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Cobranças Indevidas Cartão Universo

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

V. V.

Para: Sonae

07/05/2021

No dia 9 de Fevereiro efectuei amortização do cartão Universo no valor de 2907.89€, por referência multibanco que sempre utilizei, disponível na App Universo, 21942-264598242, limpando o cartão (limite 3100€) tendo colocado imediatamento o cartão com 100% pagamento. No dia 12/02/2021 é-me cobrado 43.50€ de Juros e 6,10€ IS. No dia 18/02, mais 0,14€ de IS. No dia 5/03 existe uma tentativa de cobrança de 2932.30€, como mensalidade incobrada. No dia 6/03 é-me cobrado 146.62€. No dia 17/03/2021 são cobrados mais 42.18€ de Juros e 5,91€ IS. No dia 07/04 existe nova tentativa de cobrança de 2833.77€ e, felizmente, não tinha dinheiro suficiente na conta bancária, porque seria indevida. Ao confrontar o Universo, referem que fiz o pagamento para a referência multibanco errada, que o BNP Paribas (Cetelem) teria vendido os serviços da linha de crédito à Sonae Financial Services. A Cetelem envia-me um email a exigir o pagamento de 2833.77€ caso contrário colocarão o meu nome no Banco de Portugal. É incompreensível como tal pode acontecer, sendo que fiz de boa vontade a amortização completa do Cartão Universo a 09/02, não tendo qualquer valor a pagar, estando o cartão completamente pago, algo verificável através da aplicação Universo. Aliás, nesta altura, o Universo devia-me 55€, sendo que o cartão demonstrava um plafond disponível de 3155€.Exijo a devolução dos valores referentes aos juros cobrados a 12/02 (43.50 + 6,10), 18/02 (0,14€ IS) e 17/03 (42,18 + 5,91), no total de 97,69€. Ao falar com o Cetelem, referem que o valor foi pago à Sonae e não a eles, daí a cobrança indevida de juros. Regularizei o pagamento ao Cetelem efectuando uma transferência do Cartão Universo para a referência da Cetelem com a ajuda de um funcionário Universo.No entanto, a Cetelem recusa-se a devolver os juros, e que a culpa será da SFS, que reteve o meu dinheiro durante um mês, nunca mo tendo devolvido a mim ou pago ao BNP Paribas. E a SFS recusa-se a devolver o dinheiro, dizendo que foi o Cetelem quem cobrou as quantias.Com isto, já fiz mais de 10 reclamaçoes através da APP Universo, incluindo duas ao Banco de Portugal, uma para a Cetelem e outra para a SFS, que arrastam o problema e ninguém se quer responsabilizar. Neste momento, segundo o Universo, devo 86.51€, o que não é verdade, pois se me devolverem o que roubaram em juros, seriam eles a reembolsar uma diferença de 11€. Apresentam-me uma mensalidade a pagar de 136.03, o que é completamente ridículo e desfasado da realidade, até porque ultrapassaria em muito o limite do cartão. Desde meados de Março que efectuei o bloqueio do débito directo por parte do Universo até que esta situação esteja resolvida.Deixo as reclamações efectuadas ao Banco de Portugal:Cetelem - ROR00000000001135572Sonae Financial Services - ROR00000000001135573É a maior incompetência institucional que já vi na minha vida. Existem centenas de reclamações no Portal da Queixa de pessoas com o mesmo problema. A SFS nada faz para resolver os problemas, os funcionários arrastam as questões e nada fica resolvido. Recebemos cartas a exigir valores não devidos, com ameaça de comunicação ao Banco de Portugal.Desta forma EXIJO o REEMBOLSO dos valores devidos e o CANCELAMENTO imediato do Cartão Universo. Caso contrário, efectuarei as respectivas diligências judiciais.


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