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Cobrança Avaliação Imóvel

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

F. N.

Para: Banco Montepio

12/05/2020

Venho por este meio expor uma situação de incumprimento do banco Montepio pelo balcao de Gandara dos Olivais, atraves do funcionario Hugo Gaspar.Em Outubro 2019 solicitei uma simulação de emprestimo bancario para aquisição de um imovel.Foi-me solicitada abertura de conta no montante de 250€.Depois de pedidos varios de documentacao por parte do Banco, quer meus, quer do fiador, foi-me comunicado telefonicamente, 1 mês apos a apresentação inicial dos mesmos, que precisavam dos meus recibos de vencimento dos ultimos 2 anos (24 recibos), dado o meu vencimento mensal nao ser suficiente para a taxa de esforço permitida. Enviados os docs da minha parte, seguiu-se um periodo de 2 semanas sem informação por parte do Banco, tendo sido adicionalmente pedida clarificação de categoria profissional e mais detalhes acerca dos recibos de vencimento, o que tambem facultei no imediato e ao que se seguiram pedidos meus de resposta, uma vez que o vendedor do imovel, ao ter negado quaisquer outras visitas, apresentava já sinais de cansaço pela demora do Banco que se negava a dar respostas concretas no que concerne à avaliação das possibilidades de contrair o emprestimo.Na seguinte semana e sem me ter sido apresentada qualquer pré-aprovacao do crédito e que existia luz verde para avançar face à minha situação laboral, o Sr. Hugo ligou-me indicando que a avaliação do imovel ja tinha sido efectuada e que o valor aferido foram 175.000€. Solicitou-me tambem que assinasse uma ficha que me ia enviar por email cujo titulo é: Pedido de Financiamento - o que percebi tratar-se da ficha de pré-aprovacao de crédito após inumeros atrasos por parte da entidade financeira, para me indicar se podia ou nao avançar com o credito. Ao inves de esclarecimentos contundentes foi-me apresentada a supra mencionada ficha que o Sr. Hugo pediu para devolver assinada e em que o valor referido eram já 170.000€ e não os 175.000€ que me foram comunicados pelo telefone. Em relação à avaliaçao do imóvel, nao me foi comunicado que se iria efectuar a mesma, nem me foi questionado se quereria avançar visto que a minha situação laboral foi posta em causa e, sugeriu desde o inicio, um entrave à concessão do credito, pelo que, ao me ser apresentada a ficha, compreendi estar ultrapassada a situação de dúvida com respeito à minha taxa de esforço, por parte do Banco e depreendi que se iria avançar com o pedido de financiamento oficial.Posteriormente à avaliação, não me foi facultado qualquer feed back. Nunca me foi enviada a ficha de avaliação do imóvel, o que considero inaceitável por parte do Montepio e que releva, uma vez mais, a falta de profissionalismo, transparencia e fiabilidade de informação por parte desta instituição. Fica também a incógnita se a avaliação foi levada a cabo por um profissional credenciado,uma vez que este não se deixou acompanhar por ninguém, pedindo autorização apenas ao proprietário.Recordo que a Ficha de Informacao Normalizada Europeia que me foi apresentada aquando da simulacao informa Comissao de avaliacao : 210€ -a cobrar no momento de avaliacao do imovel, independentemente da contratacao do emprestimo mas só é aplicada quando existe pré-aprovação do emprestimo. No meu caso, essa pré-aprovação nunca existiu e isso não me foi comunicado. O problema desde o inicio foi sempre o meu salario e taxa de esforço, nunca tendo estado em causa o valor do imóvel. Se para o Montepio, as condições de pagamento de mensalidade da minha parte não estavam reunidas, porqueavançou a entidade com a avaliação, como se todas as restantes condições do proponente fossem favoráveis à concessao de crédito? Questiono tambem a veracidade do valor proposto de 170.000€ uma vez que os imoveis em redor, se encontram à venda, sem excepção,por valores muito superiores a 200.000€.Nunca me foram apresentadas alternativas para contornar a inviabilidade da concessao do credito solicitado, que se repercutiu durante toda a vigencia do pedido de analise e que se revestiu de uma falsa pre-aprovacao de credito.Nunca me foi proposto um valor de empréstimo mais baixo, em concordância com a realidade do meu salário -algo que me foi explicado posteriormente por profissionais da banca, terceiros, e nunca pelo Montepio enquanto aguardei a aprovação.No dia 27.11.2019, recebi, por fim, um email impessoal, após toda a espera de feed back e contra todas as expectativas, pois pensava ter o credito pre-aprovado, a seguinte informação:Boa tarde,Lamentamos mas não nos é possível aprovar o Credito Habitação.Quando fui encerrar a conta na semana seguinte, fui informada que o valor da avaliação tinha sido retirado, 210€ + imposto selo, bem como despesas de manutenção de 2 meses de conta aberta, tendo sobrado, dos 250€ iniciais, apenas 25.23€ pelos quais tive de pagar + 4.27€ para levantar ao balcão.Não me disponibilizaram qualquer forma de movimentação do meu dinheiro que não fosse a pagar e ainda me informaram que para ter um cartão tinha de pagar 12€. Uma vez que já reclamei junto ao Banco por carta registada p/ Serviço a clientes, e p/ o balcão e tive uma resposta chapa 5 gostaria que a entidade em questão me indicasse como prevê ressarcir-me do tempo gasto, negócio perdido e dinheiro injustificado que me tirou, sem qualquer aplicabilidade. Exijo a restituição dos 250€, por não haver justificação para a conduta do processo supra que apenas beneficiou o Banco com um roubo declarado e prejudicou a cliente.Aguardo resposta c/ brevidade


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