Exmos. Senhores,
Em 14/10/2024 comprei-vos, através do vosso site, um sommier e colchão por 1,584.60€. A referência da encomenda é : #0015-5N5VRF. Dia 18/10/2024, portanto ainda dentro do prazo legal para o efeito, exerci o meu direito de pôr termo ao contrato, 4 dias após a encomenda.
No dia 14 de Outubro de 2024, após visitar a loja no Centro Comercial UBBO, realizei uma encomenda através do website desta mesma empresa, nomeadamente um Sommier Estofado (Emma Sommier) e um colchão (Emma Hybrid Airflow), encomenda com o preço total cobrado de 1,584.60€ - Número da encomenda: #0015-5N5VRF; ambos artigos com a data prevista de entrega entre 2024-10-21 e 2024-11-04. Contudo, no dia 18 de Outubro decidi ir novamente à loja para ver o sommier e o colchão que havia comprado, porém a funcionária da loja referiu que o colchão que tínhamos comprado não seria o que havíamos experimentado anteriormente na loja, assim sendo sugeriu o cancelamento da encomenda através do email e realizar uma nova encomenda na loja, com o colchão correcto, referindo que seria uma situação fácil e rápida.
A funcionaria ajudou-me a tratar desta situação e disse-me ainda que nos dias seguintes entrariam em contacto comigo para seguir o cancelamento e posterior reembolso do valor cobrado, todo este processo foi tratado via email, sendo que não existe qualquer outra forma de contacto.
Dia 21 de Outubro, uma vez que ainda não tinha qualquer resposta, voltei a enviar email a questionar o ponto de situação e quando iriam proceder a devolução do montante. A resposta que obtive no mesmo dia foi “Verifiquei no sistema que a sua encomenda já está a caminho, porém como quer a devolução do seu dinheiro orientamos que recuse a entrega quando a encomenda chegar na sua casa, ok? Dessa maneira entrará automaticamente no nosso sistema e a devolução do dinheiro acontecerá de modo automático também via nosso sistema (…)”.
Resposta que não compreendo, uma vez que o cancelamento foi feito após 4 dias da encomenda e como não tinha recebido qualquer informação sobre a entrega e seria muito mais fácil cancelar e devolver o valor antes do cliente receber qualquer produto, ou seja reterem o material na transportadora se fosse o caso.
Após explicar isto por email dia 22 de Novembro, recebo mais uma resposta no dia seguinte dizendo “Solicitei via sistema o cancelamento da sua encomenda e o estorno total da sua compra, está bem? O dinheiro será devolvido com a mesma forma de pagamento via PayPallExpress. Lembrando que tem o prazo máximo de 14 dias úteis (…)”. Contudo a transportadora tentou proceder à entrega do primeiro colchão encomendado, a qual recusei através da verificação do número da encomenda, não ficando com qualquer documento ou artigo.
Entretanto neste período recebi os artigos correctos encomendados na loja, importa referir que estes também não se encontravam em perfeita condição, como irei explicar mais adiante.
Assim sendo o 14º dia foi a 13 de Novembro, continuando sem receber o reembolso, neste mesmo dia enviei novamente um email a questionar a empresa.
Dia 15 de Novembro, enviei outro email a pedir o reembolso e a reclamar a Sommier já entregue, pois este foi entregue e montado pelos funcionários contratados pela Emma, no entanto a base do Sommier apresenta um cheiro extremamente forte a vinagre, sendo bastante desagradável e insuportável, mesmo apos limpar o interior do sommier (apenas a base dura) o cheiro não desaparece. Não quero nem posso admitir ficar com uma cama supostamente nova e tão cara com este cheiro, não existe qualquer conforto num quarto com aquele cheiro. Tudo isto foi referido no email que enviei, ao qual também não obtive qualquer resposta.
Apenas no dia 17 de Novembro, recebi um email automático pedindo desculpa pelo atraso nas respostas, pois não estariam a conseguir atender ao padrão usual de “oito horas úteis”.
Hoje, dia 19 de Novembro, 32 dias depois de cancelar a encomenda e solicitar o reembolso, recebo um email da Emma com o seguinte conteúdo “Poderias, por favor, confirmar se os teus artigos já foram recolhidos? Caso já tenham sido, pedimos que nos envies o comprovativo de recolha fornecido pela transportadora. Assim que tivermos esta confirmação, poderemos dar início ao processo de reembolso”.
Esta situação já se arrasta há mais de um mês, é inconcebível uma empresa não só não devolver o dinheiro de uma encomenda cancelada, como não responder aos emails e não ter contacto telefónico.
Mais uma vez, solicito a devolução do valor pago (1,584.60€), sendo que a entidade não está a proceder à devolução, e solicito ainda uma resolução para a cama nova com cheiro insuportável.
Exijo, portanto, a devolução do valor que paguei ou terei que tomar as medidas ao meu alcance para fazer valer os meus direitos. Exijo ainda solução para o sommier com cheiro, substituição, devolução, ou qualquer solução.
Cumprimentos.