Boa tarde,
Estou a fazer esta reclamação contra o Credibom porque continuam a enviar-me ultimatos e comunicações de pressão, mesmo eu estando inserida no PERSI (Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento) desde 15/08. Já fiz queixa no Banco de Portugal, mas pelos vistos nada mudou.
A situação é a seguinte:
Só tenho uma prestação em atraso;
Já efetuei pagamento de 100€ este mês;
Mesmo assim, o banco tentou cobrar-me 98,19€, quando a prestação correta é 94,95€, aumentando, assim, a dívida em atraso;
Nos últimos 3 meses, a prestação foi aumentada sem justificação clara;
Estão a tentar obrigar-me a resolver a situação por chamada telefónica, quando tenho o direito de fazê-lo por e-mail, para me salvaguardar e ter registo escrito de todas as comunicações.
Segundo o Decreto-Lei n.º 227/2012, enquanto estou no PERSI:
O banco não pode resolver o contrato, entrar com ações judiciais ou ceder a dívida a terceiros por incumprimento;
Tem de avaliar a minha situação financeira e apresentar propostas adequadas de regularização;
Toda a comunicação deve ser clara, transparente e de acordo com a boa fé, sem pressionar ou intimidar.
Mesmo assim, recebo constantemente mensagens agressivas e ultimatos que considero cobrança abusiva / coação psicológica, o que é totalmente ilegal.
Junto provas de algumas das comunicações que recebi e enviei e solicito que a DECO intervenha, porque o banco está a violar os meus direitos como consumidora.