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Cobranças e multas indevidas após data de fecho contrato

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Mudança de fornecedor

Reclamação

N. C.

Para: VODAFONE

22/07/2025

Boa tarde, Conforme o anexo, no dia 17 Março de 2025, a minha esposa (que é a cliente), e eu, fomos a uma loja da Vodafone pedir para rescindir o contrato de TV, net, voz e móvel por motivos válidos de desemprego. Na loja, tudo correu bem, reuniram toda a documentação e conforme o formulário de denúncia contratual a data de cessação do contrato ficou para o dia 23 Março. Entretanto, disseram que após o dia 23 Março em que terminava o contrato os nossos telemóveis deixariam de funcionar. Para surpresa minha, no dia 17 de março em que fomos à loja, passadas nem duas horas ficamos logo sem serviço nos telemóveis, não podendo realizar chamadas nem ter acesso à internet. Como precisava de ter os telemóveis para falar com pessoas e tratar de assuntos importantes, fui a outra operadora para fazer portabilidade dos números e ativar o serviço. Ora quando recebo a primeira fatura para pagar da Vodafone, vejo um valor de 66,82€ por multa de ter feito portabilidade dos números antes de acabar o contrato no dia 23 de março. A questão é se me cortaram os serviços logo no dia 17, ia ficar o resto dos dias sem receber chamadas? E supostamente, por motivos de desemprego, não devia pagar multa, mas mesmo assim paguei pensando que como era a última fatura, eram apenas valores de penalização. Ora para a continuação da minha surpresa, passados uns dias recebi outra fatura de 101,35€ do período de 16 Março a 15 Abril. Ora se o contrato tinha terminado no dia 23 Março como era possível estar activo? Fui a uma loja da Vodafone noutra cidade porque entretanto no dia 22 Março mudei de casa. Na loja, dizem que cancelaram os telemóveis mas que o serviço de TV e NET ainda estavam activos. Mostrei a denúncia do contrato que dizia que terminava no dia 23 Março. Não me souberam explicar o que se passou, e que ia receber uma chamada da Vodafone. Recebo a chamada, fiz a reclamação do serviço estar activo, que não devia nem sequer pagar multa porque apresentei o comprovativo do desemprego e disseram que tinha que pagar os 101,35€ e que ficaria resolvido. E assim o fiz. Passa um mês e agora recebo outra fatura com o valor normal de 32,87€ do período de 16 Abril a 15 Maio da Tv, NET e voz. Bastante aborrecido, dirigi-me novamente à loja da Vodafone, e continuam a informar que o serviço de TV, NET e voz continua activo e que não foi cancelado. Disseram que ia voltar a receber uma chamada da Vodafone, e passado uns minutos atendi. A funcionária perguntou qual era o problema, expus a situação, e que estava a fazer pagamentos e multas de serviços que deviam estar desativados desde o dia 23 Março. Entretanto, ela não sabia como resolver o problema, fiquei em espera e no fim diz que eu ia receber uma chamada uns dias depois de outro departamento da Vodafone e fiquei incrédulo. Entretanto, já no dia 10 Junho recebo essa chamada dum departamento da Vodafone e o funcionário liga a perguntar a situação. Novamente expus o que se passava e que estava a pagar faturas e multas de forma abusiva e sem justificação. Apenas me disse que isso não era da área dele e que só estava ali para cancelar o serviço. Ou seja, aquilo que devia ter sido feito no dia 23 Março de cancelar a TV, NET e voz, foi apenas feito no dia 10 Junho o que é inacreditável. Agora, recebi outra fatura referente à data de 16 Junho a 15 Julho com o valor de 69,14€ para pagar. Eu acho isto vergonhoso, abusivo e explorador. Desde o dia 23 de março já tive que pagar o valor total de 270€ mesmo estando eu e a minha esposa infelizmente desempregados. Éramos clientes da Vodafone há muitos anos e nunca pensamos receber este tipo de tratamento. Estamos muito desiludidos com esta falta de informação e a maneira como a Vodafone lidou com este assunto. Espero que me possam ajudar porque foram cobrados valores após a data de cessação do contrato. Nem nessa antiga morada estou e tenho que continuar a pagar por serviços da Vodafone que nem estou a usufruir. Obrigado pela compreensão. Melhores cumprimentos


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