Exmos. Senhores,
Depois de vários emails /chamadas telefônicas com a entidade em questão, continuo a tentar resolver o meu problema que é, atualizar o meu número de telemóvel para aceder a APP e fazer transferencias bancárias.
Entretanto foi aberta uma reclamação no livro digital (Folha n.º ROR00000000045269406 do Livro de Reclamações - N/ ref.ª RCL/2025/007232) que obteve a mesma resposta padrão que deram em todos os canais de ajuda usados antes.
A entidade que supervisiona (Banco de Portugal) também se posicionou sobre a resposta dada pelo Banco e diz que o banco solucionou a situação com a sua resposta ao livro, o que não é de todo verdade pois continuo sem poder usar a minha conta.
Por esta razão e sem saber a quem mais de direito poderia apresentar a minha indignação, vos escrevo.
No meu caso encontro me no estrangeiro por um determinado tempo, e desta vez fiquei privado do meu numero de telemóvel que deixou de funcionar, ou seja não consigo receber códigos de segurança nesse mesmo numero.
Contactei o Banco em questão para saber das possibilidades de atualizar o numero para um novo que possuo e foi me dado 3 opções em que nenhuma se adequa a minha situação.
1 - opção: ter em minha posse o numero antigo para receber um código de segurança para autorizar a opção de atualizar o número, ora como não consigo aceder ao numero antigo esta opção não se adequa.
2- opção: ir ao ATM mais proximo e fazer a atualização do numero lá, ora como não me encontro no pais esta opção também não se adequa.
3- Opção: ir a um balcão fisico do próprio banco, assim como a 2 opção esta também não se adequa pelo mesmo motivo.
Esta foi a resposta que sempre recebi mesmo depois de explicar a minha situação inúmeras vezes nos diferentes canais.
Uma resposta padrão e desinteressada em querer realmente ajudar o seu cliente a resolver o problema, resposta esta que não está no meu ponto de vista adequada ao que o banco se propõe, que seria ser uma plataforma digital ( julgo para evitar necessidades de ir a um balcão ou qualquer outro lugar fisico, facilitando o uso online) penso que seria isso a ideia principal de ser uma plataforma digital.
Sei, pelo que pesquisei na internet, que há varias pessoas que já passaram pelo mesmo, ou seja o banco ja foi confrontado com situações idênticas e até hoje não tem uma solução.
De lembrar que o mesmo banco permite pessoas de vários países europeus abrir conta online sem precisar de ir a Portugal, através de uma simples video chamada como é anunciado no próprio site.
Ora sabendo que o banco possui outros meios de confirmar documentos, provar identidade para além dos apresentados no meu problema fico um pouco indignado como não conseguem/querem me oferecer uma opção idêntica.
Isto quer dizer que, por exemplo: uma pessoa que esteja no estrangeiro por variadíssimas razões, o seu telemóvel seja roubado/perdido, e essa pessoa tenha necessidade de comprar um novo enquanto no estrangeiro (pois sabemos da dependência diária do mesmo), ela nem a aplicação do banco vai poder aceder visto que para fazer log in necessitará de receber códigos de segurança no seu numero que acabou de perder.
Se esta pessoa só tiver conta neste banco vai ficar em uma situação delicada até poder voltar ao país para resolver um simples numero de telemóvel.
Já que as reclamações até aqui não deram em nada, gostaria que alguém de direito posso pelo menos passar aos superiores do banco em questão para se pensar numa solução que já existe em outros bancos nacionais e no próprio activo bank(tipo, chamada de video, reconhecimento facial, carta para morada) para que mais pessoas não sofram como eu estou a sofrer para poder realizar uma simples transferencia enquanto fora do pais depois de uma situação extraordinária acontecer (não ter acesso ao numero telemóvel).
Muito obrigado pela atenção
Cumprimentos
José Chã
Cumprimentos.