Exmos. Senhores,
Venho por este meio apresentar reclamação formal relativamente ao voo TP 534, com partida de Lisboa para Berlim, originalmente previsto para o dia 06 de agosto de 2025 às 17:50, sob o código de reserva XBK2OU.
O voo foi cancelado no próprio dia e apenas reprogramado para o dia seguinte, resultando num atraso superior a 12 horas na chegada ao destino, sem que tenha sido prestada a devida assistência.
Importa salientar que o reencaminhamento disponibilizado pela TAP não respeitou as condições originais da minha reserva, uma vez que:
• O voo direto foi cancelado;
• Foi reencaminhada apenas no dia seguinte;
• O novo voo implicou uma escala, alterando substancialmente a viagem contratada;
• Como consequência, perdeu-se um dia de férias já programado.
Já apresentei a reclamação à TAP, nos termos do Regulamento (CE) n.º 261/2004, nomeadamente os Artigos 5.º, 7.º, 8.º e 9.º, mas a resposta foi negativa:
"Apresentamos as nossas desculpas pelo cancelamento do voo TP534, entre LIS e BER, do dia 06-08-2025 que se deveu a restrições aeroportuárias.
Foram efetuados todos os esforços para minimizar as consequências desta situação alheia à TAP Air Portugal.
Nos termos do Regulamento CE 261/2004, não há lugar a pagamento de indemnização em caso de circunstâncias extraordinárias, como se verificou nesta situação."
Por considerar que não estão a ser respeitados os direitos do passageiro, considero que o cancelamento do voo é passivel de reembolso.
Caso pretendam posso enviar os e-mails de troca de correspondência com a TAP, para melhor compreenderem a situação.
Grata pela atenção dispensada, estou ao dispor para qualquer esclarecimento que julguem necessário.
Joana Neves