No sábado 15/03, enquanto conduzíamos o veículo (Peugeot 3008 - ano 2021/2022), dispararam diversos alertas no ecrã (ABS, ESP, ARS, falha de verificação de pressão, falha do sistema híbrido travão elétrico, dentre outras informações). Conseguimos levar o veículo de volta à garagem de minha casa. Contatei a Assistência Peugeot para saber o que fazer e, como achei que seria possível conduzir até à oficina, dispensei o reboque.
Na segunda-feira 17/03 levei o veículo à oficina Peugeot Santogal, em Cascais, para diagnóstico e reparo do problema . O veículo voltou a apresentar os mesmos alertas no ecrã.
Somente na sexta-feira 21/03 a oficina pôde olhar o meu carro e passou-me o seguinte orçamento inacreditável: 13.074,77 euros! Segundo informado pela atendente foi identificado um problema no Redutor de Velocidades elétrico. Não somente esta peça precisaria ser substituída, como também todas as transmissões(!), as baterias(!!) e o próprio motor elétrico do veículo, tudo conforme o laudo de reparação.
Desta forma, segundo o diagnóstico da Santogal Peugeot, vejo-me diante de um veículo de alta tecnologia, com apenas 51mil km rodados, num modelo de uma marca renomada e com menos de 4 anos de uso que teve completamente inutilizada toda a parte de mobilidade elétrica. Vale dizer que tudo isso Isso sem que tenha havido qualquer tipo de acidente ou mesmo mau uso do carro.
Importante sublinhar que o carro não apresentou qualquer alerta ou sinal de problema anterior a este, que foram feitas absolutamente todas as revisões em Oficinas autorizadas pela marca, que as baterias, a depender do tipo de condução, carregavam normalmente uma autonomia entre 50 e 56km, o que é praticamente a carga de fábrica. Nunca houve qualquer incidente como colisão ou pane. Ou seja, nada indicava que este problema porvir.
Não obstante, o problema se agrava pelo facto de que desde o dia 24/03 venho mantendo contactos, por email e telefónicos, quase que diariamente com a área de suporte ao cliente da própria Peugeot a fim de entender os pormenores do orçamento feito pela Santogal considerando as questões de facto referidas acima e buscar uma solução mas ainda sem qualquer resposta! Estou desde então arcando diariamente com o aluguel de um carro para poder me deslocar. A Santogal continua com o meu carro em sua oficina e a Peugeot ainda não retornou-me com qualquer explicação sobre o valor exorbitante da monta orçada pela Santogal, dizendo ainda que não consegue sequer contactar a própria oficina!