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Cobrança de IVA em Duplicado - Pago na Origem

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. B.

Para: Autoridade Tributária e Aduaneira

13/04/2022

Exmos. Senhores,Após ter tentado, sem sucesso, resolver esta questão através da linha telefónica de apoio dos CTT e de correio electrónico, venho por este meio solicitar a vossa assistência.Novamente uma das minhas encomendas provenientes de um país fora da UE foi parada na Alfândega de Lisboa e foi-me solicitado o pagamento do IVA, por forma a desalfandegar o item ou este seria devolvido ao remetente, quando o mesmo (IVA) foi pago aquando a compra, no país de origem. Apresentei os diversos comprovativos de pagamento do IVA/VAT (documento de prova de pagamento da PayPal - onde é indicado o pagamento de IVA -, fatura do comerciante - onde novamente é mencionado a taxa -, e ainda captura de ecrã providenciada pelo remetente que evidencia o pagamento do IVA na origem).Assim sendo, após confirmar com o comerciante que realmente tinha sido declarado o pagamento do IVA, contactei os CTT para solicitar o reembolso do valor, visto ter sido pago em duplicado. Via telefone, ora mandaram contactar via e-mail, ora desligaram a chamada abruptamente. Mesmo assim, após este atendimento pouco satisfatório, decidi seguir a sugestao de uma colaboradora e enviar um e-mail. No entanto a resposta foi, no mínimo, peculiar:Informamos que, dada a fraca qualidade da informação veiculada pelos expedidores quando notificam os CTT, por vezes não é possível garantir se o IVA foi efetivamente pago, estando os CTT a trabalhar com os parceiros internacionais com vista a melhorar a qualidade desta informação.Sugerimos que antes de avançar com o Processo de Desalfandegamento, seja validado com o remetente se efetivamente pagou o IVA e decidir se avança ou não com o procedimento de desalfandegamento, pois os CTT não irão proceder ao reembolso do IVA.Nao estou a tentar fugir aos impostos, simplesmente não pretendo pagar em duplicado por insignificante que seja o valor. Estou prestes a receber uma outra encomenda cujo IVA (também pago na origem) é substancial. Como vai ser processada pela alfandega de Lisboa dos CTT, suspeito que vou receber um pedido de cobrança novamente do IVA.Posto isto e mediante os comprovativos apresentados, pretendo uma justificação válida dos CTT para a não devolução do valor e, caso não exista explicação plausível, solicito o estorno do valor.Agradeço a vossa atenção e disponibilidade.Filipe Barros

Mensagens (1)

Autoridade Tributária e Aduaneira

Para: F. B.

18/04/2022

Exmos. SenhoresRelativamente ao exposto, que mereceu a nossa melhor atenção, considerando que: * o contribuinte apenas refere o processo que desenvolveu com os CTT, que a certa altura define como "pouco satisfatório" * o contribuinte, a finalizar, indica expressamente que pretende "uma justificação válida dos CTT"somos do parecer, salvo melhor opinião, que a reclamação foi incorrectamente encaminhada pela DECO para este serviço.Com os melhores cumprimentosLuís Oliveira(Primeiro Verificador Superior)Alfândega Aeroporto Lisboa - Delegação das Encomendas PostaisRua Marechal Gomes da Costa, nº 98 - Piso 1 - 1685-901 FamõesGeral: (+351) 213 948 120CAT - Centro de atendimento telefónico - (+351) 217 206 707E-mail: aalisboa-ep@at.gov.pt Visite-nos em www.portaldasfinancas.gov.pt[Autoridade Tributária e Aduaneira]


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