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Boicote no processo imobiliário

Não resolvida Pública

Problema identificado:

Outro

Reclamação

A. C.

Para: Re/max Portugal

06/02/2018

Exmos. Senhoresrepresentantes da qualidade da RE/MAX Portugal,Vimos por este meio, apresentar e expor, uma reclamação formal para com os serviços prestados pelavossa entidade RE/MAX Pinheiro Manso e respetiva colaboradora Beatriz Ramos.Passando a explicar:Somos um casal jovem, no começo de vida, que iniciou a busca pela primeira casa própria há cerca de 6 meses, sendo que para nos auxiliar e ajudar neste sentido, contactamos um colaborador vosso, Pedro Vieira da RE/MAX Latina Businesscom experiência suficiente e mais do que provas dadas, de que seria a pessoa indicada para tal.De forma a percebermos como o mercado funcionava e o quenos convinha ou não adaptar e os fatores a que devíamos dar prioridade (em termos de localização, dimensão, tipologia), o PedroVieirafez questão de nos mostrar casas distintas, emáreas distintas, tentando encontrar a melhor solução para nós,em relação aos planos e orçamento que temos. Eis que, a meio do mês de Janeiro, nos contacta para mostrar uma casa,recente aquisiçãovossa, na zona do Centro da Maia(ID:120421153-2). Tendo visto as fotos no vosso site, avançamos paramarcação de visita, através do PedroVieira, que nos acompanhou. Esta casa tinha sido angariada por uma colega RE/MAX, cujo nome já referimos em cima, sendo o PedroVieira, o intermediário. Fomos curiosamente, os primeiros clientes a fazer a visitaao imóvel.Sendo o apartamento tudo aquilo que procurávamos, tendo havido logo que como um “amor à primeira vista”, avançamos com uma proposta pelo valor anunciado do imóvel,preenchendo todos os documentos obrigatório para reserva (Modelo 1/ Modelo 2/ Ficha de Reserva),dando 2 mil eurosde cheque caução, isto no dia 16 de Janeiro, para reservar a casa por 15 dias,de forma a conseguirmos avançar com o processo de crédito.De nossa parte, nunca foi visível,a mínima dúvida em relação à nossa decisão e compromisso, mas durante todo o processo, fomos bombardeados com uma supostaoferta de um outro comprador, que estaria disposto a pagar a prontoo imóvel,imóvel esse que nósjá tínhamos reservado. De forma a ficarmos mais elucidadose mais descansados em relação a esta situação,foi-nos informadopelo Pedro Vieiraque existemprocedimentos obrigatórios a serem cumpridos por parte detodos os agentes RE/MAXnomeadamenteque jamais poderia ser aceite outra proposta a partir do momento em que houvesse compromisso connosco e que essas mesmas propostas jamais poderiam serpassadas ao proprietário, de forma a influenciar o processo.Depois de nos reunirmos com o analista financeiro o Sr. Paulo Constantino da MaxFinance e de termos entregue todos os documentos necessários para que o processo pudesse seguir para o banco, fomos confrontados com o facto de necessitarmos de fiadores, vistoquesó um de nós é efetivo. Reunimosentãotoda a informação, o que levou uns dias, e enviamos, o mais breve que conseguimos. Durante este processo de resposta por parte do banco, o Pedro Vieira voltounos a informar da insistência da Sra.BeatrizRamosem relação ao outro comprador.O processo no banco demorou mais do que o previsto porém dia 1 de Fevereirojá estava tudo tratado ejá tínhamos data definida para avaliação, dia 7 de Fevereiro, data esta que estava a ser cobrada constantemente ao Pelo Vieirapela Sra.BeatrizRamos.Parecendo que tudo estaria já perto de ficar resolvido o Pedro Vieira informou a Sra. BeatrizRamossobre a data de avaliação, dizendo esta que iria informar o proprietário. Porém no final desse mesmo dia (1 de Fevereiro) fomos informadospelo Pedro Vieiraatravés que um e-mail que aSra.Beatrizenviou ao mesmo, que a Sra. BeatrizRamostinhaoptado por informaro proprietário da segunda proposta a pronto pagamento e só depois informou a data da avaliação. Informou-nos também que o proprietário nãoaceitava a data da avaliação, não aceitava esperar mais e que aceitava antes a tal proposta faladaanteriormente.Mesmo sabendo desta falta de ética profissionalpor parte da Sra BeatrizRamos queapresentou propostas ao proprietárioestando a casa reservada para nós,falamos com o Pedro Vieira para tentarmos de tudo para ficarmos com a casa que tínhamos reservado, então este aconselhou-nos, a fazer segunda-feira, dia 5 de Fevereiro, um contrato de promessa e venda, com o adiantamento de 1000 euros e escritura a 30 dias, para conseguirmos segurar a casa. Concordamos e avançamos. Qual não é o nosso espanto, quando somos surpreendidos com um telefonema por parte do mesmo, 24h depois, a informar-nos de que teríamos perdido a casa, para o tal comprador do pagamento a pronto.Sabemos que como em qualquer ramo, o imobiliário é um negócio e tem forçosamente de ser vantajoso e lucrativo para vingar. A nossa única questão é quando têm colaboradores que não conseguem usar a camisola,atropelando os interesses dos vossos clientes, com os interesses próprios. Em momento algum achamos que a vossa colaboradoraBeatriz Ramos, defendeu os nossos interesses, sendo que era obrigação dela, independentemente de termos um intermediário que faz parte da vossa equipa também!Nunca fomosinformados que a reserva deixou de ter efeito e sempre continuamos a sonhar...Foi a essa senhora que apertamos a mão e em momento algum, poderá ter sentido um recuo, indecisão ou dúvida de nossa parte, porque nuncaa existiu. Cumprimos prazos e durante 15 dias, sonhamos, perspetivamos, tivemos esperança e acreditamos de que a nossa vida iamudar,que finalmente teriamuma casa nossa. Porque isso era possível, não estávamos a pedir o impossível!Agora pergunto, é a Remax mais uma empresa que não olha a meios para atingir os fins?Não existem procedimentos a seremescrupulosamenteseguidos por todas as vossas agências?Não existe um código de ética e conduta a se cumprir?Têm vocês preferência ou exigência pela carteira dos vossos clientes? São os vossos colaboradores tão sedentos de comissões que façam negócios escrupulosos, de forma a não as terem de dividir?Porque sinceramente parece que todo este caso foi baseado nisso, em não ter de dividir comissões. E é revoltante.É que vocês têm a responsabilidade de ter um lado humano, fazem negócio com pessoas, não com robots.Desejamos que não se deixem tornar apenas e só mais uma empresa imobiliária, desejamos-vostambém todo o sucesso do mundo.Queremos desde já agradecer, toda a dedicação, disponibilidade, bondade dos vossos colaboradores, Pedro Vieira da RE/MAXLatina Business e Paulo Constantino da MaxFinance, que em nada nos deixaram ficar mal e não pouparam esforços de forma a não perdêssemos a casa. Não foi suficiente, porque a perdemos. Mas se voltarmos a procurar osvossos serviços, será por eles, por eles saberem fazer valer a pena.Melhores Cumprimentos,Bruna Gonçalves e Tiago Silva

Mensagens (2)

Re/max Portugal

Para: A. C.

12/02/2018

No seguimento da queixa apresentada pelo Tiago Silva e a Bruna Gonçalves vimos por este meio REPOR A VERDADE dos factos, não com insinuações, mas com afirmações, que podem ser comprovadas, às partes interessadas, por documentos e comunicações por email, trocados entre as partes.A Beatriz Ramos está no ramo imobiliário há relativamente pouco tempo, mas com uma competência e uma responsabilidade que poucos têm.Teve o cuidado de se aconselhar, a cada passo, com o seu diretor comercial, pois não queria cometer erros, que pudessem prejudicar os seus clientes, ou os clientes do seu colega Pedro Vieira da Remax Latina Business.Excedeu-se nas preocupações que não são da sua responsabilidade (os clientes compradores tinham o seu próprio mediador), avisando o colega constantemente dos prazos, por ver que as coisas não estavam a acontecer. O compromisso da Beatriz, seria apenas com os proprietários, pois foram estes que a contrataram, para promover e divulgar o imóvel. Os compradores tinham um mediador diferente, e nestes casos, a Beatriz não deve falar com os clientes compradores, por respeito ao colega.Ao colega prestou todas as informações, aconselhando a ser muito diligente pois havia outros interessados.O Tiago e a Bruna, assinaram uma proposta de compra no dia 9 de janeiro. Esta foi lançada no programa da Remax pelo Pedro Vieira no dia 9/1/2018, tendo ele dito que já tinha o cheque caução. Este foi de facto enviado à Beatriz, por email, no dia 15 de janeiro, com a data rasurada e emendada, tornando este cheque invalido. A resposta do proprietário no dia 13, foi de que aceitava a proposta.Nesta proposta, está mencionado que o contrato teria de ser assinado, no máximo 15 dias após a aceitação da mesma. Estes são os procedimentos obrigatórios.No dia 1 de fevereiro (17 dias depois do dia 15) ainda não havia previsão de data de contrato. Havia apenas uma data para a avaliação, e esta não garantia que o valor da mesma fosse suficiente para obter o empréstimo. O valor da avaliação teria de ser bem superior ao valor da aquisição e continuava a não haver data para o contrato e isto é que era exigido. O Tiago e Bruna exigem, que a Beatriz, olhe pelos interesses dos compradores, e esqueça os interesses do proprietário, quando este é o seu cliente.A Beatriz cumpriu com toda a ética, aguardando pelo final do prazo estabelecido e avisando mesmo que havia outro comprador, que estava disposto a pagar o valor do imóvel, no dia que o proprietário quisesse. Ao proprietário, informou que havia outra proposta, apenas depois de passado o prazo.A informação da data da avaliação foi transmitida ao proprietário por email às 17:24 e a segunda proposta foi enviada as 17:53 ambas no dia 1 de fevereiro.O Proprietário, depois de analisadas as varias propostas decide qual a proposta que aceita. Sendo soberano na sua decisão.A Bruna e o Tiago vêm depois pôr em causa a seriedade, e o profissionalismo da Beatriz, sugerindo que faz negócios pouco escrupulosos para não dividir a comissão. Pois fiquem sabendo que a outra proposta é de uma colega de outra loja Remax. e que com ela vai partilhar a comissão.Com os meus cumprimentos,Porto, 12 de fevereiro de 2018Antonio GilBroker de REMAX PINHEIRO MANSO

A. C.

Para: Re/max Portugal

12/02/2018

Que com repor a verdade, n&#227o queira insinuar que o que disse previamente correspondia a qualquer tipo de devaneio da nossa parte. Porque n&#227o o foi. Responde-me como se fossemos pessoas com pouca palavra e como se o processo, n&#227o tivesse vingado por falta de aptid&#227o nossa, como a hist&#243ria do cheque que realmente, achei caricata. Pois que fique tamb&#233m aqui reposta a verdade, que ningu&#233m, mais do que n&#243s, sentimos pesar em que o banco nos tivesse atrasado tanto a vida. Porque apesar da confirma&#231&#227o de cr&#233dito, realmente o processo teimava em n&#227o prosseguir. Fala tamb&#233m do valor da avalia&#231&#227o, mas como pode perceber, foram situa&#231&#245es que foram ponderadas e desta forma, se seguimos caminho, &#233 porque t&#237nhamos possibilidade de agilizar algum capital. Agora realmente n&#227o t&#237nhamos os 90 mil, nisso tem raz&#227o. Da&#237 a proposta de contrato de promessa e venda, com o adiantamento de 1000 euros e escritura a 30 dias, para conseguirmos segurar a casa mais uns dias. E aqui est&#225, o tal prazo que refere n&#227o existir. Mas deve ter emails em rela&#231&#227o a este tema.Tamb&#233m em momento algum, me viu referir que ambicionava que a senhora Beatriz, ousasse passar os meus interesses para primeiro plano, deixando de parte as pessoas que a contrataram. Apenas disse, isso sim, que os meus deveriam ser zelados, tanto quanto a outra parte. Cliente &#233 quem vende e quem compra, a meu ver. Como sei que a remax conta com a gest&#227o aut&#243noma e independente de cada ag&#234ncia, exerci o meu direito de perceber se a situa&#231&#227o foi tratada da maneira correcta. Foi o que fiz. Agora realmente, fiz ju&#237zos de valor, que atire a primeira pedra quem nunca o fez, principalmente, quando apanhou com um balde de &#225gua fria. Fria deveria ser a reposta que voc&#234 me deveria ter dado, sem tamb&#233m voc&#234, fazer ju&#237zos de valor em rela&#231&#227o a terceiros.Como a vida continua, agrade&#231o-lhe a breve resposta e desejo-vos prosperidade.Melhores Cumprimentos,


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