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Cobrança/Multa Indevida Por Alegada Ausência do Cliente

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

L. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

11/05/2022

No dia 7/4/2022 pedi a resolução do contrato com a Endesa Energia no balcão da empresa da Loja do Cidadão.Fui informado que entrariam em contacto telefónico comigo para combinar o agendamento de visita técnica a fim de desactivarem a Luz e o Gás. No mesmo dia (7/4/2022) recebi SMS da E-Redes a informar que no dia 12/4/2022 iriam proceder à desactivação dos serviços contratos remotamente e que a minha presença NÃO era requisitada.No dia 12/4/2022 recebi nova SMS da E-Redes a informar-me que o processo de desactivação tinha sido concluído com sucesso.Ainda no dia 12/4/2022 recebi SMS da GAS NATURAL a relembrar-me de uma visita técnica supostamente agendada para o dia 13/4/2022 no período entre as 8 e 10 horas. Não requisitaram a minha presença para a visita técnica.Até receber esta SMS da GAS NATURAL do dia 12/4/2022 não tinha recebido qualquer SMS ou telefonema da Endesa a fim de combinar comigo qualquer agendamento de visita técnica nenhuma tal como me tinham dito que iria acontecer no balcão deles na Loja do Cidadão. Nem tão pouco nenhuma informação a requerer a minha presença obrigatória sob pena de ter de pagar multa.Não obstante, liguei no próprio dia 12/4/2022 às 15:38h para o apoio telefónico da Endesa e pedi reagendamento da visita técnica da GAS NATURAL/LISBOA GÁS.Fui informado que NÃO era possível reagendar, o que estranhei visto que aquando da ligação do gás recebi SMS da Endesa a informar-me do agendamento, indicando que tinha até às 17 horas do dia anterior à visita técnica para reagendar atráves do telefone de apoio ao cliente.Para satisfazer as minhas dúvidas, perguntei o que aconteceria se não estivesse presente e se a minha presença era obrigatória. APENAS fui informado que assim não poderia confirmar a contagem do contador de gás. NÃO me informaram de multa nenhuma NEM me disseram que a minha era obrigatóra.No dia 13/4/2022, às 08:15 recebi nova SMS da GAS NATURAL a informar-me que o serviço não tinha sido desactivado por alegada ausência do cliente. Acontece que eu estava presente no prédio no período entre as 8 - 10 horas. Haviam vizinhos no prédio que podiam abrir a porta. E a porta do prédio estava mesmo aberta. O contador encontrava-se fora do apartamento junto aos elevadores. O técnico, a ter ido, não foi às horas marcadas.No dia 22/4/2022 recebi a factura FAC 0200312022/0045043718 onde cobram 20€ por Compensação do Cliente (vulgo multa).Venho por este meio contestar essa multa/factura e lembrar a Endesa do Artigo 4º alínea C do contrato que assinei com esta empresa: Visita combinada: o Cliente tem o DIREITO a que as visitas às suas instalações sejam combinadas por ACORDO com o Comercializador.Não combinei/acordei nenhuma visita técnica com a Endesa como tenho direito. Estava presente no prédio, assim como os meus vizinhos e a porta do mesmo estava aberta.No dia 11/4/2022 recebo resposta da ENDESA à minha reclamação n.º CA-11069311 basicamente informando-me daquilo que eu já lhes tinha informado a eles: o apoio telefónico da Endesa disse-me que não era possível reagendar a visita técnica do dia 13/4/2022.Ou seja, a resposta à minha reclamação deixou-me na mesma: sem resolução. Aliás, teve um benefício: confirmou a minha versão dos factos -- que eu tentei reagendar, em tempo útil, para um período que melhor me conviesse, como tenho direito, e o mesmo foi-me recusado. Mesmo assim, estive presente à espera do técnico e fui agraciado com uma multa.Acabei por eu mesmo voltar à Loja do Cidadão para agendar nova visita técnica para o dia 19/4/2022 entre as 10 - 12 horas, recebi SMS a confirmar e a indicar o telefone de apoio ao cliente caso quisesse reagendar até às 17 horas do dia útil anterior à visita. No dia 19/4/2022, fiz questão de esperar à porta do prédio pelo técnico da GAS NATURAL/LISBOA GAS que me disse que quando o cliente não está ou não lhe abre logo a porta ele toca à porta dos vizinhos e que o cliente não faz lá falta nenhuma.Esta empresa agenda visitas técnicas arbitrariamente sem saber ou querer saber da disponibilidade dos clientes. E estes são supostamente obrigados a estar presentes quer possam, quer não possam, sem poderem reagendar ou queixarem-se. E têm de estar presentes à porta do prédio para ter a certeza que o técnico que faz a visita toca mesmo à campaínha e não lhes vai marcar como ausentes. Se não, é-lhes cobrada multa, sem apelo nem agravo.Agora, peço que não me venham dizer que quem está a cobrar a multa é a GAS NATURAL/LISBOA GAS, porque quando lá foram ligar/fazer inspecção do gás tive de lá estar DUAS vezes pois na primeira vez a ENDESA não tinha mandado lá ir o técnico da inspecção. E aí ninguém me cobrou nenhuma multa por não ter sido possível fazer a activação/inspecção do gás nem me pagaram a manhã de trabalho perdida.Resumindo e concluindo, foi-me negado um direito, mesmo assim estive presente no dia e hora indicada, perdi mais uma manhã de trabalho e é-me facturada uma multa.Pretendo o cancelamento imediato da factura FAC 0200312022/0045043718 no valor de 20€ e a resolução efectiva deste assunto. Mais informo que continuarei a reclamar até fazer valer os meus direitos.

Mensagens (4)

Endesa Energia, S.A.

Para: L. C.

26/05/2022

DATA NOT AVAILABLE

Endesa Energia, S.A.

Para: L. C.

01/06/2022

A/C: Serviço de InformaçõesProcesso Endesa: CA-11164681Refª DECO: CPTPT01520146-59Assunto: Exposição apresentada pelo (a) Exmo (a). Senhor (a) Luís Miguel CorreiaExmos. Senhores,Acusamos a recepção da reclamação apresentada pelo (a) Exmo (a). Senhor (a) Luís Miguel Correia a qual mereceu a nossa melhor atenção e originou a abertura do processo interno nº CA-11164681.No seguimento da exposição efetuada, informámos o (a) Exmo (a). Senhor (a) Luís Miguel Correia que, após análise, efetuamos a anulação da cobrança por ausência de cliente, no valor de 20.00€, pelo que a presente data, não se encontram valores por liquidar.Mais informamos que, tudo o acima exposto foi comunicado por escrito o (a) Exmo (a). Senhor (a) Luís Miguel Correia, a 1 de junho de 2022.Lembre-se que estamos à sua inteira disposição para o esclarecimento de quaisquer dúvidas adicionais.Os melhores cumprimentos,Endesa Energia Sucursal Portugalwww.endesa.ptContacto: 800 101 033Dias úteis das 09h às 22h

L. C.

Para: Endesa Energia, S.A.

08/06/2022

Exmos. Srs.,Obrigado pela vossa atenção na análise da minha exposição.Antes de encerrar a reclamação presente tenho um pedido final.Para efeitos contabilísticos e de prova, preciso, se fazem o favor, que me enviem para o meu email (que consta na ficha de cliente) um documento comprovativo da anulação da factura FAC 0200312022/0045043718 (que motivou esta reclamação) e como já não tenho dívidas pendentes para com a Endesa Energia.Até ao presente dia ainda não recebi nenhuma comunicação escrita da vossa parte, via correio, sobre a conclusão desta reclamação. (Peço-vos que na vossa resposta a esta minha mensagem aqui no site da Deco Proteste não publiquem o meu endereço por questões de privacidade.)Agradeço o vosso tempo e disponibilidade,LC

Endesa Energia, S.A.

Para: L. C.

17/06/2022

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