Boa tarde. A tentação de emitir juízos de valor é irresistível, mas vou tentar cingir-me aos factos.Dia 03/09/2021 tive consulta de Cardiologia às 18.20. Finda esta fui à receção e procedi ao pagamento de 6,35€ tendo-me sido dito que o valor não era de 5€ (beneficio do subsistema de saúde, para o qual desconto, ADSE) pois tinha feito eletrocardiograma. Foi-me validado o ticket do parque de estacionamento após o pagamento. Dia 08/09/2021 o meu filho, Frederico Matos de Sousa Lopes, teve consulta de medicina interna. Como é um utente prioritário, a pessoa que nos atendeu ao balcão sugeriu o pagamento imediato da consulta e a validação do ticket do parque de estacionamento para evitar voltar à receção. Na consulta o médico prescreveu 2 TAC. Quando tentei marcar as TAC, no dia 09/09/2021, foi-me dito que para que as 2 fossem comparticipadas a requisição teria de ser acompanhada de relatório médico. Fiz a solicitação via telefone e marcamos o dia para levantamento do mesmo, de acordo com a disponibilidade do médico. A partir desta data comecei a receber SMS a intimar-me ao pagamento imediato de 5,15€ (anexo1) para não ter custos acrescidos. Como tinha procedido ao pagamento das duas consultas e nenhum esclarecimento sobre este montante constava da mensagem, desvalorizei. Depois de ter ido levantar o relatório médico comecei a receber duas SMS, uma a reclamar o pagamento de 5,15€ e outra 44€ (anexo2). Liguei para o hospital e pedi esclarecimento sobre a que se referiam os montantes. Relativamente aos 5,15€ não me souberam esclarecer, pelo que não procedi ao pagamento, enquanto os 44€ se referiam ao relatório e paguei de imediato (anexo3) com pedido de desculpas, mas manifestando a minha ignorâncias quanto a esta dívida, pois quando o solicitei, ou quando o levantei ninguém me informou de qualquer custo. Dia 21/09/2021 tive consulta de gastroenterologia às 11.40. Quando fui fazer a efetivação da mesma disseram-me que o check in não poderia ser feito sem o pagamento de 25,15€ que estavam em dívida. Questionei a origem do valor e foi-me dito que não tinham acesso à origem da dívida, mas sem a liquidação da mesma não podia usufruir de mais nenhum serviço. Revoltada e envergonhada paguei na certeza de querer saber de onde provinha este valor (anexo 4). Como o valor era de 5.15€ e não coincidia com nenhum valor pago e, na mensagem vinha datado de 08/09/2021 atribui como sendo da consulta do meu filho. Então enviei email à administração do hospital com cópia do pagamento por débito bancário dos 5€ da consulta e comprovativo de pagamento de 25.15€ ao balcão, onde solicitava esclarecimentos deste pagamento e informando que me sentia lesada, que considerava este procedimento abusivo e me sentia vítima de fraude. Apesar disto nunca tive resposta. E aqui a novela vai seguindo: ia falando pelo telefone e o serviço de faturação dizia que eu não tinha qualquer valor em dívida mas, dia 04/10/2021, recebo uma carta registada do contencioso a exigir o pagamento de 25,15€ , o pagamento de 11,50€ e o pagamento de 20€ (anexos 5,6,7,8 e 9). Tentei entrar em contacto com alguém (o nome da pessoa que assinou p`lo departamento jurídico tem uma assinatura ilegível) do departamento jurídico através do número de telefone e do email apresentados na carta (253140654). Ninguém me atendeu o telefone nesse dia, nem nos subsequentes nem se dignaram responder ao email. Mais uma vez telefonei par o hospital (253140700 extensão 5) a pedir esclarecimento que não me souberam dar. Quem ainda vai atendendo os meus telefonemas é uma menina que refere não ter acesso ao contencioso nem poder passar a alguém da administração e que me diz que ignore a carta. Eu refiro que quero esclarecimentos e a menina que me atende no 253140700 foi dizendo que ia superiormente falar e que no dia seguinte me ligava. Apesar de nunca ligar, eu fazia-o e, então no dia 06/09/2021 disse-me que tinha encontrado o gato, que no dia 03/09/2021 o valor que eu devia ter pago era de 11.50 e só cobraram 6.35€, daí haver uma diferença de 5.15€. Ao que respondi que se tivessem dito isto pelo telefone eu entendia e teria pago, mas ficaram de me ligar hoje dia 07/09/2021. Como hoje não me ligaram liguei eu e o discurso já era diferente. Informaram-me que me tinham feito um crédito de 6.35€, mas não me souberam dizer para onde. Encontro-me a braços com uma situação que não consigo resolver e à qual não é dado qualquer esclarecimento pela instituição em questão. Perante a impotência que sinto para a resolver, solicito a vossa intervenção.Antecipadamente grata pela atenção, com os melhores cumprimentosPaula Sousa