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Cancelamento do Contrato

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Fatura e cobrança

Reclamação

C. S.

Para: Medicare

12/08/2025

Exmos. Senhores, No dia 24/09/2019, celebrei convosco, por via telefónica, um contrato de seguro de saúde com a duração de 1 (um) ano. Antes do termo desse período contratual, efetuei contacto telefónico para o número indicado pela vossa empresa, com o objetivo de cancelar a renovação automática do contrato. Tal chamada ocorreu antes do término do mesmo, facto que posso comprovar através do registo de comunicações da minha operadora. Apesar desta comunicação atempada, verifico que o cancelamento não foi processado pela vossa parte e que estão a tentar cobrar-me um novo período anual, alegando que o contrato se renovou. Nos termos do Decreto-Lei n.º 24/2014, relativo aos contratos celebrados à distância, e do Regime Jurídico do Contrato de Seguro (DL n.º 72/2008), a renovação automática só é válida se a empresa cumprir o dever de informação e se for garantido ao consumidor um meio eficaz de cancelamento, o que não aconteceu no presente caso. Assim, contesto formalmente a cobrança em causa, reafirmo que o contrato foi cancelado dentro do prazo legal e exijo a anulação imediata da cobrança referente ao período posterior à data do cancelamento. Solicito ainda que me confirmem por escrito, no prazo máximo de 10 dias úteis, o cancelamento do contrato e a inexistência de qualquer dívida pendente. Mais informo que, caso não cumpram o aqui exposto, apresentarei reclamação no Livro de Reclamações Eletrónico, na ASF – Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões e junto da ASAE. Sem outro assunto, Atentamente, Sofia Coutinho


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