Exmos. Senhores,
No dia 31 de outubro de 2024, embarquei no Porto com destino a Londres, no voo RYANAIR FR1262, com bagagem de cabine com as dimensões 55x40x20cm. Entretanto, ao realizar o embarque para o voo de retorno (LON-OPO RYANAIR FR7706), fui surpreendida pela funcionária que afirmou que a minha mala, a mesma com a qual eu embarquei no voo de ida, pela mesma companhia, estava fora dos padrões da operadora. Embora eu tenha me dedicado a explicar à senhora que se tratava da mesma mala com a qual eu tinha embarcado no voo de ida para Londres, ela continuou a insistir na acusação e, além disso, passou a afirmar que ela só autorizaria o meu o embarque mediante o pagamento da taxa por bagagem de cabine extra. No mesmo momento, um grupo de pessoas se aproximava para embarcar no mesmo voo e esta mesma funcionária negou o embarque dos mesmos, por considerar que eles estavam "atrasados". Instalou-se uma grande desordem e a tensão entre funcionários e passageiros escalonava rapidamente. Sentindo-me coagida e por medo de perder o voo , aceitei realizar o pagamento da taxa adicional no valor de 75GBP. Durante o tempo em que estive a aguardar o processo de cobrança da taxa, os constrangimentos entre funcionários e passageiros continuava a aumentar, chegando ao ponto de serem proferidas palavras de baixo calão. Finalmente, após concluída a transação da cobrança, a funcionária devolveu o meu cartão bancário, entregou-me o comprovativo (MANUAL TAG BAG FR877432) e liberou o meu embarque.
Sendo assim, apresento a minha reclamação mediante:
1. o tamanho da mala estar de acordo com as regras da companhia e normas internacionais;
2. a falsa acusação de transportar bagagem de dimensões inadequadas;
3. a cobrança indevida no valor de 75GBP;
4. os constrangimentos e ansiedades aos quais fui exposta durante esse momento;
Anexo seguem as fotografias:
1. dos cartões de embarque;
2. do comprovativo de pagamento da cobrança no valor de 75GBP;
3. da mala com a respetiva tag de volume adicional.
Desta forma, solicito o reembolso integral do valor de 75GBP, cobrados indevidamente pela companhia RYANAIR.
Com os melhores cumprimentos,
Sílvia Wichan