Exmos. Senhores,
No dia 22/11/2022, num contexto de condições climatéricas extremas, com chuva e vento fortes, o edifício de apartamentos do Condomínio da Barrosena, sito em Rua da Encosta da Barrosena, 4920-070 Loivo, ficou sem eletricidade. Aquando da intervenção de um primeiro piquete de uma empresa subcontratada pela E-Redes, no transformador que serve o edifício, este equipamento incendiou-se e sofreu uma série de explosões. De seguida surgiu no local uma equipa da E-Redes para tentar reparar a situação. A substituição do transformador não seria possível no imediato, pelo que a E-Redes deixou no local um gerador de grandes dimensões a fornecer energia elétrica para todo o edifício até ao dia 25/11/2024, altura em que foi instalado um novo transformador e o edifício foi de novo ligado à rede elétrica.
Acontece que o incidente provocado pelo primeiro piquete no transformador e o curto circuito que se seguiu com incêndio e explosões foi responsável pelo pico de tensão que danificou o Kit Servitel do elevador B, reparação pela qual tivemos que pagar uma fatura no valor de 896,03 € (fatura segue em anexo).
Adicionalmente, no dia 25/11/2022, quando o edifício voltou a ser ligado à rede elétrica, depois de instalado o novo transformador e desligado o prédio ao gerador que forneceu energia desde o dia 22/11/2022, a ligação do prédio à rede elétrica foi feita com as fases invertidas, o que provocou a paragem de vários equipamentos, entre motores da piscina, motores de portões elétricos e todos os elevadores. Todos estes equipamentos necessitaram de intervenção técnica para inverter as fases em cada um deles para adequar à ligação feita do edifício à rede elétrica. Só das intervenções nos elevadores tivemos que pagar 5 faturas com o valor global de 430,60 € (faturas seguem em anexo).
Depois de enviarmos dois pedidos de ressarcimento daqueles valores à E-Redes, obtivemos sempre a resposta de que não tinham qualquer registo de ocorrência naquele edifício para o dia 25/11/2024 (ofícios e respetivas respostas seguem em anexo). Depois de toda a intervenção que a E-Redes teve que realizar no edifício entre o dia 22/11/2022 e o dia 25/11/2022, é impossível que não tenham registos dessas intervenções. A E-Redes está simplesmente a não querer assumir as responsabilidades por avarias provocadas em equipamentos do Condomínio da Barrosena com origem na rede elétrica e em más práticas das suas equipas operacionais.
Cumprimentos.