back

Cobrança Indevida contador e faturação excessiva

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

P. S.

Para: Be water aguas de valongo

20/06/2024

Exmos. Senhores, Exmos. Senhores, Venho por este meio expor o meu caso. No dia 15 de Maio de 2024, quando cheguei a casa ao final do dia encontrei na caixa de correio um papel das Aguas de Valongo a comunicar que tinham substituído o contador da minha habitação, sem sequer me terem contatado ou dado qualquer esclarecimento sobre a troca. (para contexto moro num condomínio fechado). Quando recebi a fatura do mês seguinte a 18 de Junho, para minha surpresa, a minha fatura da agua tinha quase triplicado. De uma média de consumo na ordem dos 30 euros mês (casal e 1 filho), tinha sido faturado 83 euros. De imediato liguei para alinha de apoio das Aguas de Valongo a expor a minha situação. A senhora que me atendeu transmitiu que efetivamente me tinham cobrado um contador novo devido ao anterior ter sido dado como, passo a expressão, violado. Após 25 min ao telefone a senhora ainda referiu que era o sexto contador a ser substituído no mesmo condomínio pelas mesma razões. Além de cobrarem o novo contador fizeram ainda a estimativa de consumo dos últimos 90 dias. Relutante com a explicação dirigi-me no dia seguinte, à primeira hora, ao balcão das Aguas de Valongo para reportar o assunto. Depois de ter explicado tudo novamente, e de ter lido o regulamento interno, onde consta que a substituição ou reparação do contador, não carece de qualquer custo para o consumidor, o técnico referiu que não se aplicava a casos de vandalismo (outro tópico que não está explicito em nenhum lado do regulamento). Como prova, as Aguas de Valongo, têm uma foto da dita violação, a qual deixo em anexo, que para um mero utilizador passa despercebida e que facilmente pode ser executado no momento. Deixo também em nota que o contador era novo, marcava 0 m3 em Novembro de 2023, no momento em que fomos morar para a habitação, e que quando foi substituído a 15 de Maio, marcava 41 m3. Um consumo normal para o numero de pessoas que habitam na casa e visto que houve festividades de Natal e Ano Novo pelo meio. Em suma os tópicos deste tema são: - A cobrança indevida do contador da agua por parte das Aguas de Valongo; - A leitura e acertos excessivos por parte da mesma; - Falta de aviso pelo corte de agua, pois tiveram que cortar para substituir o contador; - A falta de provas coerentes para suportar o facto do contador estar supostamente violado; - A coincidência de no mesmo condomínio existirem vários relatos da forma menos própria como atuam as Aguas de Valongo; - Ações contraditórias entre o que diz o regulamento e o que os funcionários transmitem; - Excesso de poder por parte da referida empresa, visto que não existe concorrência para o fornecimento de água no concelho. Cumprimentos

Mensagens (2)

Be water aguas de valongo

Para: P. S.

25/06/2024

Exmos. Senhores,Acusamos a receção da vossa comunicação, que mereceu a nossa melhor atenção, e à qual passamos a responder:Em 15/05/2024 numa deslocação da Águas de Valongo, à instalação sita Rua Brigadeiro Aires Martins, 646, E6 2.1 em Valongo, verificou-se que o contador se encontrava danificado;No cumprimento do disposto no n.º 2 do art.º 87 do Regulamento das Relações Comerciais 594/2018 de 4 de setembro, foi imputada a responsabilidade do dano ao Sr. Paulo Santos uma vez, que é o titular do contrato nesta instalação desde 2023.11.23;A fatura nº 80811724 apresenta o custo do contador, em conformidade com o disposto no n.º3 do art.º 87 do Regulamento das Relações Comerciais 594/2018 de 4 de setembro, assim como, o valor das tarifas associadas a um consumo real de 8 m3;É importante ainda referir, que caso seja necessário, o Sr. Paulo Santos poderá verificar fisicamente, na sede da Águas de Valongo, o contador danificado nº 23662640.Pelo exposto, informamos que a fatura nº 80911724 se encontra correta, pelo que deverá ser liquidada até à data-limite nela fixada.Nos termos da lei nº 144/2015, de 8 de setembro, informa-se que a entidade de resolução alternativa de litígios a que pode recorrer é o centro de informação de consumo e arbitragem do Porto, sito na rua Damião de Góis, nº 31, Loja 6, 4050-225 Porto, com o sítio de internet www.cicap.pt.Na expectativa de termos prestado os esclarecimentos necessários, subscrevemo-nos, com os melhores cumprimentos.“Para qualquer esclarecimento ou informação adicional sobre este assunto ou outrosque entender pertinentes deverá utilizar o e-mail aguas.valongo@bewater.com.pt, de forma a garantir a resposta em tempo útil.”Alexandra AbreuGestão ClientesÁguas de Valongo, S. A.Avenida 5 de Outubro, 306 – 4440-503 Valongotel.: +351 224 227 390 (chamada para a rede fixa nacional)e-mail: alexandra.abreu@bewater.com.ptwww.bewater.com.pt – www.valongo-bewater.com.ptP Antes de imprimir este e-mail pense bem se tem mesmo que o fazer. Há cada vez menos árvores.***********************************************************************************************************************************************************************Se não for o destinatário desta mensagem, agradecemos que nos devolva a mesma e que destrua a mensagem original. As informações contidas na presente mensagem são estritamente confidenciais e destinam-se exclusivamente ao destinatário mencionado. Qualquer utilização, reprodução ou divulgação desta mensagem é estritamente proibida.This e-mail is extended only for use of the individual or entity to which it is addressed and may contain information that is privileged, confidential and exempt from disclosure under applicable law. Any use, distribution or copying of this e-mail communication is strictly prohibited if you are not the addressee. If so, please notify us immediately by e-mail, and destroy the original. Thank you.***********************************************************************************************************************************************************************De: reclamacao@notify.deco.proteste.pt reclamacao@notify.deco.proteste.pt Em Nome De Enviada: 20 de junho de 2024 15:30Para: Águas de Valongo aguas.valongo@bewater.com.ptAssunto: Cobrança Indevida contador e faturação excessiva‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌‌

P. S.

Para: Be water aguas de valongo

26/06/2024

Boa Tarde, Desde já agradeço a rápida resposta ao tema e a disponibilidade para tal. Depois de consultar o regulamento das Relações comerciais e o artigo que vocês mencionam, fica realmente bem explicito que o mesmo é completamente desadequado e ultrapassado, dando a quem gere controlo total, sem qualquer tipo de "input" por parte do utilizador. O mesmo fica à mercê do bom senso e honestidade de quem vai fazer a contagem/ inspeção periódica do contador. O artigo 87º refere que: 1 - O contador fica à guarda e fiscalização imediata do utilizador, o qual deve comunicar à entidade gestora todas as anomalias que verificar, nomeadamente, não fornecimento de água, fornecimento sem contagem, contagem deficiente, rotura e deficiências na selagem, entre outros. 2 - Com exceção dos danos resultantes da normal utilização, o utilizador responde por todos os danos, deterioração ou perda do contador, salvo se provocados por causa que não lhe seja imputável e desde que dê conhecimento imediato à entidade gestora. Lendo os dois tópicos anteriores, efetivamente o consumidor tem responsabilidade pelo contador, no entanto visto que foi um ato de vandalismo, e o consumidor não notar no seu dia a dia, anomalias no contador ou no abastecimento de agua deficiente, e visto que o contador da agua não é alvo diário de atenção, penso que por mim, nem por ninguém. Aliás, e numa nota à parte, quando me dirigi ao balcão de atendimento, e quando confrontado com o consumo de água na habitação, registado no momento da troca do contador, o senhor que me atendeu considerou normal para as pessoas que habitam na casa. Como referi anteriormente, não sendo o contador alvo de vistoria diária, qual é o espaço temporal que é definido no ponto 2 do artigo 87º que passo a citar "desde que dê conhecimento imediato à entidade gestora". Imediato é na hora, dia, semana? A dita violação do contador, até pode passar despercebida para o utilizador comum e como constatei com diversas pessoas todas elas "donas" de contadores iguais. (foto em anexo na primeira abordagem) A mesma poderia ter sido feita na hora, e o mesmo trocado imediatamente e de forma conveniente no local sem o proprietário estar em casa. Refiro uma vez mais que no meu local de morada é o sexto contador "violado", proponho assim que as vistorias passem a ser mensais, ou então adotar contadores inteligentes como se faz na eletricidade. A falta de concorrentes no setor é de facto um problema nesta área, que é essencial a qualquer pessoa. Principalmente quando numa fatura de 32 euros de agua, quase 19 euros são impostos. Além da reclamação deixo aqui também o feedback para que o serviço seja melhorado. Cumprimentos


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.