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Cobrança indevida dentro de periodo experimental

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

R. F.

Para: VODAFONE

11/12/2024

Exmos. Senhores, No passado dia 20 de Setembro foi celebrado, no meu domicílio por um representante, um contrato de prestação de serviços de telecomunicações (tv+net+voz+dados 200mb) com a Vodafone Portugal SA. Explicado pelo vendedor (gestor), este serviço teria um período experimental de 30 dias em que podia desistir dos serviços sem quaisquer custos ou explicações a dar, o primeiro mês de utilização seria oferta e teria 20gb (contratual) de dados no cartão telemóvel (o que se verificou nunca ter acontecido, foram sempre 10gb). A instalação do serviço tomou lugar no dia 23 de Setembro e logo no dia 28, descontente com a prestação do serviço, efectuei uma chamada para o apoio ao cliente de forma a terminar o contrato dentro do período experimental que me tinha sido vendido. A pessoa que me atendeu ouviu a minha explicação e após um período de espera disse que não sabia se eu já tinha sido informada (coisa que não tinha) mas que, para terminar o contrato haveria um custo associado ao valor da instalação e activação, perfazendo um total de 301€. Quase em choque não tomei acção nem pedi qualquer alteração ao serviço. Nesse mesmo dia 28, por indignação, apresentei reclamação no site portaldaqueixa.com. Posto isto, de seguida foi enviada uma mensagem de texto no whatsapp ao gestor de conta, que respondeu por chamada no dia 30, a tentar saber o que se passava e que ia transmitir as nossas preocupações à sua chefe de equipa e que nos daria uma resposta no prazo de 5 dias no máximo. Esperou-se para lá dos 5 dias, e, no dia 7 enviei outra mensagem pelo whatsapp, entregue, ao gestor sobre possíveis novidades, à qual não obtive resposta até hoje. Através do Portal da Queixa foi-me sugerido que abrisse um tópico no próprio fórum da Vodafone, assim fiz, dia 9/10 reivindicando o direito de livre resolução e exigi o término do contrato; Após análise dos serviços Vodafone, foi-me então informado dia 14/10 que o serviço seria desactivado efectivamente dentro de 14 a 30 dias, nesse próprio dia 14/10 enviei também por carta registada, o formulário Vodafone de Livre Resolução devidamente preenchido e recebo ainda nesse dia um e-mail a informar outra vez sobre valor de 301€ a pagamento pela instalação e activação dos serviços Fibra. Os equipamentos já foram entregues por estafeta. Recebi uma factura de 1,65€ que, curiosamente são as chamadas para a linha de apoio Vodafone, logo, telecomunicações extra e isso serão pagas, recebi também um e-mail (anedótico quase) a confirmar que os serviços Vodafone já estavam desactivados e não tinha qualquer dívida. Há poucos dias recebi a tal factura com o valor de 301€ + algumas chamadas feitas entretanto apenas recuso-me a pagar porque o consumidor é deixado à mercê da Vodafone pois caso algo corra mal está sempre salvaguardada e quem contrata fica penalizado. Sei que muitos clientes estão na mesma situação que eu o que é indicativo que algo está errado na forma de procederem, basta que sejam logo sinceros com a pessoa na altura da contratação para que a mesma tenha noção de que uma vez contratado já não pode anular, nem há períodos experimentais nem coisa que o valha. Ou então dêem formação adequada aos vendedores e explicarem às pessoas o que implica o contrato. Justificarem-se com o "está no contrato" é lavar as mãos dum problema criado por vós próprios. Cumprimentos.

Assistência solicitada 17 dezembro 2024

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