Era cliente da Endesa há aproximadamente oito anos e, recentemente, aquando da mudança de residência, procedi à cessação do contrato relativo à morada anterior, celebrando um novo contrato para a morada atual em 11/06/2025.
No seguimento deste novo contrato, no dia 27/06/2025, uma equipa técnica e um inspetor de gás que vieram através da Endesa procederam à vistoria de instalação do gás, tendo confirmado a sua conformidade e ativado o serviço de forma regular.
Para minha surpresa, no dia 21/07/2025 fui informada por mensagem de que o meu contrato de gás havia sido cessado. Contactei os serviços telefónicos de apoio ao cliente, tendo-me sido comunicado que tal se deveu ao facto de não ter atendido à chamada de confirmação do agendamento técnico. Esta justificação é inadmissível e incorreta, considerando que:
Não sou eu (cliente) quem tem de comunicar, e sim a entidade inspetora.
Não existe qualquer solicitação da minha parte para cessação do contrato;
O fornecimento de gás já se encontrava ativo e validado pela vossa própria equipa técnica;
A Endesa dispõe de outros meios oficiais de contacto (e-mail, SMS, área de cliente), que poderiam e deveriam ter sido utilizados para qualquer confirmação adicional.
Face à gravidade desta situação, e depois de várias tentativas em resolver, e após falar com várias pessoas diferentes e explicar a situação, foi-me dito que, teria de realizar um novo contrato, pois aquele tinha sido cessado e não havia maneira de reativar. Considero isso inadmissível uma vez que não fui eu quem solicitou nem faltei com nada. Da minha parte enquanto cliente sinto-me lesada e prejudicada com esta situação, e por isso mudei de comercializadora após diversas tentativas em resolver e tendo recebido email com vossa justificação sem fundamento.
Irei apresentar queixa à ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) e ao Provedor do Cliente, bem como de ponderar outras vias legais ao meu dispor.
Aguardo resposta célere e resolução definitiva deste problema, evitando assim novos constrangimentos que afetam diretamente o fornecimento de um serviço essencial.
Com os melhores cumprimentos,
Marília Tuler Pinheiro