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Cobrança irregular de consumo

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

V. S.

Para: E-Redes

25/05/2023

Venho através deste meio comunicar a minha indignação a uma carta que recebi da Empresa E-redes para efetuar um pagamento de um consumo indevido de energia entre 23-10-2018 e 12-01-2021. Depois,foi efetuado um cálculo para esse pagamento, durante o período de 13-01-2021 a 09-05-2023.A justificação foi que no período em causa houve violação do contador, facto que só agora soube, pois contactei os serviços da E-rede para tal efeito.O facto de o contador não estar selado e ser este facto comunicado pela empresa responsável pelos contadores e distribuição de energia, pressupõe que o consumidor violou a lei, neste caso o contador, para deixar de pagar em quase todo período de pandemia cerca de 30 euros por mês. Em 13.01.2021, em plena pandemia a situação foi resolvida, nada recebi de informação sobre a vistoria e em Maio de 2023 vem a fatura para pagar de 891,89 euros.Por mais que tente compreender, não consigo esclarecimentos convincentes da parte da E-redes. O consumidor, neste caso eu, violei o contador e alterei um pseudo consumo não registado com um consumo de 7850 KW de energia? O valor de aumento foi feito em estimativa e coincide com o meu aumento de fatura por instalação de painéis solares e por mobilidade elétrica. É curioso este facto.Gostaria de ser esclarecido por toda esta situação. Contactei a EDP comercial e tenho as minhas contas em dia. Na e-redes, antiga EDP Distribuição tenho esta factura a pagamento, sem que consiga entender o seu porquê.O contador está fora da minha casa, em espaço público e qualquer pessoa têm acesso ao mesmo, como foi o caso dos técnicos que o intervencionaram sem qualquer conhecimento meu durante estes anos anteriores. É incompreensível ter de lidar com situações como esta, que resultam de acções de empresas que em vez de protegerem o cidadão ( o seu contador não está selado? nem sei o que isso significa), não informam o mesmo e deixam o tempo passar após detetarem a anomalia, a qual se existia não deveria ser da minha responsabilidade mas sim dos serviços técnicos ou de distribuição.


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