Adquiri, em dezembro de 2024, uma viatura Peugeot 308 usada à Ayvens, com garantia comercial ativa.
Dentro do primeiro ano após a compra, e com apenas cerca de 9.200 km percorridos desde a venda, surgiu uma avaria no pedal da embraiagem, que não sobe totalmente. Conforme veio posteriormente a verificar-se, trata-se de uma avaria no sistema hidráulico de comando da embraiagem (bombas/cilindros), situação diagnosticada em oficina indicada pela própria Ayvens.
Apesar de não se tratar de uma situação de desgaste normal, e encontrando-se a viatura dentro dos limites temporais e de quilometragem previstos na garantia, a Ayvens recusou autorizar a reparação, invocando de forma genérica as “condições gerais”, sem apresentar fundamentação técnica ou enquadramento contratual concreto.
Acresce que o kit de embraiagem e o volante do motor foram substituídos em outubro de 2024, quando a viatura ainda era propriedade da Ayvens, o que reforça a probabilidade de se tratar de um problema pré-existente ou associado a intervenção recente, e não de desgaste que me possa ser imputável como utilizador.
Solicitei formalmente a reapreciação da decisão, bem como o acesso ao relatório técnico da oficina e à justificação detalhada da recusa, tendo sido informado, no passado dia 09/01/2026, da abertura da reclamação n.º 28448514, com promessa de celeridade na resposta, o que não aconteceu até à presente data, prazo mais do que razoável.
Até ao momento, não foi apresentada qualquer solução, nem proposta de mobilidade alternativa, encontrando-se a minha mobilidade seriamente condicionada.
Dado o caráter urgente da avaria e a necessidade de mobilidade, mandei executar a reparação da viatura na oficina indicada (estando neste momento a aguardar peças), pelo que irei adiantar o pagamento dos serviços. Neste contexto, irei solicitar o reembolso integral dos custos suportados.
Considero importante tornar pública esta situação para alertar outros consumidores sobre a aplicação prática da garantia de usados comercializada pela Ayvens e reitero que recorrei a esta via após ter confiado na resolução interna do processo, esgotando os canais de reclamação direta junto da empresa.