Assunto: Falta de compensação pela Ryanair na reserva ZMG48G Lisboa - Bolonha - Lisboa (bilhete eletrónico em anexo)
Exmos. Senhores,
Enviei à RYANAIR uma reclamação com vista à compensação devida à anulação da RESERVA ZMG48G
Nunca a RYANAIR respondeu à minha reclamação a não ser por respostas-tipo negativas.
Passo a descrever as situações.:
- Fui informado por telefone (!!) no manhã do dia da partida, 11 de Abril, que o voo 790 (voo de IDA na reserva ZMG48G) fora anulado. O operador explicou que a anulação do vôo era devido a greve que não era da responsabilidade da RYANAIR , pelo que não haveria direito a compensação. A alternativa colocada pela Ryanair era de voarmos no Sábado dia 13. Acontece que tinha compromissos em Itália, viatura reservada no aeroporto de Bolonha, bem como reserva de alojamentos em hotéis.
Consequentemente fui obrigado a voar pela TAP na madrugada do dia 12 (bilhetes electrónicos em anexo).
Sobre esta situação , solicito que a RYANAIR me envie, de acordo com as Directivas Europeias, documentação comprovativa da greve que referiu,.
- No dia 16 de Abril, véspera do regresso, deparámo-nos com situação insólita: a nossa reserva tinha desaparecido!!!!
- Supomos que a Ryanair tenha anulado a reserva na sua globalidade, sem nos DAR QUALQUER INFORMAÇÃO. Ou seja, devido ao cancelamento do voo 790, o operador da RYANAIR anulou não só o voo de ida, nº 790, mas, erradamente e por sua única responsabilidade, anulou igualmente o voo de regresso, nº 789 !!
Nesse próprio dia vimo-nos forçados a procurar lugares para Lisboa por outra companhia. Tal foi moroso e custou muito caro (de novo TAP, cartões de embarque em anexo)
A Ryanair colocou entretanto na wallet o valor pago pelas 4 passagens, valor esse que não foi ainda por nós utilizado, uma vez que esta situação carece necessariamente de outra abordagem que envolva compensação pelos elevados prejuízos materiais e imateriais causados. Recorde-se que, de acordo com a legislação europeia, os 2 segmentos de uma reserva deverão ser tratados como vôos independentes.
Os meus inumeros e persistentes emails à Ryanair ao longo destes meses revelaram-se sistematicamente infrutíferos. A esperança de resolução do assunto directamente com a companhia caíu, daí o pedido para a colaboração da DECO no problema.
Desde já muito agradeço
Cumprimentos.,
Pedro Meneses
(Sócio DECO 6889327-96)