me causaram. Desta forma, e para que todos saibam inclusive como tratam os vossos clientes, para além de me enviarem e-mail peço que também anexem o mesmo aqui. Que seja uma revelação para todos aqueles que recorrem a vossa empresa a procura de soluções e saem com parte da vida estragada. Aguardo resposta imediata sendo que o prazo para negociação já se encontra a findar. Atenciosamente, Giovana Gusmão" Resposta 14/07/2025 - Cofidis "Cara Giovana Cunha , O email foi reenviado para o email que consta no seu processo e que facultou neste registo. Cumprimentos" 14/07/2025 "Boa tarde, Voltei a verificar o e-mail e não tenho nenhum e-mail vosso, nem na caixa de spam, nem em correio eletrónico não solicitado, nem e-mail bloqueado, nem em geral e outros assuntos. Desta forma, ainda aguardo o e-mail da vossa parte e volto a repetir que esta reclamação será aberta quantas vezes eu achar necessário até que o assunto fique realmente resolvido. Não se encontra resolvido, começo a perder a paciência , deixo abaixo apenas um lembrete de algumas das leis na qual estão a infringir. Caso não pretendam resolver de maneira correta, procederei com abertura de queixa e encaminhamento com base nas seguintes alíneas. Código Civil - Artigo 483.º - Colocaram-me em situação de incumprimento no Banco de Portugal com apenas uma fatura em aberto na qual tinham a informação de que a mesma não estava válida por informações falsas. RGICSF - Artigo 78.º - As instituições só podem reportar ao Banco de Portugal (BdP) com base sólida e verdadeira. Sendo a colocação dessa informação considerada abuso, principalmente com base em informações falsas. Carta de Direitos dos Consumidores (Lei n.º 24/96) - Na qual deveria ser avisado com antecedência a comunicação ao Banco de Portugal, aviso este que não aconteceu. Caso seja necessário vos elucidar quanto a necessidade de indemnização por danos morais e financeiros irreparáveis nos próximos 5 anos, também poderei fazê-lo. Penso que agora estão perante a informações que realmente possa vos despertar verdadeiro interesse já que se encontram motivados pelo dinheiro, infringindo inclusive ao artigo 252.º do Código Civil - vicio de vontade, e não pela preocupação em resolver situação erradas em que colocam os vossos clientes." Até hoje sem resposta e sem seguimento.

Mensagens (1)

Cofidis

Para: G. C.

23/07/2025

Cara Giovana Cunha, Esperamos que se encontre bem. Tomámos conhecimento da sua reclamação via DECO PROTeste, neste seguimento, voltamos a clarificar que: O contrato de crédito foi revogado, conforme comunicação enviada no passado dia 4 de julho. Recordamos que o contrato celebrado com a Cofidis foi aceite em 22 de abril de 2025. O pedido de revogação foi recebido no dia 19 de maio de 2025, já fora do prazo legal para revogação. Não obstante, assim que recebemos o seu pedido, encaminhámo-lo para o parceiro SMILE UP. Ocorreram os vencimentos das mensalidades referentes aos meses de maio e junho, sem terem sido realizados os respetivos pagamentos, pelo que foi efetuada a comunicação ao Banco de Portugal. A revogação do contrato só é efetivada após a devolução do financiamento do parceiro para a Cofidis, situação que ocorreu no dia 4 de julho. Compreendemos o seu desagrado, mas, uma vez que o pedido foi efetuado fora do prazo legal, a Cofidis não pode revogar unilateralmente o contrato. Informamos que, nesta data, o financiamento foi devolvido pelo parceiro à Cofidis, o contrato foi terminado e foi efetuada a respetiva correção na Central de Responsabilidades do Banco de Portugal. Caso seja útil podemos passar-lhe uma declaração em como o contrato foi anulado e as comunicações decorrentes do valor vencido devido à demora na anulação, tendo em conta os procedimentos instituídos, foram devidamente retificadas. Compreendemos o seu desagrado na demora da anulação e na consequência da mesma, embora já esteja tudo retificado inclusive na Central de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal, mas, tal como já indicado pelos vários canais, tendo sido uma anulação fora do prazo legal (14 dias calendário após a data da celebração do contrato - 22-04-2025), a Cofidis não pode revogar de forma unilateral, só quando o parceiro, procede à devolução da verba financiada e que lhe é transferida. Agora, se pediu a revogação no prazo legal na clínica e foram eles que não trataram atempadamente, então deve ser a eles que deve dirigir a sua reclamação e exigir respostas concretas e/ou apresentar queixa contra a clínica de modo a ser apurado o que refere sobre informações falsas, que a Cofidis não analise do pedido não tem como identificar, tais como indica: “após a Smile Up garantir falsamente que havia parceria com o meu seguro (Vodafone Health Care). Após descobrir que era mentira, solicitei o cancelamento imediato do crédito, ainda antes da fatura ser emitida” Ao dispor. Cumprimentos, Susana Matoseiro Provedor do Cliente Direção de Transformação Estratégica, Sustentabilidade e Qualidade +351217611 890 www.cofidis.pt Cofidis Portugal, Edifício Natura Towers, Rua Frederico George, Nº37 1649-070 Lisboa De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 21 de julho de 2025 02:01 Para: provedordocliente provedordocliente@cofidis.pt Assunto: Cofidis - Crédito ativado com base em informação falsa – pedido de compensação ‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌ *********************************************************************************************** Este e-mail, incluindo os seus anexos, é confidencial e dirige-se exclusivamente ao(s) destinatário(s) indicado(s). Se recebeu este e-mail por engano, solicitamos o favor de notificar imediatamente o remetente, assim como a eliminação imediata do mesmo. Qualquer modificação não autorizada, edição, difusão ou utilização é proibida. O remetente não poderá ser responsabilizado por este e-mail, se o mesmo tiver sido modificado, alterado, falsificado, infectado por um vírus ou mesmo editado ou divulgado sem autorização. *********************************************************************************************** *********************************************************************************************** This message and any attachments are confidential and intended for the named addressee(s) only. If you have received this message in error, please notify immediately the sender, then delete the message. Any unauthorized modification, edition, use or dissemination is prohibited. The sender shall not be liable for this message if it has been modified, altered, falsified, infected by a virus or even edited or disseminated without authorization. ***********************************************************************************************

Assistência solicitada 24 julho 2025

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