Reclamação e pedido de indemnização por cancelamento de voo
No dia 09/09, os voos 3P3153 (ida) e 3P3154 (regresso) com destino a Punta Cana foram alterados sucessivamente e cancelados, obrigando a minha família a permanecer mais de um dia em situação de grande desconforto, stress e ansiedade, devido às constantes mudanças de horário comunicadas de hora a hora.
Entre os passageiros estavam:
Uma pessoa com diagnóstico oncológico e deficiência de 91%, para quem esta viagem era um sonho;
Uma criança, que ficou sem férias;
Dois trabalhadores independentes, que perderam dois dias de rendimento laboral por não poderem exercer a sua atividade.
Além do impacto emocional, fomos sujeitos a maltrato psicológico, sem assistência adequada. Tivemos de suportar despesas com uma noite de hotel em Lisboa, porque residimos a mais de 200 km de distancia e a confirmação final do cancelamento só foi comunicada após as 20h. Tanto a pessoa com deficiência como a criança não estavam em condições de regressar a casa nessa noite.
Temos provas documentais, fotos e vídeos que comprovam os prejuízos e maus-tratos sofridos.
Com base no Regulamento (CE) 261/2004, solicitamos:
Indemnização pelo cancelamento e incumprimento dos deveres de assistência;
Reembolso das despesas adicionais comprovadas (hotel, alimentação, transporte);
Compensação por danos morais e psicológicos, considerando passageiros vulneráveis;
Reconhecimento da perda de rendimentos dos trabalhadores independentes.
Caso não haja resposta satisfatória no prazo legal, avançaremos com queixa junto da ANAC, Centro Europeu do Consumidor e ações judiciais, se necessário.