Na sexta-feira dia 19 de abril recebi um email do Cartão Universo (Sonae), com o seguinte teor: Está atualmente a beneficiar de vantagens por ter o Plano de Preçário Light. Não perca as vantagens especiais, que lhe oferecemos por ter o Plano de Preçário Light. Utilize o seu Cartão Universo, para aproveitar todas as vantagens do Plano, que tem um custo mensal de 4,90€. Caso pretenda suspender estas condições, poderá fazê-lo através da sua App/Mais/Ajuda/Planos Universo ou contacte o apoio ao cliente através de universo.pt/contactos (Custo de chamada para a rede fixa nacional).Tal conteúdo muito me surpreendeu, por estar absolutamente convicta de não ter aderido a este plano do Cartão Universo, nem tão pouco de ter sido informada / consultada sobre o mesmo em momento algum.No dia 22 de abril pelas 16h52, através de contacto telefónico, uma constrangida e embaraçada colaboradora do Apoio ao Cliente informou-me que esta prática configura o termo adesão passiva, e que consiste em colocar o cliente num determinado plano / cláusula à sua revelia, atribuindo-lhe depois o ónus de ter de se incomodar a cancelar a referida adesão, sobre a qual não foi tido nem achado.Assim, fui informada que fui colocada neste plano light e que teria tido 3 meses para contactar a empresa para o cancelar. Ou seja, o cliente deveria dispor de tempo e meios para cancelar um plano onde não pediu para ser incluído, antes foi abusivamente integrado à sua revelia.Na sequência desta prática abusiva e fraudulenta, foram-me descontadas pelo menos oito mensalidades deste plano que desconheço e de cujas vantagens nunca usufrui.A senhora colaboradora do Apoio ao Cliente, sentindo a minha indignação, predispôs-se a devolver-me duas das mensalidades, declarando que as anteriores não poderiam ser devolvidas porque já foi há imenso tempo.Estas práticas abusivas que se desenrolam e prosperam à luz do dia e lesam profundamente os direitos dos consumidores sem quaisquer penalizações são uma vergonha num país que se pretende justo, transparente e progressista.