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Cobrança indevida de Taxa de mala de aeroporto pela EasyJet

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Bagagem

Reclamação

C. Q.

Para: EASYJET Airline Company Limited

02/07/2024

Exmos. Srs., Venho por este meio apresentar uma reclamação relativa à cobrança indevida da Taxa de mala de aeroporto no valor de 48€, pela EasyJet, no voo Lisboa para Milano Bergamo (Orio al Serio International Airport), no dia 9 de Maio de 2023, às 06:15. Factos: - A minha mala de cabine, com medidas de 48 cm x 36 cm x 20 cm, foi considerada sobredimensionada pela funcionária da EasyJet, Sra. Giovana Santos (número de funcionária 94677), e consequentemente, foi-me cobrada a taxa mencionada. - Apesar da minha mala exceder as medidas permitidas em 3 cm, era a única bagagem de mão que eu levava. - O meu amigo que viajava comigo levava DUAS malas de mão, sendo que a maior tinha dimensões de 63 cm x 30 cm x 23 cm, significativamente acima do permitido, mas não lhe foi cobrada nenhuma taxa. - Diversos outros passageiros do mesmo voo também reclamaram da cobrança indevida da taxa pela Sra. Giovana Santos, quando em voos anteriores com a EasyJet, com as mesmas bagagens, não lhes foi cobrado qualquer valor. - No dia 9 de Junho de 2023 apresentei reclamação (número da reclamação ROR00000000044807450), através do Livro de Reclamações, à EasyJet, tendo recebido a seguinte resposta: "A equipa de terra dos respectivos aeroportos destinada a efetuar o embarque em nome da companhia, tem a liberdade para tomar as decisões necessárias para que os termos e condições da mesma sejam respeitados. Relativamente à situação descrita, retrativa da bagagem de outros passageiros no mesmo voo, cada situação é avaliada individualmente e em conformidade." - Considero esta resposta insatisfatória, pois não aborda as minhas principais preocupações: a aplicação aleatória e discriminatória da taxa, a falta de transparência nas regras da companhia aérea e a violação dos meus direitos como passageiro. Base da Reclamação: - Tendo em conta a recente decisão do Governo espanhol que multou várias companhias aéreas, incluindo a EasyJet, por práticas abusivas relacionadas com a cobrança de taxas de bagagem de mão, gostaria de reforçar a minha reclamação. - A DECO PROteste, através da Euroconsumers, tem sido uma voz ativa contra tais abusos, defendendo que a bagagem de mão é um bem indispensável e que, dentro de dimensões razoáveis, não deve gerar custos adicionais ao passageiro. Já enviei reclamação / procurei ajuda junto da: - Resolução de Litígios em Linha da Comissão Europeia - Referência da reclamação 2024/148953 - CNIACC - Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo - Reclamação 43661/2024 Considerações: - A cobrança da Taxa de mala de aeroporto foi injustificada, pois a minha mala, apesar de exceder ligeiramente as medidas permitidas, era a única bagagem de mão que eu levava. - A aplicação da taxa de forma aleatória e discriminatória, cobrando a alguns passageiros e isentando outros, configura uma prática abusiva por parte da EasyJet. - A decisão do Governo espanhol reforça a necessidade de harmonização das regras em toda a Europa, considerando a bagagem de mão como um bem indispensável e isentando os passageiros de custos adicionais dentro de dimensões razoáveis. Solicito: - O reembolso integral da Taxa de mala de aeroporto no valor de 48€. - A tomada de medidas junto da EasyJet para que este tipo de práticas abusivas sejam cessadas. Agradeço a vossa atenção e aguardo uma resolução justa para esta situação. Anexos: - Reclamação à EasyJet - Comprovativo de pagamento da Taxa de mala de aeroporto - Fotografias das malas - Resposta da EasyJet à minha reclamação

Mensagens (4)

EASYJET Airline Company Limited

Para: C. Q.

05/07/2024

@@REF_ID@d20d03cd5fce7333d4@REF_ID@@Vossa Ref.ª: 10492228N.ª Ref.ª: 10492228K54GFZGEx.mos. Srs. Drs., Pela presente acusamos a receção da reclamação com a referência supra identificada, formulada em nome de Carlos Queiroz.Agradecemos o seu contacto e o tempo que dedicou a partilhar a sua opinião connosco, o que nos ajuda a melhorar a experiência que proporcionamos aos nossos clientes.Sugerimos que apresente a sua reclamação directamente à easyJet.Reconhecemos também o seu direito de formalizar a reclamação por outras vias que achar apropriadas.Por favor, não hesite em contactar-nos se tiver alguma questão.Ficamos à disposição para qualquer esclarecimento ou informação adicional.Com os melhores cumprimentos, Ana CostaeasyJet Regulatory Support Teamfollow us: www.twitter.com/easyJetfriend us: www.facebook.com/easyJetfollow us: www.instagram.com/easyjetbook us: :www.easyJet.com

C. Q.

Para: EASYJET Airline Company Limited

05/07/2024

Eu já submeti uma reclamação à easyJet no passado, a respeito deste assunto, e de nada serviu. Mas se me providenciar um email ou um link onde eu possa submeter nova reclamação, directamente à companhia, agradeço. Espero que desta vez a minha situação seja resolvida de maneira mais eficaz e satisfatória. Obrigado desde já pela atenção.

EASYJET Airline Company Limited

Para: C. Q.

08/07/2024

Vossa Ref.ª:N/ANossa Ref.ª: 108918488N/AEx.mo Srs.,Pela presente acusamos a receção da sua reclamação com a referência supra identificada, formulada em nome do Sr.Carlos Queiroz.Acusamos a recepção do seu contacto.Após apreciação da mesma, indicamos que o passageiro terá de contactar o apoio ao cliente através dos seguintes canais:Telefone - +351 211 222 210 (Segunda – Domingo das 08:00 – 20:00)E-mail – Equipa.especialista@easyjet.comReferência de contacto - @@REF_ID@d20d03cd5fce7333d4@REF_ID@@Ficamos à disposição para qualquer esclarecimento ou informação adicional. Com os melhores cumprimentos,Rafael PintoeasyJet Regulatory Support Teamfollow us:www.twitter.com/easyJetfriend us:www.facebook.com/easyJetfollow us:www.instagram.com/easyjetbook us:www.easyJet.com

C. Q.

Para: EASYJET Airline Company Limited

08/07/2024

Exmos. Senhores, Já enviei reclamação através do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa (CACCL), e a resposta da easyJet Regulatory Support Team, continua a mesma que a anterior, portanto insatisfatória. Pelo que reiterei junto do CACCL o meu pedido para seguir pela via jurídica, manterei a minha reclamação junto da Resolução de Litígios em Linha da Comissão Europeia e peço assistâcia à DECO. Deixo aqui o link da notícia de como o governo de Espanha multou em 150 milhões companhias as companhias low-cost, includindo a easJet, por cobrar bagagem de mão na cabine e outras infrações, caso a equipa da easyJet Regulatory Support Team não esteja a par: https://observador.pt/2024/05/31/espanha-multa-em-150-milhoes-companhias-low-cost-por-cobrar-bagagem-de-mao-na-cabine-e-outras-infracoes/


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