back

Cancelar “contrato”com a Medicar

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

P. C.

Para: Medicare

26/07/2023

Venho por este meio solicitar o cancelamento do meu contrato com a referência nº. 45100203645 com a Medicare. Fui contactado junho de 2022 via telefone para aderir ao Plano Medicare Platinium Mais, disse a senhora, na altura, ir experimentar o plano durante um ano, uma vez que falaram em inúmeras vantagens.Durante todo este tempo, felizmente mal tive a necessidade de usufruir do plano para quaisquer cuidados de saúde. Quando precisei apresentei o cartão Medicare e por duas vezes me foi dito que se usa se esse plano me ficaria mais caro o produto, conclui que este plano Medicare me é inútil. Por isso logo que achei que tinha a passado um ano telefonei pra eles para proceder ao cancelamento, ao que me foi dito que não poderia cancelar o plano porque teria que o ter feito 30 dias antes de acabar o contrato.Como não tenho qualquer prova de ter celebrado um contrato com a Medicare, foi me difícil saber quando aderi ao mesmo, busquei em e-mail e não tenho nada que em minha posse que comprove a celebração de um contrato com a Medicare.Em contacto telefónico com a Medicare,foi me dito que tinha celebrado o contrato a 9 de julho de 2022 e que teria de o ter cancelado 30 dias antes dessa data e que o contrato termina a 31 de julho, que poderia não renovar o contrato para o ano,mas que este ano 23/24 teria que o pagar na íntegra, uma vez que foi renovado automaticamente. Fui contactada novamente por telefone com uma atitude pouco profissional, primeiramente a convencer me a ficar com o plano, tive que novamente explicar os motivos, e depois já num tom desagradável, ao qual tive que desligar e dizer que ia pensar no caso. Este comportamento predatório é o que se vê em muitas outras queixas, forçar a regularizar e pagar um serviço que não estou a utilizar e não quero de todo, e como tal só me resta reclamar. Obrigar me a pagar um serviço que não me è útil e que eu neste momento não quero, é caridade involuntária.Daí querer o cancelamento.Por não ter havido qualquer confirmação da minha parte por escrito da adesão e muito menos da renovação, invoco o Decreto-Lei nº 24/2014, de 14 Fevereiro, Artigo 5º, nº 7 (que transpõe a Diretiva nº 2011/83/UE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2011, relativo aos direitos dos consumidores), especialmente o art.5º/nº7 no qual é referido que “Quando o contrato for celebrado por telefone, o consumidor só fica vinculado depois de assinar a oferta ou enviar o seu consentimento escrito ao fornecedor de bens ou prestador de serviços “.Por não ter assinado nenhum termo onde conste uma fidelização da minha parte com a Medicare, agradeço que procedam ao cancelamento com efeitos imediatos.

Mensagens (2)

P. C.

Para: Medicare

27/07/2023

Exmo.(a) Sr.(a) Paula Capela,Agradecemos a sua exposição a qual mereceu a nossa melhor atenção. Permita-nos esclarecer que o seu contrato foi validamente celebrado com a MEDICARE, produzindo os seus efeitos entre ambas as partes. Adicionalmente, reiteramos que foram-lhe transmitidas todas as condições contratuais e informações necessárias à contratação do seu Plano de Saúde em apreço, nomeadamente no que respeita à duração do mesmo (anual e renovável automaticamente). Permanecemos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional ou informação, através do Serviço de Apoio ao Cliente: Telefone: 219 441 113 (dias úteis das 8h às 20h) E-mail: info@medicare.pt Sem outro assunto de momento, subscrevemo-nos com a mais elevada consideração. Com os melhores cumprimentos, Diogo SilvaCoordenador de Apoio à Reclamação

P. C.

Para: Medicare

27/07/2023

Em resposta ao vosso e-mail continuo a dizer que percebi que o contrato era anual e que seria renovado. Daí só ter ligado passado um ano, com algum esforço da minha parte para perceber quando faria um ano de contrato. Porque como já disse não tenho nada que me confirme o contrato.Se existi se outra forma de me desvincular do plano, acreditem , que teria desistido do plano mais cedo. Cumpri o que me tinha sido transmitido.Por isso mesmo, liguei para cancelar.Enquanto consumidora sinto-me pela vossa atitude forçada a pagar por um serviço, que não quero.


Precisa de ajuda?

Pode falar com um jurista. Para obter ajuda personalizada, contacte o serviço de informação

Contacte-nos

Os nossos juristas estão disponíveis nos dias úteis, das 9h às 18h.