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Cancelamento do contrato com a Medicare

Resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

C. R.

Para: Medicare

07/02/2023

No dia 31 de Outubro fui contactada telefonicamente pela Medicare para aderir ao seguro de saúde, chamada que por motivos de falha de rede tinha dificuldade em ouvir algumas vezes. A comercial simpática mas insistente, assim como eu sentia alguma indecisão se aderia ou não, e queria ter tempo para ponderar, a comercial alegava que se eu não aderisse naquele momento era capaz de perder a campanha promocional daquele dia, sentindo alguma pressão acabei por acordar verbalmente que aderia, pois foi me assegurado que a Medicare tinha acordo com o Sams, o que era um dos meus interesses, conheço os dentistas do Sams e queria um seguro que tivesse parceria com o Sams e saúde oral Sams, fiz questão de dizer que queria continuar com os dentistas do Sams, garantiram que tinham, se me tivessem prestado a informação verdadeira que a Medicare tem acordo sim com o Sams, mas não com a especialidade de saúde oral do Sams, tinha desistido logo na chamada de adesão e tinha antes aderido ao seguro Multicare que tem acordo com a saúde oral do Sams. Agi de boa Fé e foram me lidos alguns pontos das condições contratuais da adesão ao plano de saúde e pediram-me os meus dados, tudo verbalmente e que depois iria receber o contrato e as condições contratuais por mail. No dia 2 de Novembro recebi essas condições contratuais por mail, contrato com data de 1 de Dezembro.Com a data do contrato de 1 de Dezembro, marquei uma única consulta de saúde oral numa clínica dentária de parceria com a Medicare para o meu filho menor no dia 12 de Dezembro, e fui informada que essa consulta de avaliação seria gratuita, assim como tinha direito a 20 actos de saúde oral gratuitos pela Medicare. Fui à consulta e paguei 10 eur por um raio x e cobravam 39 eur por uma destartarização simples, o que seriam actos gratuitos de saúde oral vendidos no marketing e nas condições da Medicare. Depois da informação incorrecta sobre o Sams e dos actos gratuitos de saúde oral nas clínicas com parceria da Medicare, a minha insatisfação por me pressionarem a ter um seguro de saúde que não era o que me venderam, enviei no próprio dia da consulta dia 12 de Dezembro um mail a cancelar o seguro de saúde Medicare para o website da Medicare. Uma vez que estaria dentro do prazo de carência dos 12 dias de resolução do contrato.Alegam tambem que ativei contrato na primeira consulta mas nas condições informam que tenho 14 dias após ativação de contrato, pelo que fiz cancelamento no próprio dia e debitaram valores antes dessa ativação.Depois do envio do meu mail de cancelamento, telefonarem-me da Medicare em resposta ao assunto várias vezes, e após ter explicado várias vezes o motivo do cancelamento, o serviço de apoio ao cliente garantiu o cancelamento do contrato, posteriormente recebi um mail com a confirmação da Não renovação do contrato mas não do Cancelamento.Verifiquei no meu extracto bancário que no mês de Novembro foram debitados 10 eur da minha conta pela Medicare, e no mês de Dezembro 34,90 eur, além de nunca ter recebido recibos da parte da Medicare destes débitos, tambem nunca tinha usado o plano de saúde da Medicare, nem enviado a minha autorização de consentimento de débito direto, nem confirmado as condições contratuais por mail ou link, nem enviado qualquer documentação, cancelei logo o débito direto.Além da minha má experiência na única consulta que fui, e das informações incorrectas prestadas,actos de saúde oral gratuitos, o contrato não estava completo, não tinham documentação ou confirmação da minha parte, além da verbal no telefonema de adesão, debitaram a minha conta, sem terem um contrato legalmente assinado e documentação do cliente.Novamente diversos contactos telefónicos da Medicare em que expliquei repetidamente o motivo do cancelamento, e dizerem que sim, enviavam posteriormente mails para pagar as duas mensalidades pendentes de Janeiro e Fevereiro e que o contrato estava activo até Novembro de 2023 e não havia qualquer hipótese de cancelamento que era obrigada a pagar todo o contrato.Enviei mail a solicitar o comprovativo da minha confirmação das condições contratuais e o envio da gravação contratual e a reposta foi, que para ouvir na totalidade a gravação da chamada contratual tinha de me dirigir às instalações ou tinha hipótese no Teams de ouvir a gravação contratual mas nesse caso não era possível ouvir a gravação na íntegra.E mais uma vez que tinha de pagar as duas mensalidades em atraso e estava Obrigada a pagar os 12 meses de contrato apesar de alegar o cancelamento.A Medicare só tem a preocupação das pendências dos pagamentos e nunca me foi solicitado que enviasse a documentação ou confirmasse as condições contratuais do dia 1 de Dezembro, a única preocupação é que tinha de pagar os 12 meses e que o contrato incompleto e sem base legal de documentação ou confirmação da minha parte por escrito, mesmo após a minha reclamação de descontentamento da clínica dentária, e mail a informar que o contrato estava cancelado por justa causa dentro do prazo de carência.Além do desgaste e das incongruências dos serviços administrativos, afirmam que a situação esta resolvida e que sou obrigada a pagar os 12 meses do contrato acordado na chamada de adesão ao plano de saúde,adesão que não esta completa por faltar o envio da minha documentação para confirmação das minhas informações verbais por parte da Medicare, por tambem faltar a minha confirmação via link ou assinadas as condições contratuais enviadas por email.E mesmo a adesão não ter sido completa, a Medicare debitou a minha conta, antes de eu ter usufruído do plano de saúde, na única consulta para o meu filho menor, cancelei o contrato Medicare porque não cumpriram com as necessidades do cliente. Ou seja não cumprem os trâmites legais de completarem a adesão ao contrato, pois o único objectivo é aumentarem o número da base de clientes e exigirem ao cliente o pagamento de um plano de saúde, independentemente desse plano não cumprir as necessidades acordadas com o cliente


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