Em fevereiro de 2025, entrei em contato com o meu centro de saúde para requerer o último cheque dentista para o meu filho.
Responderam que o meu filho não tinha direito de receber o cheque, porque não estava abrangido.
Após insistência da minha parte, foram verificar e mais tarde informaram-me que não tinha direito, uma vez que não utilizou o último cheque disponibilizado 2 anos antes.
Insisti novamente, informando que o meu filho utilizou todos os cheques disponibilizados pelo SNS.
Finalmente, fui informada que não podiam disponibilizar o cheque dentista porque a médica dentista que tratou o meu filho não encerrou o processo.
Foi-me pedido para entrar em contato com a médica dentista para que ela pudesse resolver a situação.
A médica dentista, informou-me que fez tudo aquilo que era possível da sua parte, mas não teve êxito.
Voltei a falar com o centro de saúde que me informou que nada podiam fazer após ter dado entrada do processo à DGS-SISO- sistema de informação para a saúde oral.
Pediram-me para enviar o meu pedido para o delegado de saúde.
Sem resposta por parte do delegado de saúde (saúde pública), voltei a entrar em contato com eles e depois de insistir, informar-me que nada podiam fazer, e que já tinham dado entrada com o pedido no SISO.
Entrei em contato com o SISO, e após algumas trocas de email recebi esta resposta:
Bom dia,
O programa tem regras e elas deverão ser cumpridas pelos utentes e pelos médicos dentistas.
Se algum dos intervenientes não cumpriu essas regras é a esse que devem ser imputadas as responsabilidades.
Damos nota que mesmo que o plano de tratamento tivesse concluído, na data que nos contactou já não seria possível emitir o cheque, tendo essas emissões data limite até 31/08.
Realizei o pedido em fevereiro, tenho andado a bater de porta em porta e neste momento recebo esta resposta que acho deplorável, pois ninguém tentou resolver esta situação, e quem fica a perder somos nós utentes que nada temos haver com este processo.
Devo dizer, que estou indignada!!!