back

Cobrança de dívida inexistente

Em curso Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

B. M.

Para: Intrum Portugal

05/09/2025

Fui contactada em 2020 pela Intrum a alegar que tinha uma dívida à MEO, devido a falta de entrega de equipamentos, os quais entreguei mas a loja onde o fiz não me deu qualquer comprovativo da entrega dos mesmos, pois estavam com problemas no sistema informático, e foi me dito que posteriormente iriam enviar o dito comprovativo, que na realidade nunca o recebi. Fiz o pagamento do valor que constava em dívida. Passados 5 anos volto a ser contactada, pela mesma empresa com e-mails de carácter que até se pode descrever como ameaçador, a alegar novamente que tenho uma dívida à MEO, da qual não sou cliente desde 2019. Informo então à Intrum Portugal que segundo o que está estipulado na Lei n.º 10/2013, de 28 de Janeiro, no seu artigo 10 alíneas 1 e 4, o direito ao reconhecimento do prazo do recebimento do preço do serviço prestado prescreve no prazo de seis meses contados após a sua prestação e que prazo para qualquer ação ou da injunção pelo prestador de serviços é de seis meses contados após a prestação do serviço ou do pagamento inicial, consoante os casos. Concluindo a suposta dívida encontra-se claramente prescrita, pelo que eu exijo que o valor seja anulado na totalidade, o registo relativo à mesma seja eliminado de quaisquer bases de dados e que o meu nome seja retirado da vossa lista de devedores. Caso tal não suceda e esta situação não seja regularizada darei conta do sucedido à entidade reguladora, a ANACOM. Cumprimentos.

Mensagens (2)

Intrum Portugal

Para: B. M.

09/09/2025

N/Ref.º 22050812 Exma. Senhora Bianca Mendes, Na sequência do seu contacto, através da DECO, cumpre-nos esclarecer que a Intrum apenas atua na gestão e cobrança de créditos em nome dos seus clientes, não sendo a entidade detentora da dívida. Neste caso, a MEO é a legítima detentora do crédito mencionado. Assim, qualquer questão relativa à análise de documentação, facturas ou comprovativos de entrega de equipamentos deverá ser diretamente tratada com a MEO, que é a entidade competente para proceder a qualquer verificação ou regularização da situação por si descrita. A Intrum Portugal apenas pode efetuar o seguimento do processo de cobrança em nome da MEO, não sendo responsável pela prescrição ou reconhecimento de pagamentos efetuados junto da operadora. Para o efeito, sugerimos que contacte a MEO através dos canais habituais de atendimento ao cliente, fornecendo todos os elementos de que dispõe. Estamos naturalmente disponíveis para prestar informação sobre as faturas enviadas para a cobrança. Com os melhores cumprimentos, ______________ Carla Rodrigues DPO - Data Protection Officer PT www.intrum.pt Intrum Alameda dos Oceanos, 59 Edifício Espace - Piso 1, Bloco 2 A/B Parque das Nações 1990-207 Lisboa Intrum Portugal, Lda _______________ This e-mail and any attachments are confidential and may also be privileged. If you are not the named recipient, please notify the sender immediately and do not disclose the contents to another person, use it for any purpose, or store or copy the information in any medium. Thank you for your cooperation. Please consider the environment before printing this e-mail Informação sobre como processamos dados pessoais

B. M.

Para: Intrum Portugal

11/09/2025

Podem então enviar-me essas faturas por favor?


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.